Merkel preparou-se para o encontro com Trump lendo a Playboy

A chanceler alemã, Angela Merkel, estudou uma entrevista de Donald Trump à revista Playboy para se preparar para o seu primeiro encontro oficial com o presidente dos EUA, segundo revelaram funcionários alemães à agência Reuters.

Segundo fontes citadas pela Reuters, antes da sua visita a Washington, a chanceler alemã, Angela Merkel, preparou-se metodicamente para o encontro com Donald Trump, estudando os discursos do presidente norte-americano e as entrevistas que deu no passado – incluindo uma entrevista concedida por Trump à revista Playboy em 1990.

Na entrevista em causa, o bilionário norte-americano lançou uma série de ideias controversas, muitas dos quais tenta agora implementar como chefe da Casa Branca.

A equipa de Merkel analisou também os encontros de Trump com outros líderes, como a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.

Além disso, a chanceler alemã conversou com outros chefes de Estado sobre a melhor forma de interagir com o imprevisível magnata republicano.

Segundo afirmou um alto funcionário alemão antes do encontro, era preciso preparar Merkel para o facto de “Trump não gostar de ouvir durante muito tempo“, “prefere posições claras e não querer aprofundar detalhes“.

Apesar dos esforços diplomáticos de Berlim, o primeiro encontro entre Trump e Merkel deixou claras as discrepâncias entre os dois líderes – nomeadamente em questões como a imigração ou a alegada dívida da Alemanha com a OTAN.

Além disso, o encontro ficou marcado por várias atitudes controversas do presidente norte-americano, como a piada sobre o escândalo de espionagem dos EUA a Merkel ou o momento estranho em que ignorou os pedidos para apertar as mãos diante das câmaras.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Manchas gigantes de Betelgeuse podem explicar o seu estranho escurecimento

As manchas gigantes da estrela Betelgeuse podem estar por detrás do estranho escurecimento que esta estrela tem vindo a experimentar, segundo uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha. …

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …