Mensagem militar alemã enviada por pombo-correio aparece 110 anos depois

Uma mensagem alemã perdida por um pombo-correio foi encontrada cerca de 110 anos depois de ter sido enviada, em Ingersheim, França.

De acordo com o canal televisivo CNN, a mensagem foi encontrada num campo, em meados de setembro, por um casal que passeava em Ingersheim, no nordeste de França.

Segundo Dominique Jardy, curador do Museu Memorial de Linge, que fica nas proximidades, a mensagem foi enviada através de um pombo-correio por um oficial alemão a outro, em 1910, quando esta região ainda fazia parte da Alemanha.

O responsável do museu acrescenta que a mensagem foi dobrada dentro de uma pequena cápsula de alumínio e o que nela está escrito é difícil de decifrar. Um amigo alemão, a quem Jardy pediu o favor de traduzir a mensagem, disse que o oficial, que estava baseado na cidade de Colmar, estava a relatar exercícios militares alemães na área.

“O pelotão Potthof recebe fogo quando alcança a fronteira oeste do campo de manobras, o pelotão Potthof pega fogo e recua depois de um tempo. Em Fechtwald, meio pelotão foi desativado. O pelotão Potthof recua com pesadas perdas”, pode ler-se na mensagem, de acordo com a agência France-Presse.

Jardy explica que estas perdas são uma estimativa baseada nos jogos de guerra e não nas mortes reais, explicando que esta é uma prática comum durante os exercícios militares.

Segundo a CNN, a dificuldade em decifrar o que está escrito neste pedaço de papel está a gerar algum debate sobre se a mensagem foi enviada em 1910 ou 1916. No entanto, o curador do museu está convencido de que se trata da primeira opção, não só porque não está a par de nenhuma manobra militar em torno de Colmar em 1916, mas também porque a nota usa termos específicos para exercícios militares em vez de guerra.

Jardy explica ainda que artefactos como esta mensagem quase nunca são encontrados nos dias que correm, logo, é algo “muito raro” e “verdadeiramente excecional”.

A mensagem vai agora ser exibida no Museu Memorial de Linge, que conta a história de uma batalha entre as forças francesas e alemãs em 1915.

França cedeu Ingersheim e a sua área circundante à Alemanha, em 1871, depois da guerra franco-alemã, mas o território voltou a mãos francesas, em 1918, com a vitória dos Aliados na Primeira Guerra Mundial.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …