Menores de 16 anos vão precisar de autorização dos pais para usar redes sociais

A Comissão Europeia parece empenhada em promover todo o tipo de burocracias inconsequentes na internet.

Depois de ter treinado milhões de pessoas a clicar no OK de todos os popups que apareçam nos sites à custa dos cookies, vai agora treinar milhões de jovens e adolescentes a mentir (ainda mais) quanto à sua idade.

Segundo o Finantial Times, a partir de 2018 a União Europeia vai exigir que as redes sociais só permitam o registo de jovens com menos de 16 anos com a autorização dos pais.

Ora, se por um lado é fácil perceber a intenção de tal requisito, por outro lado será ainda mais fácil perceber que será algo impossível de fazer – e controlar.

Actualmente as redes sociais já especificam as idades mínimas para que um utilizador se registe.

Mas – tal como acontece em todos os sites “para adultos” – a verificação de idade limita-se a algo como marcar uma checkbox a dizer que se tem a idade regulamentar, ou a pedir uma data de nascimento que prontamente é preenchida com dados falsos para superar a validação.

A UE não explica como pretende que este controlo seja feito, dizendo apenas que as redes sociais deverão implementar “medidas razoáveis” para garantir que os jovens tenham a autorização dos pais.

Com a ameaça de multas sobre 4% das suas receitas, não deixa de ficar a sensação de que o objectivo é ter apenas mais uma fonte de receita para ir buscar alguns milhões às empresas tecnológicas sempre que for necessário amealhar mais alguns euros.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Certo, mas antes os pais também deveriam ser ensinados, pois, uma grande parte deles está longe de “ser responsável”, basta ver o lixo que colocam na rede!…

  1. A vida dos Europeus só vai ver melhorias, no dia em que a Comissão Europeia for à vida! A Comissão Europeia é o maior CANCRO que Deus trouxe ao mundo!

    Nem sequer foram eleitos democráticamente!.. E põem, dispõem, mandam, desmandam, dão ordens aos Governos de nações soberanas com Governos eleitos democráticamente…

    Epá, esmaguem esses vermes!.. Só conhecem o verbo “exturquir”!.. Enquanto a CE existir, a Europa está a saque!

    • Sem duvida, com instituições anti-democráticas como a CE, o BCE, etc, a EU (e, por conseguinte, os europeus), não vão ter melhorias.
      Não enquanto essas instituições que mandam, não forem democratizadas para servirem os europeus!!

RESPONDER

Estudo europeu releva que carros híbridos são “desastre ambiental”

Um estudo europeu chamou aos carros híbridos plug-in um "desastre ambiental" - as emissões de dióxido de carbono destes carros encontrar-se-ão acima do legalmente declarado e a associação ambientalista Zero pede o fim dos benefícios …

Fisco alerta para mensagens falsas enviadas a contribuintes

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou os contribuintes, numa mensagem no portal das Finanças, para o envio de mensagens falsas para o telemóvel nas quais é pedido que se carregue em 'links' que são …

"Pandemia do medo". Crianças brincam cada vez menos e isso pode aumentar a ansiedade

A pandemia assim o obriga. Mais tempo fechadas em salas de aula e sem oportunidades para brincarem com os amigos, as crianças estão cada vez mais sedentárias e isso não é positivo para o seu …

Convívio deve ser limitado às pessoas com quem se vive, apela DGS

A diretora-geral da Saúde apelou aos portugueses, esta segunda-feira, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, para limitarem os contactos físicos às pessoas com quem vivem. "Ao conviver em presença com familiares …

"Lembranças da Lua." China prepara missão para recolher amostras do solo lunar

A China vai fazer a primeira tentativa desde os anos 70 de ir à Lua recolher rochas. A missão ficará a cargo da Chang'e 5, que será lançada esta terça-feira. A Chang'e 5 vai realizar a …

Hotéis já podem ser usados como escritórios e centros de dia

Os estabelecimentos hoteleiros, de turismo de habitação e resorts já estão autorizados a serem temporariamente usados como escritórios, showrooms e centros de dia, segundo o decreto-lei publicado em Diário da República. O diploma publicado no domingo, …

Bolsonaro critica "ataques injustificados" sobre a desflorestação da Amazónia

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, considerou durante a cimeira virtual do G20, que as críticas sobre o aumento da desflorestação são "ataques injustificados" e "demagógicos" que surgem de países "menos competitivos". “Eu apresento factos, dados …

Dois novos casos de legionella diagnosticados no Grande Porto

Mais duas pessoas foram diagnosticadas com legionella, esta segunda-feira, na região do Grande Porto, elevando para 87 o número de casos identificados desde o início do surto. Fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) …

Reformaram-se 1.649 professores este ano. É o valor mais alto desde 2013

Este ano, reformaram-se mais 1.649 professores em Portugal continental. É o valor mais alto dos últimos sete anos. De acordo com o Correio da Manhã, entre janeiro e dezembro deste ano, aposentaram-se 1.649 professores em Portugal …

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …