Dois mortos de Matosinhos e Leça e seis desaparecidos em naufrágio nas Astúrias

Defence Images / Flickr

-

Duas pessoas morreram e seis foram dadas como desaparecidas depois do naufrágio do navio pesqueiro português Santa Ana, próximo de Cabo Peñas (Astúrias), informou hoje o Salvamento Marítimo espanhol.

Em comunicado o Salvamento Marítimo afirma que o seu navio Salvamar Rigel recuperou dois cadáveres, estando seis pessoas dadas como desaparecidas.

Fonte do Salvamento Marítimo disse à Lusa que um tripulante, de nacionalidade espanhola, foi resgatado com vida por um outro navio pesqueiro.

A tripulação do Santa Ana era formada por nove tripulantes, dos quais dois portugueses, cinco espanhóis e dois indonésios.

Os dois pescadores portugueses a bordo do navio pesqueiro  são de Matosinhos e Leça, disse uma fonte da Associação Pro-Maior Segurança dos Homens do Mar.

Segundo a mesma fonte, o pesqueiro, de bandeira portuguesa afundou-se hoje a cerca de meia milha de Cabo Peñas, zona onde continuavam hoje de manhã as operações de busca envolvendo meios marítimos e aéreos.

O Salvamento Marítimo informou que às 05:30 locais (04:30 em Lisboa) o pesqueiro Ciudad de Albufeira contactou com o Centro de Coordenação de Salvamento em Gijón, alertando para o possível naufrágio do Santa Ana, com o qual deixou de conseguir contactar.

De imediato, segundo o Salvamento Marítimo, foi enviado a embarcação de intervenção rápida Salvamar Rigel e o helicóptero Helimer 203.

Cerca de 20 minutos depois, o pesqueiro Maresco, que também estava na zona do naufrágio, confirmou ter resgatado um tripulante e que estava a caminho da localidade costeira de Luanco, onde o náufrago foi recebido por uma equipa média.

Nas buscas foram envolvidas as embarcações Salvamar Rigel e Salvamar Capella, o helicóptero Helimer 203 e uma equipa de mergulhadores da base estratégica de Fene, do Salvamento Marítimo.

Estavam ainda envolvidas duas embarcações de patrulha da Guarda Civil, uma da Cruz Vermelha e um helicóptero dos bombeiros das Astúrias.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos encontram 39 galáxias tão rápidas que nem o Hubble as consegue ver

Galáxias antigas e massivas têm-se escondido no nosso Universo - e esconderam-se tão bem que são "invisíveis" ao olhos do famoso Telescópio Hubble. Mas agora, os astrónomos que examinaram dados infravermelhos descobriram 39 destas galáxias, a …

Beber 3 ou mais cafés por dia pode provocar enxaquecas

Um estudo procurou avaliar o papel do consumo de cafeína como potencial desencadeador de enxaquecas no próprio dia, ou no dia a seguir. Apesar das teorias que dizem que o café pode provocar dores de cabeça …

Os Neandertais tinham "ouvidos de nadador"

Crescimento ósseo anormal no canal auditivo era surpreendentemente comum em neandertais, de acordo com um novo estudo da Universidade de Washington. As exostoses auditivas externas são densos crescimentos ósseos que se projetam para dentro do canal …

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …