Metade dos hospitais ignora procedimentos de segurança nas cirurgias

USN

Apenas metade dos 41 hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) onde se realizam cirurgias cumprem a chamada check-list de segurança que deve ser feita antes, durante e depois de uma operação.

A DECO alerta que 22 unidades hospitalares não seguem os procedimentos de segurança, de acordo com o relatório “Cirurgia Salva Vidas”, elaborado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) com informações relativas a 2014.

Esta check-list, que é obrigatória desde 2013 e “altamente recomendada pela Organização Mundial da Saúde”, sublinha a DECO, inclui os procedimentos médicos que devem ser seguidos na preparação das cirurgias, durante a sua realização e também no pós-operatório, com vista à garantia das melhores condições de segurança dos utentes.

Mas, de acordo com o que nota a DECO, citando o relatório referido, “22 dos 41 hospitais que fazem cirurgias não realizaram auditorias para verificar se a lista de verificação da segurança cirúrgica foi preenchida”.

Além disso, “12 dos 41 não avaliaram se a lista estava a ser aplicada como manda a DGS”, aponta ainda a Associação de Defesa do Consumidor, frisando que nos 29 hospitais onde isso foi feito “16% encontraram não conformidades”.

A DECO evidencia também que em dois hospitais se verificaram “casos de cirurgia feita no local errado” e que “três unidades de saúde reportaram casos de retenção de objectos estranhos no local cirúrgico“.

Outras “21 unidades reportaram incidentes cirúrgicos”, acrescenta a Associação.

A DECO aponta ainda que só sete hospitais cumpriram a obrigação de facultarem estes dados à DGS, frisando que os restantes só o fizeram depois de solicitação do organismo.

Mais um dado que, de acordo com a Associação de Defesa do Consumidor, reflecte que “a cultura de segurança nas cirurgias ainda necessita de ser muito reforçada”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Governador do Rio de Janeiro defende destituição de Bolsonaro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu na quinta-feira a destituição do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, após este ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens WhatsApp, com a convocação de uma manifestação contra …

Pelo menos 33 soldados turcos mortos em bombardeamento na Síria

Um ataque do exército sírio na província de Idlib, na Síria, causou esta quinta-feira a morte de pelo menos 33 militares turcos. Os números, inicialmente avançados pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), dava conta de …

Razia na Liga Europa com direito a lenços brancos. Todas as equipas portuguesas foram eliminadas

Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting foram eliminados nos 16 avos de final da Liga Europa. Portugal passou assim de ser o clube com mais representantes nesta prova europeia a um dos poucos sem …

Este animal marinho produz óvulos e espermatozóides ilimitados ao longo da sua vida

Um minúsculo animal marinho, chamado Hydractinia, foi analisado ao pormenor por uma equipa de investigadores que descobriu aquela que pode ser considerada uma habilidade muito rara desta criatura. Hydractynia consegue produzir ilimitadamente células germinativas, que são …

Há um segundo português internado no Japão por suspeitas de coronavírus

Um segundo português está hospitalizado no Japão “por indícios relacionados” com o Covid-19, também tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess,. “Dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios …

Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta. Detetado pela primeira vez pelo "caçador" de planetas Kepler (NASA), a existência deste …

A primeira forma vida alienígena que encontrarmos será (muito provavelmente) inteligente

A primeira forma de vida alienígena que vier a ser encontrada pelo Homem será, muito provavelmente, inteligente, de acordo com um especialista do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI). A procura de vida para lá da …

Hackers podem "roubar" satélites e fazê-los colidir, alerta cientista

Um especialista da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, alertou recentemente que eventuais vulnerabilidades em satélites artificiais em órbita podem vir a ser exploradas por piratas informáticos (hackers). Mais de 50 anos depois do lançamento do …

Benfica 3-3 Shakhtar D. | "Águia" permeável diz adeus à Europa

Todos eliminados. Os quatro clubes portugueses caíram todos nos 16 avos-de-final da Liga Europa, o último dos quais o Benfica. Após a derrota por 2-1 na Ucrânia, frente ao Shakhtar, os “encarnados” receberam os comandados de …

Encontrado túmulo milenar de príncipe com coleção de peças valiosas

Em Corinaldo, perto da costa do Adriático, no norte da região italiana de Marche, a descoberta de um túmulo do século VII a.C. trouxe luz a diversos aspetos da Cultura Picena. Os picentinos foram um povo …