Município espanhol decreta três dias de luto depois de naufrágio nas Astúrias

PSdeGTV / YouTube

Caridad González, autarca de Muros, Corunha

Caridad González, autarca de Muros, Corunha

O município de Muros, na região da Corunha (Galiza, Espanha) decretou três dias de luto oficial depois do naufrágio do navio pesqueiro de bandeira portuguesa Santa Ana, que causou dois mortos e seis desaparecidos.

A presidente do município, Caridad González, explicou que a localidade – de onde eram oriundos dois dos tripulantes desaparecidos e o único sobrevivente, para já, da tragédia – está a viver um “silêncio desolador”.

A notícia do acidente nas Astúrias com o navio espalhou-se “como fogo” pela autarquia, fazendo recordar acidentes do passado também envolvendo pescadores da localidade.

Entretanto a Delegação do Governo espanhol nas Astúrias confirmou já a identidade de todos os tripulantes, explicando que os desaparecidos são um português (o contramestre), dois indonésios e três espanhóis.

As vítimas mortais são um português e um espanhol, natural da Galiza, cujos corpos estão já em Avilés (Astúrias).

Manuel Simal Sande, de 50 anos e natural de Muros, foi resgatado com vida e está hospitalizado sob observação médica.

O estado do mar e a forte rebentação nas rochas impediu uma primeira tentativa de mergulhadores da Guarda Civil espanhola chegarem ao interior do navio onde se pensa que os desaparecidos possam estar, já que estavam a dormir no momento do acidente, às 05h30 locais.

Rebentação dificulta acesso ao navio

Fonte do Salvamento Marítimo espanhol disse à Lusa que elementos do Grupo Especial de Atividades Subaquáticas (GEAS) da Guarda Civil estiveram na zona, mas não conseguiram chegar ao navio.

“Estiveram a avaliar a situação e não foi possível realizar a imersão. A zona é de forte rebentação e muito perigosa”, disse, ao início da tarde, confirmando que as operações de busca e salvamento continuam com meios aéreos e marítimos.

Imagens difundidas pelo Salvamento Marítimo mostram destroços da embarcação junto a rochas, sendo ainda visíveis algumas das balsas salva-vidas da embarcação Santa Ana.

“As balsas devem ter-se ativado automaticamente. Quando se recolheram confirmou-se não estar ninguém no seu interior”, disse a fonte oficial espanhola.

Uma equipa de mergulhadores está a caminho da zona, a bordo do navio Salvamar Rigel, um dos que participaram desde a madrugada nas operações de busca. “Vão para a zona e vão novamente avaliar se é possível aceder ao interior do navio. A situação é muito complicada e há graves riscos”, disse.

As equipas envolvidas poderão ter que esperar até à maré baixa, depois das 17h locais (16h em Lisboa) para tentar entrar na embarcação.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os ouriços-do-mar têm uma boca cheia de dentes (e são afiados)

https://vimeo.com/361814332 Um novo estudo mostra que os dentes do ouriço-do-mar se afiam através da abrasão, tal como uma lâmina pode ser afiada com um afiador de facas. Desengane-se quem pensa que o tubarão é a criatura com …

Regresso de Manuel Monteiro aceite no CDS por unanimidade

Está confirmado o regresso de Manuel Monteiro ao CDS, partido que chegou a liderar. Em reunião, na noite desta segunda-feira, a concelhia da Póvoa de Varzim aprovou a reinscrição por unanimidade. Monteiro acabou por decidir reinscrever-se …

Sismo de magnitude de 6,3 abala Porto Rico, que se prepara para uma tempestade tropical

Um sismo de 6,3 de magnitude na escala de Richter foi registado na segunda-feira à noite em Porto Rico, informou o Serviço Meteorológico Nacional de San Juan. Não existem, até ao momento, registo de vítimas …

Há um reservatório submerso de gás desconhecido na costa do Japão

Perto da costa de Okinawa, no sudoeste do Japão, há um grande reservatório e um gás desconhecido numa área onde a crosta terrestre está a ser separada. Uma nova investigação, cujos resultados foram publicados na revista …

Descoberto "portal" através do qual os cometas se aproximam do Sol

Uma equipa de cientistas norte-americanos descobriu uma espécie de portal orbital através do qual os cometas passam antes de se aproximam do Sol, revelou uma nova investigação, que pode alterar fundamentalmente a compreensão científica sobre …

Vénus terá sido habitável durante três mil milhões de anos

Vénus é conhecida hoje como "infernal" com temperaturas de 462ºC. Mas um novo estudo sugere que o clima era bem diferente no passado. Até há 700 milhões de anos, o planeta Vénus terá tido um clima …

Sporting 1-2 Famalicão | Líder “Fama” desespera Alvalade

O Famalicão segurou a liderança da Liga NOS, dando seguimento ao arranque de sonho neste regresso ao principal escalão do futebol português. Os famalicenses foram ao Estádio José Alvalade bater o Sporting pela primeira vez …

Nick Cave lança álbum duplo na próxima semana

O músico australiano anunciou, esta segunda-feira, que vai lançar um novo álbum já na próxima semana. Chama-se "Ghosteen" e é um álbum duplo. Segundo o Observador, a notícia foi avançada pelo próprio Nick Cave no seu …

Revelada fotografia do misterioso material do lado oculto da Lua

A agência espacial chinesa já tinha anunciado a descoberta de uma espécie de gel numa cratera lunar. Não satisfeita com as primeiras imagens, fez regressar o Yutu-2 ao local para recolher mais fotografias. Em julho, imagens …

Na hora da despedida, Draghi defende capacidade orçamental própria da zona euro

O presidente cessante do Banco Central Europeu (BCE) defendeu, em Bruxelas, a existência de um "instrumento orçamental central" na zona euro, ainda que "perfeitamente consciente das dificuldades políticas" para o criar, devido à "falta de …