Mais de metade dos brasileiros querem Temer processado e Lula da Silva preso

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O presidente do Brasil, Michel Temer

Uma pesquisa divulgada, esta segunda-feira, pelo Instituto Datafolha indica que 89% dos brasileiros querem que o Presidente do país, Michel Temer, seja processado e 54% querem que o ex-Presidente Lula da Silva seja preso.

Apenas 7% dos entrevistados são contrários à aprovação na Câmara dos Deputados (câmara baixa parlamentar) da denúncia de obstrução da Justiça e organização criminosa contra o chefe de Estado brasileiro, Michel Temer, que implicaria o seu afastamento do cargo, e outros 4% alegaram não saber responder.

No que se refere ao ex-Presidente Lula da Silva, 40% afirmam que não há motivos para a sua prisão e 5% não opinaram.

O Ministério Público Federal (MPF) acusa o Presidente brasileiro de ter chefiado uma organização criminosa formada por membros do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), formação política que liderou, e de ter recebido 587 milhões de reais (157,6 milhões de euros) em subornos.

Temer também é acusado de obstrução à Justiça por ter supostamente autorizado que executivos da multinacional do setor de carnes JBS comprassem o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, preso por envolvimento em esquemas de corrupção.

Já Lula da Silva responde a uma série de acusações relacionadas com as investigações da Operação Lava Jato e já foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão em primeira instância num processo em que foi apontado como dono de um apartamento de luxo na cidade litorânea do Guarujá, que lhe terá sido oferecido como suborno pela construtora OAS.

A pesquisa do Instituto Datafolha ouviu 2.772 pessoas em 194 cidades do Brasil, nos dias 27 e 28 de setembro, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

  // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. afinal quem e quem em organizaçoes criminosas??? temer e apenas mais um ex aliado do pt que para sobreviver teve que fazer o que o chefe lula e dilma mandavam…
    quanto ao mpf, nao é normal um membro desse tribunal seja apoiante declarado do pt( fachin) ,
    o ex-procurador miller que se passou para advogado dos delatores mentirosos batistas, e janot, um admirador confesso de um dos maiores artifeces do mensalao e membro do pt( jose genuino).
    aqui as denincias contra temer mais parecemorquestradas por quadrilhas organizadas e qualificadas para se vingarem do facto do pt ter sido afastado do poder. a data folha deve ter trocado as %, pois quase todo o brasil quer lula na prisao. excetuando caetano veloso maria gadu wagner moura e uma boa meia duzia de milionarios feitos a medida da corrupçao ptista.

RESPONDER

É um cenário de filme de ficção científica - mas será possível a Lua colidir contra a Terra?

Está sempre aparentemente calma no céu, mas será que a Lua pode algum dia vir a chocar com a Terra? Há simulações que ajudam a ter uma ideia do que aconteceria neste cenário. Um novo filme …

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …