/

Menina de 10 anos tornou-se jornalista para mostrar ao mundo o que se passa na Palestina

Janna Jihad está a tornar-se um símbolo da Palestina. Com apenas dez anos, a menina pegou numa câmara e relata através da Internet tudo o que vê acontecer graças ao conflito israelo-palestiniano.

Foi o faro para a notícia e a triste realidade em que vive que despertaram o talento de Janna Jihad, a menina de 10 anos que se tornou jornalista para mostrar ao mundo o que se passa na Palestina.

A jovem, que vive em Nabi Saleh, uma aldeia ocupada pelo conflito israelita, começou a fazer vídeos do que se estava a passar depois de assistir à morte de um amigo e do seu tio.

“Não são muitos os jornalistas que estão a mandar uma mensagem do que se passa na Palestina para o resto do mundo, portanto eu pensei, ‘porque não enviar a minha própria mensagem?'”, conta a jovem à Al Jazeera.

“Eu falo do que se está a passar. Eu vejo uma ocupação, soldados, canhões e polícia. Eles fazem muitas coisas para tentarem tirar-nos da nossa terra”, explica.

O sucesso da pequena jornalista já está mais do que provado, com as redes sociais da jovem, como por exemplo o Facebook, a atingirem mais de 100 mil seguidores e muitas mensagens de apoio.

A câmara é a minha arma. E a minha câmara é mais forte do que uma arma. Posso enviar a minha mensagem para outras pessoas e essas pessoas podem enviar a outras”, afirma.

Em declarações à Al Jazeera, a mãe de Janna, Nawal Tamimi, diz que o trabalho da filha é um motivo de orgulho mas que, ao mesmo tempo, é muito assustador.

“Estou orgulhosa da minha filha porque como criança está a passar uma mensagem ao mundo. Ela partilha os seus medos, o que sente e até os problemas em ir às aulas”, diz.

“Mas também tenho medo por ela, sobretudo quando o exército ataca a meio da noite e acordamos com o fumo. Eles atacam as pessoas que demonstram estar contra a ocupação israelita”.

Bilal Tamimi, um tio da menina que trabalha como fotógrafo e documenta a violência dos soldados israelitas, foi uma das pessoas que a inspirou a tomar esta atitude.

“Ela devia estar a brincar ou a estudar, mas numa vida como a nossa isso não é opção”, conta o fotógrafo, que diz não ter sido fácil aceitar a nova ocupação da sobrinha.

“Temos de ensinar às nossas crianças que não podem aceitar a humilhação nem serem cobardes. Não podemos ensinar às crianças o silêncio mas sim que devem lutar pela sua liberdade”, defende.

Quando for mais velha, Janna quer estudar jornalismo em Harvard para, de seguida, poder trabalhar num grande canal de televisão como a CNN ou a Fox News.

“Esses canais não falam do que se passa na Palestina e eu quero fazer reportagens a partir daqui”, declara.

ZAP / Hypeness

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.