Mais de metade dos brasileiros querem Temer processado e Lula da Silva preso

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O presidente do Brasil, Michel Temer

Uma pesquisa divulgada, esta segunda-feira, pelo Instituto Datafolha indica que 89% dos brasileiros querem que o Presidente do país, Michel Temer, seja processado e 54% querem que o ex-Presidente Lula da Silva seja preso.

Apenas 7% dos entrevistados são contrários à aprovação na Câmara dos Deputados (câmara baixa parlamentar) da denúncia de obstrução da Justiça e organização criminosa contra o chefe de Estado brasileiro, Michel Temer, que implicaria o seu afastamento do cargo, e outros 4% alegaram não saber responder.

No que se refere ao ex-Presidente Lula da Silva, 40% afirmam que não há motivos para a sua prisão e 5% não opinaram.

O Ministério Público Federal (MPF) acusa o Presidente brasileiro de ter chefiado uma organização criminosa formada por membros do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), formação política que liderou, e de ter recebido 587 milhões de reais (157,6 milhões de euros) em subornos.

Temer também é acusado de obstrução à Justiça por ter supostamente autorizado que executivos da multinacional do setor de carnes JBS comprassem o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, preso por envolvimento em esquemas de corrupção.

Já Lula da Silva responde a uma série de acusações relacionadas com as investigações da Operação Lava Jato e já foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão em primeira instância num processo em que foi apontado como dono de um apartamento de luxo na cidade litorânea do Guarujá, que lhe terá sido oferecido como suborno pela construtora OAS.

A pesquisa do Instituto Datafolha ouviu 2.772 pessoas em 194 cidades do Brasil, nos dias 27 e 28 de setembro, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. afinal quem e quem em organizaçoes criminosas??? temer e apenas mais um ex aliado do pt que para sobreviver teve que fazer o que o chefe lula e dilma mandavam…
    quanto ao mpf, nao é normal um membro desse tribunal seja apoiante declarado do pt( fachin) ,
    o ex-procurador miller que se passou para advogado dos delatores mentirosos batistas, e janot, um admirador confesso de um dos maiores artifeces do mensalao e membro do pt( jose genuino).
    aqui as denincias contra temer mais parecemorquestradas por quadrilhas organizadas e qualificadas para se vingarem do facto do pt ter sido afastado do poder. a data folha deve ter trocado as %, pois quase todo o brasil quer lula na prisao. excetuando caetano veloso maria gadu wagner moura e uma boa meia duzia de milionarios feitos a medida da corrupçao ptista.

RESPONDER

Ministério Público alemão assume que Maddie McCann está morta

O procuradores do Ministério Público alemão acreditam que Madeleine McCann foi assassinada. O investigador Christian Hoppe, do Bundeskriminalamt, revelou que a criança pode ter sido alvejada quando o suspeito assaltava o apartamento da família. O procuradores do …

Nadadores-salvadores devem privilegiar salvamento "sem entrar na água"

A Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores divulgou hoje alguns dos procedimentos que os vigilantes devem adotar na época balnear face à pandemia, como privilegiar o salvamento “sem entrar na água” ou abordar o náufrago pelas costas. “Ainda …

Confederação do Turismo propõe Lay-off simplificado, banco de horas e horário concentrado

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) propôs ao Governo 99 medidas para mitigar as consequências "gigantescas" que a pandemia está a ter no sector, apontando um cenário de "eclipse total e asfixia". Segundo noticiou esta …

Coreia do Norte ameaça romper acordo militar com Seul

A Coreia do Norte ameaçou hoje romper o acordo militar com a Coreia do Sul e fechar o gabinete de ligação transfronteiriça, se Seul não impedir que ativistas continuem a enviar panfletos através da fronteira. A …

Moratórias no crédito prolongadas até 31 de março de 2021

O Governo decidiu estender a moratória nos empréstimos dos bancos às famílias e empresas afetadas pela crise. As prestações e juros só voltarão a ser pagos depois de 31 de março de 2021, apurou o …

Santana Lopes deixou funções executivas no Aliança. Mas não "deserta"

O fundador do partido Aliança deixou, recentemente, as suas funções executivas por "motivos profissionais", mas promete "não desertar", "muito menos em alturas difíceis". No passado dia 15 de maio, Pedro Santana Lopes pediu a suspensão das …

Pela primeira vez em 30 anos, Hong Kong proíbe vigília em memória de Tiannamen

Pela primeira vez em 30 anos, tanto Hong Kong como Macau não vão ter vigílias em homenagem às vítimas do massacre de Tiananmen. A Polícia de Hong Kong proibiu a vigília em memória do massacre de …

Portugal com mais 8 mortos e 331 casos positivos em 24 horas

Portugal registou mais oito mortes e 331 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Esta quinta-feira, Portugal registou 1.455 mortes por …

IL rejeita Marcelo Rebelo de Sousa e aposta em Adolfo Mesquita Nunes

O Iniciativa Liberal (IL) não vai apoiar a eventual recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa. Para o partido, um dos nomes em cima da mesa para as Presidenciais é "fácil" e só depende da "vontade …

Comissão Europeia "otimista" na rápida retoma económica em Portugal

A Comissão Europeia diz estar "razoavelmente otimista" sobre uma "rápida recuperação" económica de Portugal após a crise gerada pela covid-19 e considera que a forma como o país "controlou" a pandemia beneficiará a retoma do …