Haverá menos alunos por turma no próximo ano letivo

Marcos Santos / USP Imagens

O Ministério da Educação anunciou, esta quinta-feira, que a redução do número de alunos por turma nas escolas avança já no próximo ano letivo.

A partir do próximo no letivo, as turmas do 1.º ao 4.º ano não podem ter mais de 24 alunos e as do 5.º ao 9.º não poderão ultrapassar os 28, Atualmente, os limites estão nos 26 e nos 30, respetivamente.

O número de alunos por turma regressa assim aos limites que vigoravam em 2013, antes das alterações introduzidas por Nuno Crato. Esta medida visa apostar “na promoção do sucesso escolar, através da melhoria das condições de aprendizagem e do trabalho docente em sala de aula”, esclarece Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação.

Segundo o Expresso, esta redução de alunos por turma – um dos compromissos do Governo e da Lei do Orçamento de Estado – vai avançar de forma faseada nas escolas públicas, começando por aplicar-se nos anos iniciais de ciclo: 1.º, 5.º e 7.º.

Em relação aos alunos com necessidades específicas “que estejam em efetiva permanência na turma, em dinâmicas de verdadeira inclusão”, continua a ser garantido o acesso a turmas com 20 alunos.

Mas esta redução é, para os parceiros do Governo, ainda insuficiente. Segundo o Público, tanto o PCP, como o BE e os Verdes apresentaram projetos com vista à diminuição do número de alunos por turma no 1.º ciclo para 19. Para os restantes ciclos propuseram que este limiar se fixasse entre os 20 e os 22 alunos.

Este ano letivo, as escolas inseridas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) puderam reduzir as suas turmas. Agora, avança a generalização da medida, depois de o Ministério da Educação ter pedido uma avaliação do impacto pedagógico e financeiro de diminuir as turmas, já que assim necessita de contratar mais professores.

De acordo com o estudo, realizado pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-UL, se o corte fosse aplicado a todos os anos do ensino obrigatório (do 1.º ao 12.º) custaria cerca de 83 milhões de euros. Aplicando-se apenas ao ensino básico, tal como é agora anunciado, o custo total será de cerca de 50 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pentágono escolheu Microsoft para guardar os dados. Amazon contesta o contrato de 10 mil milhões de dólares

A Amazon anunciou esta sexta-feira que vai contestar a atribuição por parte do Pentágono de um contrato de armazenamento de dados 'online' (nuvem) no valor de 10 mil milhões de dólares à Microsoft. "Muitos aspetos do …

Queriam definir cidade à francesa, mas Marcelo não concordou e fez-se ouvir na Academia

A Academia Francesa apresentou, esta quinta-feira, ao Presidente português a nova definição da palavra cidade, mas Marcelo não esteve inteiramente de acordo, causando, segundo o próprio, um dos debates mais intensos dos mais de 350 …

Bolsonaro vai criar um partido "pobre, sem dinheiro, sem televisão". Quem for para lá, vai por amor

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira que os parlamentares que o acompanharem na mudança para o Aliança pelo Brasil, o seu novo partido, apenas o farão por amor, já que terá poucos recursos …

"Solução razoável". Marcelo promulga já aumento do salário mínimo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai promulgar já esta sexta-feira o diploma que estabelece um aumento do salário mínimo nacional para 635 euros em 2020, que considera "uma solução razoável, a pensar …

Filósofo francês diz aos homens para violarem mulheres. "Eu violo a minha todas as noites"

O filósofo e escritor francês Alain Finkielkraut afimrou na quarta-feira, durante um programa da TF1 sobre casos de violação divulgados pelos media, que diz aos homens para violarem as suas mulheres. "Eu violo a minha …

Ex-administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da SATA

O antigo administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da transportadora aérea açoriana SATA, informou hoje o executivo regional. "O presidente do Governo [Regional], Vasco Cordeiro, comunicou à Assembleia Legislativa o nome de Luís …

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …