O menor computador do mundo cabe na ponta de um grão de arroz

(dr) Universidade de Michigan

Investigadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, apresentaram o novo mais pequeno computador do mundo: a máquina tem apenas um décimo do tamanho da antiga recordista, fabricada pela IBM.

Em março deste ano, a IBM roubou o troféu à Universidade de Michigan, com a criação de um computador que tinha o tamanho de um grão de sal grosso. Não satisfeita, a Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, não baixou os braços perante esta rivalidade e conseguiu, de novo, criar o menor computador do mundo.

Agora, o mais pequeno computador do mundo tem apenas 0,3 mm de espessura, sendo muito menor do que a ponta de um grão de arroz, adianta o CanalTech.

David Blaauw, investigador da universidade norte-americana, explica que para que uma máquina seja classificada como um computador, deve manter os dados de programação sem que seja alimentada por um dispositivo externo. No entanto, quer o projeto da IBM como o da Universidade de Michigan não cumprem esse requisito, já que perdem os dados quando são desconectados da energia.

Ainda assim, o especialista acrescenta que esta é apenas uma questão de opinião no que toca à categorização destas máquinas como “computadores“, isto porque, na verdade, apesar de precisarem de uma fonte de energia externa, estas criações contam com RAM, energia fotovoltaica, recetores e transmissores sem fio.

Além disso, por ser minúsculo, o computador microscópico não pode ter antenas de rádio normais. Em vez disso, este aparelho faz a transferência de dados através de uma luz visível fornecida por uma base, que faz também a alimentação da energia.

Os investigadores da Universidade de Michigan acreditam que este pequeno mas poderoso computador pode ser útil na medição de temperatura na área oncológica, onde pode ser utilizada para solucionar questões sobre calor em tumores.

“Quando criámos o nossos sistema milimétrico não sabíamos exatamente para que seria útil. Mas, uma vez publicado, começamos a receber dezenas e dezenas de sugestões”, disse Blaauw.

Certo é que, independentemente de poderem ser chamados de computadores ou não, estes nanodispositivos podem vir a ter usos muito amplos e extremamente úteis, especialmente na área da medicina, na qual os sensores de precisão não-obstrutivos podem ajudar na descoberta de novas informações sobre doenças.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Caros Senhores ZAP,
    No último parágrafo, pode ler-se: “Certo é que, independentemente de poderem ser chamados de computadores ou não, estes nanodispositivos podem vir a ter usos muito amplos e extremamente úteis […]”.

    A frase tem uma imprecisão: Se o dispositivo é do tamanho da ponta de um grão de arroz, resulta claro, que é visível a olho nu. Ora, um nanómetro corresponde a 0,001 do micrómetro, que por sua vez corresponde a 0,001 do milímetro, que por sua vez corresponde a 0,001 do metro. Ou seja: 1 nanómetro = 0,000000001 metros. Impossível, portanto, ser visível a olho nu e, por conseguinte, não opera numa escala nanométrica. Como proposta de correcção, limitar-me-ia a omitir o prefixo “nano”.

RESPONDER

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …