Mergulhadores vão fazer cadeia humana subaquática para limpar interior do Santa Ana

dahon / Flickr

-

Equipas de mergulhadores da Guarda Civil espanhola, especializados em espaços confinados, deverão realizar esta sexta-feira uma cadeia humana subaquática no interior do pesqueiro português Santa Ana, naufragado nas Astúrias, para limpar os destroços existentes.

Naufrágio do Santa Ana

“Os mergulhadores entrarão pela proa e depois vão descendo ao longo do navio, limpando os destroços e os objetos que flutuam”, explicou à Lusa uma fonte do Salvamento Marítimo espanhol. “Não há perspetivas sobre quanto tempo pode demorar a operação, porque há muitos detritos e objetos na zona e a operação é complexa”, sublinhou.

Depois de várias tentativas, os membros da Guarda Civil e do Salvamento Marítimo – estão atualmente cerca de 30 mergulhadores a trabalhar nas buscas – conseguiram na tarde de quinta-feira estabilizar a embarcação, o que permitirá aceder hoje ao seu interior.

Será a primeira vez desde o naufrágio, na madrugada de segunda-feira, que se poderá comprovar se os corpos dos seis desaparecidos, entre os quais o português Vítor José Farinhas Braga, estão no interior do navio. Os mergulhadores tiveram que realizar duas tentativas de estabilizar o navio, com a ajuda de cabos e correntes e do rebocador Alonso de Chaves, até conseguirem colocá-lo na vertical, sobre uma greta no fundo marinho.

Em conferência de imprensa em Avilés, nas Astúrias, o capitão da Guarda Civil local, Carlos Martinez, e o diretor de operações do Salvamento Marítimo, Joaquín Maceiras, confirmaram na quinta-feira que o navio ficou numa posição “absolutamente estável” pelo que as equipas poderão entrar “com toda a segurança”.

Todos os recursos disponíveis

Um amplo dispositivo de meios marítimos e aéreos tem estado na zona do acidente desde segunda-feira e foi reforçado hoje com a participação do avião de reconhecimento SACEMAR 102, que partiu de Santiago de Compostela (Galiza) e está a realizar buscas à superfície, ao longo de toda a costa asturiana.

O Salvamento Marítimo terá ainda na zona três embarcações – a Concepción Arenal, a Salvamar Rigel e o rebocador Alonso de Chaves – e o helicóptero Helimer 203.

A Guarda Civil apoia as suas equipas especializadas de mergulho com duas embarcações de patrulha, a Río Nalón e Río Miño e um helicóptero, estando ainda na zona um outro helicóptero dos Bombeiros das Astúrias e uma lancha da Cruz Vermelha.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento Europeu aprova 37,5 milhões para Portugal enfrentar pandemia

O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta terça-feira, em sessão plenária, um pacote de 37,5 milhões de euros, mobilizados através do Fundo de Solidariedade Europeu (FSUE), para Portugal “fazer face à emergência sanitária de covid-19”. Os fundos …

Prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19

O prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19, visando apenas aqueles que exerceram atos diretamente relacionados com a doença no primeiro estado de emergência. A atribuição de prémios de desempenho aos profissionais …

Eleições presidenciais vão ser a 24 de janeiro

Marcelo Rebelo de Sousa marcou esta terça-feira as eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2021. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou a data das eleições presidenciais: vão realizar-se no dia 24 de …

Tubarão pré-histórico escondia os maiores dentes já alguma vez encontrados na espécie

Os primeiros tubarões viveram há cerca de 400 milhões de anos, mas tinham uma caraterística muito especial: é que eles não baixavam apenas as suas mandíbulas, mas também as giravam para fora ao abrirem a …

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …

Eczema, obesidade ou hiperatividade. Crianças que tomam antibióticos muito cedo têm um maior risco de desenvolver doenças crónicas

Crianças com menos de dois anos que tomam antibióticos enfrentam um maior risco de desenvolver doenças crónicas, como é o caso da obesidade, eczema, ou hiperatividade, concluiu um novo estudo levado a cabo nos Estados …

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …

Júpiter e Saturno vão unir-se no céu como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média

Júpiter e Saturno vão "unir-se" no céu, no próximo mês de dezembro, como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média. Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra …