Mesmo que perca as legislativas, Rui Rio quer ficar no PSD

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

Rui Rio pretende continuar à frente do PSD mesmo que perca as legislativas de outubro. O líder do PSD não se demitiu depois da derrota nas eleições europeias.

O ex-número dois do PSD, Jorge Moreira da Silva, disse que, “em condições normais, deveria ocorrer uma mudança de liderança do PSD por iniciativa do próprio presidente”, depois do resultado “desastroso” de domingo.

Porém, Rio não tenciona demitir-se nem que perca as legislativas. O único cenário, escreve o Expresso, em que pondera afastar-se por iniciativa própria – e não é garantido – é se o PS conseguir maioria absoluta — em qualquer outro cenário, a sua intenção é recandidatar-se à chefia do partido.

Antecipando os tempos conturbados pós-legislativas, Rio já começou a preparar uma limpeza no grupo parlamentar. Esta semana, na primeira reunião da Comissão Política do PSD após as europeias em que o partido teve o pior resultado da sua história, nem Rio nem os restantes dirigentes perderam muito tempo a analisar o que correu mal.

O líder do PSD reconheceu que é preciso mudar alguma coisa na comunicação, e houve quem notasse o afundamento do PSD nas zonas urbanas (16,4% no distrito de Lisboa, 23,3% no Porto), mas a ordem foi olhar para a frente, abrindo o processo de escolha dos candidatos às legislativas.

As estruturas locais devem apresentar propostas no mês de junho. Um dos preceitos é a “lealdade” em relação à orientação estratégica da atual direção. Desta forma, todos os críticos de Rio podem ser corridos do grupo.

Em declarações ao Expresso, Pedro Duarte, crítico de Rio que há um ano o desafiou a marcar eleições diretas, sublinhou a importância de listas que deem sinais de unidade.

“O PSD vive um estado de emergência, pelo que todos devem fazer um esforço em prol da unidade. O líder deve colaborar neste espírito de unidade, deve procurar agregar e não excluir, somar e não subtrair. Deve chamar para o seu projeto aqueles que divergiram da sua estratégia, nomeadamente convidando-os para as listas de deputados.” Pedro Duarte sublinha que está “à vontade para defender isto porque, por razões profissionais”, se auto-exclui das listas.

O mandato de Rui Rio termina em março de 2020, e a primeira certeza é que será cumprido até ao último dia. Em 2009, depois de ter perdido as legislativas contra Sócrates, Manuela Ferreira Leite fez o mesmo: em vez de encurtar o mandato, manteve o lugar até ao fim. A diferença é que perdeu as eleições e não se recandidatou, enquanto Rio entende que pode continuar a liderar mesmo derrotado.

Se Costa não tiver maioria absoluta, esse facto será apresentado como meia vitória. O plano está traçado. David Justino, vice-presidente do PSD, avisou em janeiro de 2018 que o partido “tem de estar preparado para segurar um líder mesmo que perca eleições” e disse que “se é necessário lutar contra a história, luta-se”, para manter um líder perdedor.

“Se a estratégia está bem construída, se o desempenho foi bom”, defendeu, “não podemos estar condenados a uma espécie de determinismo político de dizer que quem perde tem de se ir embora”.

Jorge Moreira da Silva foi o único dos possíveis candidatos à liderança a apontar responsabilidades a Rio pelo resultado de domingo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …