Menezes tem 5 milhões em imóveis por explicar

O.D. Roberto Santorini / Wikimedia

Luís Filipe Menezes

Luís Filipe Menezes

O ex-autarca da Câmara de Gaia tem um património imobiliário no valor de cinco milhões de euros, algo que estará a ser investigado pelas autoridades.

A notícia, avançada esta quarta-feira pelo Correio da Manhã, avança que o ex-autarca da Câmara de Gaia tem um património imobiliário que ronda os cinco milhões de euros, algo que as autoridades não conseguem explicar e que já estará a ser investigado pelo DIAP do Porto.

Os imóveis em questão estarão em nome de Luís Filipe Menezes e também no de familiares diretos, podendo estar a ser investigado por vários crimes, entre eles corrupção, gestão danosa, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Em causa está também a investigação que ontem levou à realização de buscas nas instalações da autarquia, no âmbito de uma investigação ligada à empresa já extinta Gaianima, por suspeitas de gestão danosa.

Segundo o Público, que avançava que o inquérito não visava diretamente o antigo presidente da Câmara, a Judiciária também fez buscas em casas de vários diretores de empresas que assinaram contratos com essa empresa municipal.

Os inspetores da PJ recolheram documentação informática que poderão explicar o défice de 4,4 milhões de euros da empresa extinta no ano passado.

Para já, ainda não há arguidos mas, de acordo com as informações avançadas pelo CM, poderão estar na mira da investigação ex-administradores da empresa como o antigo futebolista, João Vieira Pinto, o antigo administrador da SAD do FC Porto, Angelino Ferreira, e o deputado do PSD Ricardo Almeida.

Segundo o diário, também o filho do meio do ex-autarca, Pedro Menezes, poderá vir a ser alvo da investigação devido a um contrato entre a empresa Desporto Vivo, na qual tem ligações, e a Gaianima.

Com a posse de Marcelo Rebelo de Sousa como novo Presidente da República, Luís Filipe Menezes deixa de ser conselheiro de Estado e vai perder o estatuto de imunidade, o que, de acordo com o CM, permite que o ex-autarca seja ouvido como arguido sem que as autoridades precisem de autorização para o interrogatório.

Gaia tem uma das autarquias mais endividadas do país, com uma divida de cerca de 300 milhões de euros deixada por Menezes.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Deve ter sido alguma amigo que lhos deu… ou emprestou!
    Na política cá da terra, a generosidade e o altruísmo são absolutamente incompreensíveis para qualquer cidadão comum.

  2. Então o Meneses não pode ter amigos tipo Santos Silva, não é só o Socrates.
    Agora mais a sério, isto só vem provar a corrupção nos políticos, o roubo que fizeram ao país, por isso o povo esta na miséria e eles podres de ricos. Quanto a mim ainda falta gente nesta lista, tal como o seu vice na câmara de Gaia, Marco António Costa, esse acólito de Passos.

    • Mas o Sócrates também tem 5 milhões em imóveis (ou noutra cosia qualquer)?!
      Onde?
      Até agora, ainda não vi absolutamente nada!…

      • Não tem ele mas tem o amigo… E nesse caso nem o amigo, nem os primo nem vizinhos, devem ter seja lá o que for…
        Lá os outros podem! Podem ter Imóveis no norte, quintas no Algarve., ganhar muito dinheiro nos bancos que logo depois vão à falência. Os familiares podem até “comprar” pavilhões ao preço da uva mijona, no parque das nações, é tudo legal…

  3. Apenas mais um pobre provinciano que andou pela politica. Mas encheu-se bem a custa do contribuinte. E foi este tipo conselheiro de estado., mas isto nao me admira vindo Cavaco, Dias Loureiro também o foi. Tudo gente honesta, ui.

  4. No dia em que houver justiça no país…. não haverá político na rua!!!!!! E lá está o velho ditado português: Políticos são todos iguais, venha o diabo e escolha!!!!!

  5. Fruto do seu suor e trabalho. Afinal o que são 5 milhões ? ninharias. Será que vamos ter um preso n.º 45? A justiça para estar a começar a funcionar para todos os corruptos.. que continuem o povo agradece, afinal o dinheiro é de todos nós.

  6. Estes milhões de poupança comparando com a colossal fortuna do ex autarca de Braga ( e família…) quem continua tranquilo e intocável….

RESPONDER

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …

"Ganhámos a primeira batalha". Presidente renova estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou oficialmente a renovação do estado de emergência nesta quinta-feira por mais quinze dias, prolongando-se este estado de exceção até 17 de abril. Numa mensagem ao país a …

João Félix e companhia com corte salarial de 70%

Os futebolistas do Atlético de Madrid, incluindo o português João Félix, viram esta quinta-feira confirmada a redução salarial de 70% devido ao Expediente Temporário de Regularização Temporário de Emprego (ERTE) requerido na semana passada pelo …

Depois da Covid-19, cidade chinesa proibe criação e consumo de animais selvagens

Uma das mais prósperas cidades chinesas, Shenzhen, emitiu a proibição mais abrangente até à data de criação e consumo de animais selvagens, num esforço para evitar um surto futuro de coronavírus. A Covid-19 foi detetada pela …

Coronavírus chega às tribos indígenas da Amazónia

No Brasil, uma mulher de 20 anos, da tribo Kokama, testou positivo à Covid-19. Este é o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus num elemento de uma tribo indígena da Amazónia. Segundo noticiou a Sábado, …