/

Nova tecnologia da Mercedes vai permitir controlar o carro com a mente

Ao mesmo tempo que os cientistas trabalham para desenvolver implantes cerebrais para reverter danos causados por doenças, a Mercedes Benz está a trabalhar numa tecnologia que irá permitir controlar os carros através do pensamento.

Um vislumbre do futuro será apresentado no IAA Mobility 2021 em Munique, referiu a empresa num comunicado.

O que já pode ser avançado é que esta tecnologia pode ser usada de forma simples: basta usar um pequeno dispositivo que irá ser colocado na parte de trás da cabeça.

Ao longo dos últimos anos, a tecnologia automóvel tem-se vindo a desenvolver com o objetivo de ajudar o utilizador a ter acesso a todas as funcionalidades do carro sem se distrair da condução.

No caso dos carros da marca alemã, foi implementado um sistema onde o condutor poderia dizer o que pretendia, obtendo uma rápida resposta sem ter de tirar as mãos do volante. Mas a ideia de pedir ao sistema do carro para fazer uma chamada pode tornar-se ultrapassada com o novo marco que a empresa automóvel pretende implementar.

No futuro, espera-se que os carro da Mercedes Benz tenham capacidade para fazer tudo aquilo que o utilizador está a pensar, através da leitura das suas ondas cerebrais.

Para isso, a empresa desenvolveu um dispositivo de interface cérebro-computador (BCI). O aparelho será colocado na parte de trás da cabeça do utilizador e irá começar a ler as ondas cerebrais, após cerca de um minuto de calibração, afirma a empresa.

De seguida, um painel digital irá exibir vários pontos, cada um designado com uma função específica. Depois de usar o dispositivo BCI, o condutor só precisa de se concentrar no ponto que deseja.

Com o aumento do foco, a atividade neuronal no cérebro irá aumentar e será registada pelo dispositivo, que então vai ativar a função específica atribuída ao ponto.

A tecnologia está a ser integrada no Mercedes Vision AVTR, um concept car apresentado na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, no ano passado.

Inspirado no filme AVATAR, de James Cameron, o Advanced Vehicle TRansformation (AVTR) representa a visão da equipa da Mercedes para a mobilidade no futuro.

A empresa planeia ainda adicionar aos seus veículos a tecnologia de bateria compostável, couro vegan nos interiores e um substituto orgânico para o plástico.

Com a Visão AVTR e a tecnologia BCI, a empresa está a trabalhar para “o futuro da mobilidade em que o homem, a natureza e a tecnologia estão em harmonia entre si”.

Embora esta ideia possa ser um futuro distante, irá chegar num futuro próximo a versão totalmente elétrica de Maybach EQS – que carrega o legado e o luxo associados à marca, frisa o Interesting Engineering.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.