Dois mortos de Matosinhos e Leça e seis desaparecidos em naufrágio nas Astúrias

Defence Images / Flickr

-

Duas pessoas morreram e seis foram dadas como desaparecidas depois do naufrágio do navio pesqueiro português Santa Ana, próximo de Cabo Peñas (Astúrias), informou hoje o Salvamento Marítimo espanhol.

Em comunicado o Salvamento Marítimo afirma que o seu navio Salvamar Rigel recuperou dois cadáveres, estando seis pessoas dadas como desaparecidas.

Fonte do Salvamento Marítimo disse à Lusa que um tripulante, de nacionalidade espanhola, foi resgatado com vida por um outro navio pesqueiro.

A tripulação do Santa Ana era formada por nove tripulantes, dos quais dois portugueses, cinco espanhóis e dois indonésios.

Os dois pescadores portugueses a bordo do navio pesqueiro  são de Matosinhos e Leça, disse uma fonte da Associação Pro-Maior Segurança dos Homens do Mar.

Segundo a mesma fonte, o pesqueiro, de bandeira portuguesa afundou-se hoje a cerca de meia milha de Cabo Peñas, zona onde continuavam hoje de manhã as operações de busca envolvendo meios marítimos e aéreos.

O Salvamento Marítimo informou que às 05:30 locais (04:30 em Lisboa) o pesqueiro Ciudad de Albufeira contactou com o Centro de Coordenação de Salvamento em Gijón, alertando para o possível naufrágio do Santa Ana, com o qual deixou de conseguir contactar.

De imediato, segundo o Salvamento Marítimo, foi enviado a embarcação de intervenção rápida Salvamar Rigel e o helicóptero Helimer 203.

Cerca de 20 minutos depois, o pesqueiro Maresco, que também estava na zona do naufrágio, confirmou ter resgatado um tripulante e que estava a caminho da localidade costeira de Luanco, onde o náufrago foi recebido por uma equipa média.

Nas buscas foram envolvidas as embarcações Salvamar Rigel e Salvamar Capella, o helicóptero Helimer 203 e uma equipa de mergulhadores da base estratégica de Fene, do Salvamento Marítimo.

Estavam ainda envolvidas duas embarcações de patrulha da Guarda Civil, uma da Cruz Vermelha e um helicóptero dos bombeiros das Astúrias.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Embaixador dos EUA em Kiev confirma chantagem de Trump para forçar investigação a filho de Joe Biden

O processo de impeachent a Donald Trump conheceu um testemunho que pode ser determinante. O embaixador dos Estados Unidos em Kiev, na Ucrânia, Bill Taylor, foi ouvido no Congresso norte-americano na terça-feira e apontou o …

Hospital de Évora fez pagamentos indevidos a médicos

O Tribunal de Contas detetou pagamentos ilegais a médicos com funções de gestão de 2015 a 2018 e concluiu que dois técnicos superiores foram nomeados administradores do Hospital de Évora sem reunirem os requisitos legais …

"Infortúnios" vão chegar "mais cedo do que o esperado". Marcelo pede mais crescimento económico

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que o país precisa de mais crescimento económico. "Este que temos não chega", porque "os infortúnios" vão chegar mais cedo do que o previsto. Esta terça-feira, o …

Arqueólogo encontra dezenas de sítios maia graças a um mapa online gratuito

Um arqueólogo norte-americano descobriu 27 sítios maias com 3.000 anos graças a um mapa online gratuito, escreve o jornal The New York Times. Takeshi Inomata, arqueólogo da Universidade do Arizona, nos Estado Unidos, utilizou um mapa …

39 pessoas encontradas mortas dentro de um camião no Reino Unido

Um camião foi encontrado, esta quarta-feira, em Essex, no Reino Unido, com 39 pessoas sem vida no seu interior. O condutor já foi detido. Segundo o The Guardian, as autoridades britânicas já iniciaram uma investigação, depois …

Hospital das Forças Armadas não operou um único doente do SNS

O Hospital das Forças Armadas (HFAR) ainda não apresentou qualquer candidatura para ser “convencionado pelo Serviço Nacional de Saúde”. No ano passado, os ministérios da Defesa e da Saúde assinaram um acordo para que o Hospital …

Chuvas torrenciais fazem um morto em Espanha e inundações em França

Em Espanha, uma pessoa morreu e pelo menos outras duas estão desaparecidas. No sul de França, a tempestade Dana também já causou várias inundações. Segundo o jornal La Vanguardia, as chuvas torrenciais registadas, esta madrugada, na …

Falta de condições para emergência médica obriga INEM a transferir helicóptero para Viseu

A falta de condições para operações de emergência médica no heliporto de Santa Comba Dão obrigou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a transferir o seu helicóptero para o aeródromo de Viseu, foi anunciado …

Macacos "arrasaram" humanos num simples jogo de computador

Quando se trata de ganhar jogos e resolver quebra-cabeças, às vezes os macacos fazem-no de forma mais inteligente do que os humanos. Para além das suas incríveis capacidades físicas, os macacos também mostram uma incrível "flexibilidade …

Morreu Marieke Vervoort, a campeã paralímpica belga que recorreu à eutanásia

Morreu Marieke Vervoort, de 40 anos, que sofria de uma doença muscular degenerativa sem cura. Decidiu pôr termo à vida com recurso à morte assistida. A belga era campeã paralímpica com conquistas de medalhas de ouro …