Mais de metade dos brasileiros querem Temer processado e Lula da Silva preso

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O presidente do Brasil, Michel Temer

Uma pesquisa divulgada, esta segunda-feira, pelo Instituto Datafolha indica que 89% dos brasileiros querem que o Presidente do país, Michel Temer, seja processado e 54% querem que o ex-Presidente Lula da Silva seja preso.

Apenas 7% dos entrevistados são contrários à aprovação na Câmara dos Deputados (câmara baixa parlamentar) da denúncia de obstrução da Justiça e organização criminosa contra o chefe de Estado brasileiro, Michel Temer, que implicaria o seu afastamento do cargo, e outros 4% alegaram não saber responder.

No que se refere ao ex-Presidente Lula da Silva, 40% afirmam que não há motivos para a sua prisão e 5% não opinaram.

O Ministério Público Federal (MPF) acusa o Presidente brasileiro de ter chefiado uma organização criminosa formada por membros do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), formação política que liderou, e de ter recebido 587 milhões de reais (157,6 milhões de euros) em subornos.

Temer também é acusado de obstrução à Justiça por ter supostamente autorizado que executivos da multinacional do setor de carnes JBS comprassem o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, preso por envolvimento em esquemas de corrupção.

Já Lula da Silva responde a uma série de acusações relacionadas com as investigações da Operação Lava Jato e já foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão em primeira instância num processo em que foi apontado como dono de um apartamento de luxo na cidade litorânea do Guarujá, que lhe terá sido oferecido como suborno pela construtora OAS.

A pesquisa do Instituto Datafolha ouviu 2.772 pessoas em 194 cidades do Brasil, nos dias 27 e 28 de setembro, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. afinal quem e quem em organizaçoes criminosas??? temer e apenas mais um ex aliado do pt que para sobreviver teve que fazer o que o chefe lula e dilma mandavam…
    quanto ao mpf, nao é normal um membro desse tribunal seja apoiante declarado do pt( fachin) ,
    o ex-procurador miller que se passou para advogado dos delatores mentirosos batistas, e janot, um admirador confesso de um dos maiores artifeces do mensalao e membro do pt( jose genuino).
    aqui as denincias contra temer mais parecemorquestradas por quadrilhas organizadas e qualificadas para se vingarem do facto do pt ter sido afastado do poder. a data folha deve ter trocado as %, pois quase todo o brasil quer lula na prisao. excetuando caetano veloso maria gadu wagner moura e uma boa meia duzia de milionarios feitos a medida da corrupçao ptista.

RESPONDER

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …

Dispositivo movido a energia solar vai transformar água salgada em potável no Quénia

Transformar água do mar em água potável é um processo muito caro e poluente, mas o Climate Fund Manager e a Solar Water Solutions querem mudar isso. A nova solução revolucionária tem uma pegada de …

EUA impõem sanções contra a Polícia cubana pela “repressão” dos protestos

Os Estados Unidos impuseram novas sanções à Polícia Nacional Revolucionária cubana e a dois altos funcionários da instituição, com o Presidente Joe Biden a admitir mais medidas caso não exista uma mudança “drástica” em Cuba. Questionado …

Aumento dos custos de produção. Depois da Unilever, Nestlé anuncia que vai subir os preços

A maior produtora de comida e bebidas do mundo vai aumentar os preços. A Nestlé justifica a decisão com a subida dos custos de produção das mercadorias e dos transportes. A empresa suíça revelou na Quinta-Feira …

Primeiro-ministro da Bélgica considera desnecessário certificado sanitário no país

O primeiro-ministro da Bélgica, Alexander De Croo, considera desnecessária a exigência de um certificado sanitário no país para ter acesso à maioria dos estabelecimentos públicos, semelhante ao que é exigido em França. “A solução nunca pode …

Filha mais velha de Boris fala sobre aceitação do corpo na nova edição da Tatler

A filha mais velha de Boris Johnson, o primeiro-ministro do Reino Unido, abordou na revista Tatler a aceitação do corpo e a utilização de shapewear. Lara Johnson-Wheeler escreveu um artigo na mais recente edição da Tatler …