Menores de 16 anos vão precisar de autorização dos pais para usar redes sociais

A Comissão Europeia parece empenhada em promover todo o tipo de burocracias inconsequentes na internet.

Depois de ter treinado milhões de pessoas a clicar no OK de todos os popups que apareçam nos sites à custa dos cookies, vai agora treinar milhões de jovens e adolescentes a mentir (ainda mais) quanto à sua idade.

Segundo o Finantial Times, a partir de 2018 a União Europeia vai exigir que as redes sociais só permitam o registo de jovens com menos de 16 anos com a autorização dos pais.

Ora, se por um lado é fácil perceber a intenção de tal requisito, por outro lado será ainda mais fácil perceber que será algo impossível de fazer – e controlar.

Actualmente as redes sociais já especificam as idades mínimas para que um utilizador se registe.

Mas – tal como acontece em todos os sites “para adultos” – a verificação de idade limita-se a algo como marcar uma checkbox a dizer que se tem a idade regulamentar, ou a pedir uma data de nascimento que prontamente é preenchida com dados falsos para superar a validação.

A UE não explica como pretende que este controlo seja feito, dizendo apenas que as redes sociais deverão implementar “medidas razoáveis” para garantir que os jovens tenham a autorização dos pais.

Com a ameaça de multas sobre 4% das suas receitas, não deixa de ficar a sensação de que o objectivo é ter apenas mais uma fonte de receita para ir buscar alguns milhões às empresas tecnológicas sempre que for necessário amealhar mais alguns euros.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Certo, mas antes os pais também deveriam ser ensinados, pois, uma grande parte deles está longe de “ser responsável”, basta ver o lixo que colocam na rede!…

  1. A vida dos Europeus só vai ver melhorias, no dia em que a Comissão Europeia for à vida! A Comissão Europeia é o maior CANCRO que Deus trouxe ao mundo!

    Nem sequer foram eleitos democráticamente!.. E põem, dispõem, mandam, desmandam, dão ordens aos Governos de nações soberanas com Governos eleitos democráticamente…

    Epá, esmaguem esses vermes!.. Só conhecem o verbo “exturquir”!.. Enquanto a CE existir, a Europa está a saque!

    • Sem duvida, com instituições anti-democráticas como a CE, o BCE, etc, a EU (e, por conseguinte, os europeus), não vão ter melhorias.
      Não enquanto essas instituições que mandam, não forem democratizadas para servirem os europeus!!

RESPONDER

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …

"Foi uma opção equilibrada". Especialista refere que nova fase de desconfinamento é essencial

A última fase de desconfinamento está prestes a chegar. O momento foi ansiado por muitos portugueses que agora vão podem ter mais liberdade no seu dia a dia. Especialista refere que este passo é essencial. Ao …

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …

Para responder às acusações de eleitoralismo, Costa puxou do calendário. "Nada disto é novidade"

Proximidade do anúncio do fim das restrições para conter o avanço da pandemia às eleições autárquicas foi vista pelos partidos da oposição como uma manobra eleitoral para capitalizar os votos nos candidatos do PS. Após o …

Quem vai orientar o Barcelona contra o Benfica?

Nova exibição decepcionante do Barcelona e novo empate no campeonato. Situação de Koeman é realmente frágil. Não dá para mais. A frase de Piqué - "Somos o que somos agora, é o que temos" - está …

A sexualidade dos dinossauros continua um mistério - mas as respostas podem estar nos pássaros

A reprodução dos dinossauros continua um mistério, mas a plumagem ornamental do Confuciusornis, uma espécie parecida com os pássaros, é uma das grandes pistas. Tal como os outros animais, os dinossauros tinham relações sexuais para se …