Menores de 16 anos vão precisar de autorização dos pais para usar redes sociais

A Comissão Europeia parece empenhada em promover todo o tipo de burocracias inconsequentes na internet.

Depois de ter treinado milhões de pessoas a clicar no OK de todos os popups que apareçam nos sites à custa dos cookies, vai agora treinar milhões de jovens e adolescentes a mentir (ainda mais) quanto à sua idade.

Segundo o Finantial Times, a partir de 2018 a União Europeia vai exigir que as redes sociais só permitam o registo de jovens com menos de 16 anos com a autorização dos pais.

Ora, se por um lado é fácil perceber a intenção de tal requisito, por outro lado será ainda mais fácil perceber que será algo impossível de fazer – e controlar.

Actualmente as redes sociais já especificam as idades mínimas para que um utilizador se registe.

Mas – tal como acontece em todos os sites “para adultos” – a verificação de idade limita-se a algo como marcar uma checkbox a dizer que se tem a idade regulamentar, ou a pedir uma data de nascimento que prontamente é preenchida com dados falsos para superar a validação.

A UE não explica como pretende que este controlo seja feito, dizendo apenas que as redes sociais deverão implementar “medidas razoáveis” para garantir que os jovens tenham a autorização dos pais.

Com a ameaça de multas sobre 4% das suas receitas, não deixa de ficar a sensação de que o objectivo é ter apenas mais uma fonte de receita para ir buscar alguns milhões às empresas tecnológicas sempre que for necessário amealhar mais alguns euros.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Certo, mas antes os pais também deveriam ser ensinados, pois, uma grande parte deles está longe de “ser responsável”, basta ver o lixo que colocam na rede!…

  1. A vida dos Europeus só vai ver melhorias, no dia em que a Comissão Europeia for à vida! A Comissão Europeia é o maior CANCRO que Deus trouxe ao mundo!

    Nem sequer foram eleitos democráticamente!.. E põem, dispõem, mandam, desmandam, dão ordens aos Governos de nações soberanas com Governos eleitos democráticamente…

    Epá, esmaguem esses vermes!.. Só conhecem o verbo “exturquir”!.. Enquanto a CE existir, a Europa está a saque!

    • Sem duvida, com instituições anti-democráticas como a CE, o BCE, etc, a EU (e, por conseguinte, os europeus), não vão ter melhorias.
      Não enquanto essas instituições que mandam, não forem democratizadas para servirem os europeus!!

RESPONDER

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …