Mergulhador italiano descobre destroços de submarino inglês da II Guerra

Os destroços de um submarino inglês utilizado na II Guerra Mundial, que se afundou em 1942 com 71 marinheiros a bordo, foi encontrado por um mergulhador na costa da ilha italiana da Sardenha.

O mergulhador italiano Massimo Domenico Bordone, apelidado de “o caçador de naufrágios”, encontrou os restos do HMS P 311 enquanto explorava uma área a cerca de 100 metros da costa nordeste da Sardenha, perto da ilha de Tavolara.

“Pensei imediatamente no destino dos homens que encontraram a morte lá em baixo”, disse o mergulhador.

“Foi um destino partilhado por muitos, submarinos em particular, em ambos os lados do conflito”, acrescentou.

O HMS P 311 partiu de Malta no dia 28 de dezembro de 1942.

A tripulação tinha sido enviada para atacar os navios de guerra italianos Trieste e Gorizia, enquanto estes estavam atracados em La Maddalena, um porto na costa nordeste da Sardenha.

Mas o submarino desapareceu sem deixar rasto depois de aparentemente ter colidido com minas colocadas pela marinha italiana, de modo a proteger a ilha.

Na altura, pescadores locais relataram terem ouvido um estrondo durante a noite, mas o navio classe-T nunca foi encontrado.

O mergulhador afirmou que apenas a proa do submarino apresentava danos, acrescentando que “parece que o submarino foi ao fundo com ar no interior, fazendo com que a tripulação morresse eventualmente por privação de oxigénio”.

O submarino tinha dois torpedos tripulados prontos para serem lançados debaixo de água. Os mergulhadores teriam então a tarefa de entrar nos portos inimigos e colocar minas nos navios.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Emergência nacional". Deputados pedem a Boris que convoque imediatamente o Parlamento

Mais de 100 deputados britânicos pediram, numa carta divulgada este domingo, ao primeiro-ministro Boris Johnson para convocar imediatamente o Parlamento e voltar a debater o Brexit. As férias de verão do Parlamento terminam normalmente a 03 …

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25 anos

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …