Menina de 10 anos tornou-se jornalista para mostrar ao mundo o que se passa na Palestina

Janna Jihad está a tornar-se um símbolo da Palestina. Com apenas dez anos, a menina pegou numa câmara e relata através da Internet tudo o que vê acontecer graças ao conflito israelo-palestiniano.

Foi o faro para a notícia e a triste realidade em que vive que despertaram o talento de Janna Jihad, a menina de 10 anos que se tornou jornalista para mostrar ao mundo o que se passa na Palestina.

A jovem, que vive em Nabi Saleh, uma aldeia ocupada pelo conflito israelita, começou a fazer vídeos do que se estava a passar depois de assistir à morte de um amigo e do seu tio.

“Não são muitos os jornalistas que estão a mandar uma mensagem do que se passa na Palestina para o resto do mundo, portanto eu pensei, ‘porque não enviar a minha própria mensagem?'”, conta a jovem à Al Jazeera.

“Eu falo do que se está a passar. Eu vejo uma ocupação, soldados, canhões e polícia. Eles fazem muitas coisas para tentarem tirar-nos da nossa terra”, explica.

O sucesso da pequena jornalista já está mais do que provado, com as redes sociais da jovem, como por exemplo o Facebook, a atingirem mais de 100 mil seguidores e muitas mensagens de apoio.

A câmara é a minha arma. E a minha câmara é mais forte do que uma arma. Posso enviar a minha mensagem para outras pessoas e essas pessoas podem enviar a outras”, afirma.

Em declarações à Al Jazeera, a mãe de Janna, Nawal Tamimi, diz que o trabalho da filha é um motivo de orgulho mas que, ao mesmo tempo, é muito assustador.

“Estou orgulhosa da minha filha porque como criança está a passar uma mensagem ao mundo. Ela partilha os seus medos, o que sente e até os problemas em ir às aulas”, diz.

“Mas também tenho medo por ela, sobretudo quando o exército ataca a meio da noite e acordamos com o fumo. Eles atacam as pessoas que demonstram estar contra a ocupação israelita”.

Bilal Tamimi, um tio da menina que trabalha como fotógrafo e documenta a violência dos soldados israelitas, foi uma das pessoas que a inspirou a tomar esta atitude.

“Ela devia estar a brincar ou a estudar, mas numa vida como a nossa isso não é opção”, conta o fotógrafo, que diz não ter sido fácil aceitar a nova ocupação da sobrinha.

“Temos de ensinar às nossas crianças que não podem aceitar a humilhação nem serem cobardes. Não podemos ensinar às crianças o silêncio mas sim que devem lutar pela sua liberdade”, defende.

Quando for mais velha, Janna quer estudar jornalismo em Harvard para, de seguida, poder trabalhar num grande canal de televisão como a CNN ou a Fox News.

“Esses canais não falam do que se passa na Palestina e eu quero fazer reportagens a partir daqui”, declara.

ZAP / Hypeness

PARTILHAR

RESPONDER

Gabriel confirma recuperação. "Pronto para voltar aos relvados"

Recorrendo às redes sociais, o médio brasileiro do Benfica Gabriel confirmou que já recuperou da lesão ocular e que se encontra pronto para voltar aos relvados. "Estou recuperado e pronto para voltar aos relvados graças …

Défice está a agravar-se. Medidas contra a pandemia custaram 660 milhões ao OE

O défice orçamental em abril agravou-se em 341 milhões de euros, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Os impactos da pandemia de covid-19 já se estão a fazer sentir. De acordo com os …

Equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições até ao final da época

As equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições e ter nove jogadores suplentes nos restantes encontros da edição 2019/20, anunciou a Liga de clubes. "No remanescente da época desportiva 2019/20, os clubes devem designar …

António Costa avisa TAP. Plano de rotas "não tem credibilidade"

O primeiro-ministro considera que a Comissão Executiva da TAP tem o dever legal de "gestão prudente" e "não tem credibilidade" um plano de rotas sem prévia informação sobre a estratégia de reabertura de fronteiras de …

Acordo iminente entre FC Porto e PSG por Alex Telles. Dragões encaixam 25 milhões

O desportivo A Bola garante esta quarta-feira que está praticamente alcançado o acordo para a para a transferência de Alex Telles do FC Porto para o PSG. De acordo com o jornal, o negócio que levará …

Líder do CDS não descarta coligações com o Chega (nem apoio a Marcelo nas Presidenciais)

Francisco Rodrigues dos Santos disse, esta quarta-feira, que os "partidos à direita do PS" devem ter as mesmas ferramentas que a geringonça. Por esse motivo, não descarta coligações com o Chega. Numa entrevista à TSF, o …

Sem contrato com Estado, CP só tem dinheiro até junho

A CP - Comboios de Portugal enfrenta dificuldades de liquidez, não só por causa do impacto económico da pandemia, mas também porque o Estado ainda não pagou a respetiva compensação anual pelo serviço público prestado. De …

Encontradas ruínas de uma cidade chinesa construída há 5.300 anos

As ruínas de uma antiga cidade chinesa com 5.300 anos foram encontradas por uma equipa de investigadores. A descoberta revela um planeamento urbano sem precedentes. Uma equipa de investigadores encontrou as ruínas de uma antiga cidade …

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …