Nova tecnologia da Mercedes vai permitir controlar o carro com a mente

Ao mesmo tempo que os cientistas trabalham para desenvolver implantes cerebrais para reverter danos causados por doenças, a Mercedes Benz está a trabalhar numa tecnologia que irá permitir controlar os carros através do pensamento.

Um vislumbre do futuro será apresentado no IAA Mobility 2021 em Munique, referiu a empresa num comunicado.

O que já pode ser avançado é que esta tecnologia pode ser usada de forma simples: basta usar um pequeno dispositivo que irá ser colocado na parte de trás da cabeça.

Ao longo dos últimos anos, a tecnologia automóvel tem-se vindo a desenvolver com o objetivo de ajudar o utilizador a ter acesso a todas as funcionalidades do carro sem se distrair da condução.

No caso dos carros da marca alemã, foi implementado um sistema onde o condutor poderia dizer o que pretendia, obtendo uma rápida resposta sem ter de tirar as mãos do volante. Mas a ideia de pedir ao sistema do carro para fazer uma chamada pode tornar-se ultrapassada com o novo marco que a empresa automóvel pretende implementar.

No futuro, espera-se que os carro da Mercedes Benz tenham capacidade para fazer tudo aquilo que o utilizador está a pensar, através da leitura das suas ondas cerebrais.

Para isso, a empresa desenvolveu um dispositivo de interface cérebro-computador (BCI). O aparelho será colocado na parte de trás da cabeça do utilizador e irá começar a ler as ondas cerebrais, após cerca de um minuto de calibração, afirma a empresa.

De seguida, um painel digital irá exibir vários pontos, cada um designado com uma função específica. Depois de usar o dispositivo BCI, o condutor só precisa de se concentrar no ponto que deseja.

Com o aumento do foco, a atividade neuronal no cérebro irá aumentar e será registada pelo dispositivo, que então vai ativar a função específica atribuída ao ponto.

A tecnologia está a ser integrada no Mercedes Vision AVTR, um concept car apresentado na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, no ano passado.

Inspirado no filme AVATAR, de James Cameron, o Advanced Vehicle TRansformation (AVTR) representa a visão da equipa da Mercedes para a mobilidade no futuro.

A empresa planeia ainda adicionar aos seus veículos a tecnologia de bateria compostável, couro vegan nos interiores e um substituto orgânico para o plástico.

Com a Visão AVTR e a tecnologia BCI, a empresa está a trabalhar para “o futuro da mobilidade em que o homem, a natureza e a tecnologia estão em harmonia entre si”.

Embora esta ideia possa ser um futuro distante, irá chegar num futuro próximo a versão totalmente elétrica de Maybach EQS – que carrega o legado e o luxo associados à marca, frisa o Interesting Engineering.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova tecnologia da Mercedes vai permitir controlar o carro com a mente

Ao mesmo tempo que os cientistas trabalham para desenvolver implantes cerebrais para reverter danos causados por doenças, a Mercedes Benz está a trabalhar numa tecnologia que irá permitir controlar os carros através do pensamento. Um vislumbre …

Está fechado: David Luiz no Flamengo

O Flamengo acertou esta sexta-feira a contratação do central brasileiro David Luiz, que regressa ao ativo depois de dois meses sem clube. A apresentação do jogador deverá acontecer na próxima segunda-feira.  David Luiz vai mesmo ser …

Funcionária de hospital privado "expulsa" após recusar cumprir um horário de 10 horas

Uma funcionária do Hospital Privado de Gaia, que exerce também funções de delegada sindical, foi "expulsa" do posto de trabalho após recusar cumprir um horário de 10 horas, denuncia o sindicato. Uma fonte do sindicato, contactada …

Joacine quer retirar da Assembleia pinturas "que glorificam passado colonial"

A deputada não inscrita Joacine Katar Moreira recomendou hoje ao governo uma "contextualização histórica crítica" das sete pinturas do Salão Nobre da Assembleia da República e que o executivo planifique a sua retirada para "um …

Vacinação de menores de 12 anos pode ser decisiva para reduzir contágios. Pfizer vai pedir aprovação "dentro de semanas"

A vacinação de menores de 12 anos contra a covid-19 é considerada determinante para reduzir os contágios por covid-19 e para combater a variante Delta, mas os reguladores aguardam resultados de ensaios clínicos para decidirem. …

Um objecto misterioso está a enviar sinais de rádio a partir do centro da galáxia

A fonte dos sinais é altamente polorizada e variável e partilha algumas características com objectos já conhecidos. Há uma nova fonte de sinais de rádio localizada perto do centro da galáxia que está a intrigar os …

O último adeus a Jorge Sampaio vai poder ser acompanhado pela população

O cortejo e as cerimónias fúnebres de Estado do antigo Presidente da República Jorge Sampaio vão poder ser acompanhados pela população em vários momentos e locais de Lisboa, entre sábado e domingo. O primeiro momento em …

Julgamento de Sócrates por falsificação "pode avançar já"

O ex-primeiro-ministro José Sócrates poderá ir já a julgamento por três dos seis crimes pelos quais foi pronunciado no âmbito da Operação Marquês. Segundo a juíza Margarida Alves, a matéria relativa a três crimes de …

Manuscritos medievais sobre lenda do Rei Artur podem mudar interpretação da história

Em julho de 2021, uma equipa de investigadores do Reino Unido publicou um livro que aborda as descobertas de um intrigante estudo que pode dar uma nova interpretação à lenda do Rei Artur. A obra "The …

O dia que mudou o mundo. Os atentados do 11 de Setembro foram há 20 anos

Há exactamente 20 anos, um dos acontecimentos mais marcantes da história contemporânea abalou os EUA e o mundo. O ZAP recorda o 11 de Setembro e como o legado dos atentados ainda se faz sentir …