O pai de Hanifa prometeu-lhe uma casa-de-banho. Como não cumpriu, a menina pediu que fosse preso

BBC

Cerca de 500 milhões de indianos não têm uma casa-de-banho na sua casa

Cansada de esperar, Hanifa Zaara, uma menina indiana de sete anos, “denunciou” o seu pai à polícia por este não ter cumprido uma importante promessa que lhe tinha feito – a construção de uma casa de banho na sua casa.

Através de uma carta, a menina explicou às autoridades que o seu pai lhe tinha prometido construir uma casa-de-banho no interior da sua casa e, como não cumpriu, cometeu uma fraude, devendo, por isso, ser preso.

Hanifa vive com os seus pais em Ambur, no sul da Índia, e nunca teve uma casa-de-banho na sua casa. As necessidades desta família, tal como tantas outras no país, são feitas fora de casa, a céu aberto. A menina contou, em declarações à BBC, que esta é a uma situação muito comum no seu bairro, revelando que a situação a deixava envergonhada. “Sentia-me mal quando as pessoas estavam a olhar para mim”.

De acordo com os dados da UNICEF, cerca de 500 milhões de indianos defecam a céu aberto, sendo este um problema generalizado no país.

Quando era ainda pequena, a menina pediu ao seu pai que lhe construísse uma casa-de-banho. O pai disse que o faria se Hanifa fosse a melhor aluna da sua turma. “Eu sou a melhor aluna da minha turma desde a creche. E o meu pai continua a dizer que vai construir a casa-de-banho. É uma forma de trapacear então, por favor, prendam-no”, escreveu a menina na carta que entregou nas autoridades.

Caso não fosse possível prendê-lo, Hanifa sugeriu que a polícia forçasse o seu pai, pelo menos, a assinar um documento no qual fixasse uma data exata para a construção, de forma a evitar mais atrasos. A menina fez ainda questão de levar até ao posto da polícia uma mala carregada de troféus e diplomas de mérito.

À BBC, o pai da menina, disse que já começou a construir a casa-de-banho, mas ainda não o conseguiu terminar, uma vez que está desempregado e não tem dinheiro para acabar a construção.”Pedi à Hanifa que me desse mais tempo, mas ela parou de falar comigo porque não consegui manter minha promessa”, disse.

O pai da menina disse estar orgulhoso do comportamento da sua filha, explicando ainda que tentou várias vezes construir a casa-de-banho, chegando a recorrer às autoridades, no no âmbito do programa Índia Limpa, lançado pelo primeiro-ministro Narendra Modi, que tem por objetivo garantir que todos os indianos terão uma casa-de-banho em casa.

O gesto de Hanifa parece ter surtido algum efeito. As autoridades prometeram construir centenas de casas-de-banho na sua zona e a menina foi declarada uma embaixadora do programa de Modi. Hanifa fez ainda as pazes com o seu pai na esquadra da polícia. Ambos apertaram aos mãos ao fim de dez dias sem falarem.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …

"Ganhámos a primeira batalha". Presidente renova estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou oficialmente a renovação do estado de emergência nesta quinta-feira por mais quinze dias, prolongando-se este estado de exceção até 17 de abril. Numa mensagem ao país a …

João Félix e companhia com corte salarial de 70%

Os futebolistas do Atlético de Madrid, incluindo o português João Félix, viram esta quinta-feira confirmada a redução salarial de 70% devido ao Expediente Temporário de Regularização Temporário de Emprego (ERTE) requerido na semana passada pelo …