Mergulhador italiano descobre destroços de submarino inglês da II Guerra

Os destroços de um submarino inglês utilizado na II Guerra Mundial, que se afundou em 1942 com 71 marinheiros a bordo, foi encontrado por um mergulhador na costa da ilha italiana da Sardenha.

O mergulhador italiano Massimo Domenico Bordone, apelidado de “o caçador de naufrágios”, encontrou os restos do HMS P 311 enquanto explorava uma área a cerca de 100 metros da costa nordeste da Sardenha, perto da ilha de Tavolara.

“Pensei imediatamente no destino dos homens que encontraram a morte lá em baixo”, disse o mergulhador.

“Foi um destino partilhado por muitos, submarinos em particular, em ambos os lados do conflito”, acrescentou.

O HMS P 311 partiu de Malta no dia 28 de dezembro de 1942.

A tripulação tinha sido enviada para atacar os navios de guerra italianos Trieste e Gorizia, enquanto estes estavam atracados em La Maddalena, um porto na costa nordeste da Sardenha.

Mas o submarino desapareceu sem deixar rasto depois de aparentemente ter colidido com minas colocadas pela marinha italiana, de modo a proteger a ilha.

Na altura, pescadores locais relataram terem ouvido um estrondo durante a noite, mas o navio classe-T nunca foi encontrado.

O mergulhador afirmou que apenas a proa do submarino apresentava danos, acrescentando que “parece que o submarino foi ao fundo com ar no interior, fazendo com que a tripulação morresse eventualmente por privação de oxigénio”.

O submarino tinha dois torpedos tripulados prontos para serem lançados debaixo de água. Os mergulhadores teriam então a tarefa de entrar nos portos inimigos e colocar minas nos navios.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …

Há um novo método para medir buracos negros

Os buracos negros supermassivos são os maiores buracos negros, com massas que podem exceder mil milhões de sóis. Apenas esta primavera foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87, …

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …

O problema impossível mais simples do mundo está a levar matemáticos à loucura

Matemáticos avisam os seus colegas para se manterem longe da conjetura de Collatz. No entanto, Terence Tao decidiu arriscar, e está muito perto de resolver aquele que muitos chamam de o problema impossível mais simples …

Soldados da Guerra Civil dos EUA pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias

Investigadores encontraram evidências que indicam que soldados da Guerra Civil norte-americana pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias. Escavações em Camp Nelson, no Kentucky, revelaram restos de um estúdio de fotografia com 150 anos, o …

Chuva, vento forte e neve. Mau tempo vai agravar-se nas próximas 48 horas

A Proteção Civil alertou este domingo para um agravamento do estado do tempo nas próximas 48 horas, com períodos de chuva, possibilidade da queda de neve nas terras alta do norte e centro e ainda …

Descoberta nova espécie de aranha-violinista no Vale do México

Cientistas identificaram, no México, uma nova espécie de aranha com um veneno que, apesar de não ser fatal, é capaz de causar necrose na pele humana. Uma equipa de cientistas da Universidade Nacional Autónoma do México …

Já sabemos sobre o que conversam os orangotangos

Um novo estudo da Universidade de Exeter, em Inglaterra, desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os investigadores passaram dois anos a filmar mais de 600 horas …

COP25 aprovou conclusões. Não há acordo para regulação dos mercados de carbono

A cimeira da ONU sobre o clima terminou hoje em Madrid assinalando a urgência para conter as alterações climáticas, mas a mais longa cimeira sobre o clima de sempre sem chegar a acordo nos pontos …

Afinal, os deuses da Antiguidade eram às cores (e já as podemos ver)

https://vimeo.com/379277357 Nos nossos livros da escola e em museus de todo o mundo, as obras de arte da antiga Grécia e Roma não têm cores: são simples, puro e branco mármore. Mas será este apenas um mito? …