Menezes tem 5 milhões em imóveis por explicar

O.D. Roberto Santorini / Wikimedia

Luís Filipe Menezes

Luís Filipe Menezes

O ex-autarca da Câmara de Gaia tem um património imobiliário no valor de cinco milhões de euros, algo que estará a ser investigado pelas autoridades.

A notícia, avançada esta quarta-feira pelo Correio da Manhã, avança que o ex-autarca da Câmara de Gaia tem um património imobiliário que ronda os cinco milhões de euros, algo que as autoridades não conseguem explicar e que já estará a ser investigado pelo DIAP do Porto.

Os imóveis em questão estarão em nome de Luís Filipe Menezes e também no de familiares diretos, podendo estar a ser investigado por vários crimes, entre eles corrupção, gestão danosa, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Em causa está também a investigação que ontem levou à realização de buscas nas instalações da autarquia, no âmbito de uma investigação ligada à empresa já extinta Gaianima, por suspeitas de gestão danosa.

Segundo o Público, que avançava que o inquérito não visava diretamente o antigo presidente da Câmara, a Judiciária também fez buscas em casas de vários diretores de empresas que assinaram contratos com essa empresa municipal.

Os inspetores da PJ recolheram documentação informática que poderão explicar o défice de 4,4 milhões de euros da empresa extinta no ano passado.

Para já, ainda não há arguidos mas, de acordo com as informações avançadas pelo CM, poderão estar na mira da investigação ex-administradores da empresa como o antigo futebolista, João Vieira Pinto, o antigo administrador da SAD do FC Porto, Angelino Ferreira, e o deputado do PSD Ricardo Almeida.

Segundo o diário, também o filho do meio do ex-autarca, Pedro Menezes, poderá vir a ser alvo da investigação devido a um contrato entre a empresa Desporto Vivo, na qual tem ligações, e a Gaianima.

Com a posse de Marcelo Rebelo de Sousa como novo Presidente da República, Luís Filipe Menezes deixa de ser conselheiro de Estado e vai perder o estatuto de imunidade, o que, de acordo com o CM, permite que o ex-autarca seja ouvido como arguido sem que as autoridades precisem de autorização para o interrogatório.

Gaia tem uma das autarquias mais endividadas do país, com uma divida de cerca de 300 milhões de euros deixada por Menezes.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Deve ter sido alguma amigo que lhos deu… ou emprestou!
    Na política cá da terra, a generosidade e o altruísmo são absolutamente incompreensíveis para qualquer cidadão comum.

  2. Então o Meneses não pode ter amigos tipo Santos Silva, não é só o Socrates.
    Agora mais a sério, isto só vem provar a corrupção nos políticos, o roubo que fizeram ao país, por isso o povo esta na miséria e eles podres de ricos. Quanto a mim ainda falta gente nesta lista, tal como o seu vice na câmara de Gaia, Marco António Costa, esse acólito de Passos.

    • Mas o Sócrates também tem 5 milhões em imóveis (ou noutra cosia qualquer)?!
      Onde?
      Até agora, ainda não vi absolutamente nada!…

      • Não tem ele mas tem o amigo… E nesse caso nem o amigo, nem os primo nem vizinhos, devem ter seja lá o que for…
        Lá os outros podem! Podem ter Imóveis no norte, quintas no Algarve., ganhar muito dinheiro nos bancos que logo depois vão à falência. Os familiares podem até “comprar” pavilhões ao preço da uva mijona, no parque das nações, é tudo legal…

  3. Apenas mais um pobre provinciano que andou pela politica. Mas encheu-se bem a custa do contribuinte. E foi este tipo conselheiro de estado., mas isto nao me admira vindo Cavaco, Dias Loureiro também o foi. Tudo gente honesta, ui.

  4. No dia em que houver justiça no país…. não haverá político na rua!!!!!! E lá está o velho ditado português: Políticos são todos iguais, venha o diabo e escolha!!!!!

  5. Fruto do seu suor e trabalho. Afinal o que são 5 milhões ? ninharias. Será que vamos ter um preso n.º 45? A justiça para estar a começar a funcionar para todos os corruptos.. que continuem o povo agradece, afinal o dinheiro é de todos nós.

  6. Estes milhões de poupança comparando com a colossal fortuna do ex autarca de Braga ( e família…) quem continua tranquilo e intocável….

RESPONDER

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …

Líder Supremo do Irão aprova medidas para reconhecer como "mártires" os mortos dos recentes distúrbios

O líder supremo do Irão aprovou as recomendações de um relatório oficial propondo o reconhecimento como "mártires" dos mortos nos recentes distúrbios no país sem que tenham "desempenhado qualquer papel", indicou esta quinta-feira o seu …

OE2020. Governo quer baixar preço da luz sem mexer no IVA

O Governo socialista está a estudar hipóteses "alternativas" para baixar o preço da luz sem mexer na taxa do IVA, devendo estas soluções constar já da proposta inicial do Orçamento de Estado para 2020 (OE2020). De …

Pelosi acionou votação para impeachment a Trump. "Os factos são incontestáveis"

A Presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou esta quinta-feira que o órgão irá avançar com a redação de acusações contra o Presidente norte-americano, no âmbito do processo de impeachment. “As ações …

Relação volta a contrariar Ivo Rosa. Depoimentos de Salgado nos casos BES e Monte Branco podem ser usados na Operação Marquês

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) autorizou a utilização na Operação Marquês dos depoimentos do banqueiro e arguido Ricardo Salgado, prestados nos processos Monte Branco e Universo GES/BES, contestando a decisão de Ivo Rosa, …

Carga fiscal subiu aos 35,4% em 2018. É o valor mais alto desde 2000

A carga fiscal em Portugal subiu dos 34,3% do PIB em 2017 para os 35,4% em 2018, o valor mais elevado desde 2000, acima da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento …