A Comissão Europeia parece empenhada em promover todo o tipo de burocracias inconsequentes na internet.
Depois de ter treinado milhões de pessoas a clicar no OK de todos os popups que apareçam nos sites à custa dos cookies, vai agora treinar milhões de jovens e adolescentes a mentir (ainda mais) quanto à sua idade.
Segundo o Finantial Times, a partir de 2018 a União Europeia vai exigir que as redes sociais só permitam o registo de jovens com menos de 16 anos com a autorização dos pais.
Ora, se por um lado é fácil perceber a intenção de tal requisito, por outro lado será ainda mais fácil perceber que será algo impossível de fazer – e controlar.
Actualmente as redes sociais já especificam as idades mínimas para que um utilizador se registe.
Mas – tal como acontece em todos os sites “para adultos” – a verificação de idade limita-se a algo como marcar uma checkbox a dizer que se tem a idade regulamentar, ou a pedir uma data de nascimento que prontamente é preenchida com dados falsos para superar a validação.
A UE não explica como pretende que este controlo seja feito, dizendo apenas que as redes sociais deverão implementar “medidas razoáveis” para garantir que os jovens tenham a autorização dos pais.
Com a ameaça de multas sobre 4% das suas receitas, não deixa de ficar a sensação de que o objectivo é ter apenas mais uma fonte de receita para ir buscar alguns milhões às empresas tecnológicas sempre que for necessário amealhar mais alguns euros.
O ideal seria os pais ensinarem os filhos a utilizar as redes sociais de forma responsável!
Certo, mas antes os pais também deveriam ser ensinados, pois, uma grande parte deles está longe de “ser responsável”, basta ver o lixo que colocam na rede!…
As redes sociais deveriam bloquear quando houvesse um sistema de saber que era menor quem estivesse a utilizar…
A vida dos Europeus só vai ver melhorias, no dia em que a Comissão Europeia for à vida! A Comissão Europeia é o maior CANCRO que Deus trouxe ao mundo!
Nem sequer foram eleitos democráticamente!.. E põem, dispõem, mandam, desmandam, dão ordens aos Governos de nações soberanas com Governos eleitos democráticamente…
Epá, esmaguem esses vermes!.. Só conhecem o verbo “exturquir”!.. Enquanto a CE existir, a Europa está a saque!
Totalmente de acordo.
Sem duvida, com instituições anti-democráticas como a CE, o BCE, etc, a EU (e, por conseguinte, os europeus), não vão ter melhorias.
Não enquanto essas instituições que mandam, não forem democratizadas para servirem os europeus!!
* “extorquir”. Lamento o erro. 🙂