/

O pai de Hanifa prometeu-lhe uma casa-de-banho. Como não cumpriu, a menina pediu que fosse preso

3

BBC

Cerca de 500 milhões de indianos não têm uma casa-de-banho na sua casa

Cansada de esperar, Hanifa Zaara, uma menina indiana de sete anos, “denunciou” o seu pai à polícia por este não ter cumprido uma importante promessa que lhe tinha feito – a construção de uma casa de banho na sua casa.

Através de uma carta, a menina explicou às autoridades que o seu pai lhe tinha prometido construir uma casa-de-banho no interior da sua casa e, como não cumpriu, cometeu uma fraude, devendo, por isso, ser preso.

Hanifa vive com os seus pais em Ambur, no sul da Índia, e nunca teve uma casa-de-banho na sua casa. As necessidades desta família, tal como tantas outras no país, são feitas fora de casa, a céu aberto. A menina contou, em declarações à BBC, que esta é a uma situação muito comum no seu bairro, revelando que a situação a deixava envergonhada. “Sentia-me mal quando as pessoas estavam a olhar para mim”.

De acordo com os dados da UNICEF, cerca de 500 milhões de indianos defecam a céu aberto, sendo este um problema generalizado no país.

Quando era ainda pequena, a menina pediu ao seu pai que lhe construísse uma casa-de-banho. O pai disse que o faria se Hanifa fosse a melhor aluna da sua turma. “Eu sou a melhor aluna da minha turma desde a creche. E o meu pai continua a dizer que vai construir a casa-de-banho. É uma forma de trapacear então, por favor, prendam-no”, escreveu a menina na carta que entregou nas autoridades.

Caso não fosse possível prendê-lo, Hanifa sugeriu que a polícia forçasse o seu pai, pelo menos, a assinar um documento no qual fixasse uma data exata para a construção, de forma a evitar mais atrasos. A menina fez ainda questão de levar até ao posto da polícia uma mala carregada de troféus e diplomas de mérito.

À BBC, o pai da menina, disse que já começou a construir a casa-de-banho, mas ainda não o conseguiu terminar, uma vez que está desempregado e não tem dinheiro para acabar a construção.”Pedi à Hanifa que me desse mais tempo, mas ela parou de falar comigo porque não consegui manter minha promessa”, disse.

O pai da menina disse estar orgulhoso do comportamento da sua filha, explicando ainda que tentou várias vezes construir a casa-de-banho, chegando a recorrer às autoridades, no no âmbito do programa Índia Limpa, lançado pelo primeiro-ministro Narendra Modi, que tem por objetivo garantir que todos os indianos terão uma casa-de-banho em casa.

O gesto de Hanifa parece ter surtido algum efeito. As autoridades prometeram construir centenas de casas-de-banho na sua zona e a menina foi declarada uma embaixadora do programa de Modi. Hanifa fez ainda as pazes com o seu pai na esquadra da polícia. Ambos apertaram aos mãos ao fim de dez dias sem falarem.

ZAP //

 

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.