O menor computador do mundo cabe na ponta de um grão de arroz

(dr) Universidade de Michigan

Investigadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, apresentaram o novo mais pequeno computador do mundo: a máquina tem apenas um décimo do tamanho da antiga recordista, fabricada pela IBM.

Em março deste ano, a IBM roubou o troféu à Universidade de Michigan, com a criação de um computador que tinha o tamanho de um grão de sal grosso. Não satisfeita, a Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, não baixou os braços perante esta rivalidade e conseguiu, de novo, criar o menor computador do mundo.

Agora, o mais pequeno computador do mundo tem apenas 0,3 mm de espessura, sendo muito menor do que a ponta de um grão de arroz, adianta o CanalTech.

David Blaauw, investigador da universidade norte-americana, explica que para que uma máquina seja classificada como um computador, deve manter os dados de programação sem que seja alimentada por um dispositivo externo. No entanto, quer o projeto da IBM como o da Universidade de Michigan não cumprem esse requisito, já que perdem os dados quando são desconectados da energia.

Ainda assim, o especialista acrescenta que esta é apenas uma questão de opinião no que toca à categorização destas máquinas como “computadores“, isto porque, na verdade, apesar de precisarem de uma fonte de energia externa, estas criações contam com RAM, energia fotovoltaica, recetores e transmissores sem fio.

Além disso, por ser minúsculo, o computador microscópico não pode ter antenas de rádio normais. Em vez disso, este aparelho faz a transferência de dados através de uma luz visível fornecida por uma base, que faz também a alimentação da energia.

Os investigadores da Universidade de Michigan acreditam que este pequeno mas poderoso computador pode ser útil na medição de temperatura na área oncológica, onde pode ser utilizada para solucionar questões sobre calor em tumores.

“Quando criámos o nossos sistema milimétrico não sabíamos exatamente para que seria útil. Mas, uma vez publicado, começamos a receber dezenas e dezenas de sugestões”, disse Blaauw.

Certo é que, independentemente de poderem ser chamados de computadores ou não, estes nanodispositivos podem vir a ter usos muito amplos e extremamente úteis, especialmente na área da medicina, na qual os sensores de precisão não-obstrutivos podem ajudar na descoberta de novas informações sobre doenças.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Caros Senhores ZAP,
    No último parágrafo, pode ler-se: “Certo é que, independentemente de poderem ser chamados de computadores ou não, estes nanodispositivos podem vir a ter usos muito amplos e extremamente úteis […]”.

    A frase tem uma imprecisão: Se o dispositivo é do tamanho da ponta de um grão de arroz, resulta claro, que é visível a olho nu. Ora, um nanómetro corresponde a 0,001 do micrómetro, que por sua vez corresponde a 0,001 do milímetro, que por sua vez corresponde a 0,001 do metro. Ou seja: 1 nanómetro = 0,000000001 metros. Impossível, portanto, ser visível a olho nu e, por conseguinte, não opera numa escala nanométrica. Como proposta de correcção, limitar-me-ia a omitir o prefixo “nano”.

RESPONDER

Filho de Biden quebra o silêncio. "Sei que não fiz nada errado"

O filho do ex-vice-Presidente norte-americano, que tem estado no centro do inquérito para a destituição de Donald Trump, admitiu que o seu percurso profissional na Ucrânia foi uma má decisão, rejeitando, porém, ter feito algo …

Já se sabe onde se vão sentar os novos partidos no Parlamento

A deputada do Livre vai sentar-se entre PCP e PS, o deputado da Iniciativa Liberal entre PSD e CDS-PP e o deputado do Chega o mais à direita, todos na segunda fila. A conferência de líderes …

Rota do Cabo: Funcionária emitiu 15 mil números de contribuinte fraudulentos em três anos

Funcionários das Finanças, da Segurança Social, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e advogados estão entre os principais suspeitos desta rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou, esta terça-feira, uma organização …

"É desonesto eu pagar". Paulo Maló revoltado por causa das dívidas do império que criou

O empresário e médico dentista Paulo Maló, fundador do grupo Malo Clinic, está revoltado com a possibilidade de ter que responder financeiramente no âmbito das dívidas de 70 milhões de euros que a empresa acumulou. O …

Sismo de magnitude 6.7 atinge as Filipinas

Um terramoto de magnitude 6.7 atingiu as Filipinas, a 69 quilómetros da cidade de Davao, avança a agência Reuters. De acordo com o Serviço de Prevenção de Tsunamis do Pacífico, não é esperado um tsunami …

Web Summit: Câmara de Lisboa terá que pagar mais 4,7 milhões de euros para assegurar edição deste ano

A Câmara de Lisboa vai discutir na quinta-feira alterações ao acordo para a realização da Web Summit, entre as quais o pagamento de mais 4,7 milhões de euros e o adiamento da expansão da Feira …

Business Insider: "Lisboa foi feita para o Instagram"

"Lisboa é cool." Hillary Hoffower, jornalista do Business Insider, apaixonou-se e descreveu a capital portuguesa num artigo em que diz entender porque é que Lisboa se tornou no "destino mais popular entre millenials em 2019". Hillary …

Bolsonaro prestes a deixar PSL. Partido da IURD na corrida para o receber

Em rota de colisão com o seu atual partido, o Partido Social Liberal (PSL), o Presidente brasileiro Jair Bolsonaro equaciona romper e já recebeu cinco convites de partidos de pequeno e médio porte, admitiu a …

Antigo ministro Pedro Mota Soares assume liderança da Apritel

O ex-ministro e ex-deputado do CDS foi o escolhido para liderar a Apritel, a associação que representa as principais operadoras de telecomunicações, como a Meo, a Nos e a Vodafone. O novo secretário-geral da associação …

E depois de Cristas? CDS atira congresso de sucessão para 2020

A direção nacional do partido vai propor que o Congresso, que decidirá a liderança do CDS, seja apenas em janeiro, apesar de Assunção Cristas ter manifestado vontade de que fosse ainda este ano. O CDS-PP reúne …