Menezes tem 5 milhões em imóveis por explicar

O.D. Roberto Santorini / Wikimedia

Luís Filipe Menezes

Luís Filipe Menezes

O ex-autarca da Câmara de Gaia tem um património imobiliário no valor de cinco milhões de euros, algo que estará a ser investigado pelas autoridades.

A notícia, avançada esta quarta-feira pelo Correio da Manhã, avança que o ex-autarca da Câmara de Gaia tem um património imobiliário que ronda os cinco milhões de euros, algo que as autoridades não conseguem explicar e que já estará a ser investigado pelo DIAP do Porto.

Os imóveis em questão estarão em nome de Luís Filipe Menezes e também no de familiares diretos, podendo estar a ser investigado por vários crimes, entre eles corrupção, gestão danosa, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Em causa está também a investigação que ontem levou à realização de buscas nas instalações da autarquia, no âmbito de uma investigação ligada à empresa já extinta Gaianima, por suspeitas de gestão danosa.

Segundo o Público, que avançava que o inquérito não visava diretamente o antigo presidente da Câmara, a Judiciária também fez buscas em casas de vários diretores de empresas que assinaram contratos com essa empresa municipal.

Os inspetores da PJ recolheram documentação informática que poderão explicar o défice de 4,4 milhões de euros da empresa extinta no ano passado.

Para já, ainda não há arguidos mas, de acordo com as informações avançadas pelo CM, poderão estar na mira da investigação ex-administradores da empresa como o antigo futebolista, João Vieira Pinto, o antigo administrador da SAD do FC Porto, Angelino Ferreira, e o deputado do PSD Ricardo Almeida.

Segundo o diário, também o filho do meio do ex-autarca, Pedro Menezes, poderá vir a ser alvo da investigação devido a um contrato entre a empresa Desporto Vivo, na qual tem ligações, e a Gaianima.

Com a posse de Marcelo Rebelo de Sousa como novo Presidente da República, Luís Filipe Menezes deixa de ser conselheiro de Estado e vai perder o estatuto de imunidade, o que, de acordo com o CM, permite que o ex-autarca seja ouvido como arguido sem que as autoridades precisem de autorização para o interrogatório.

Gaia tem uma das autarquias mais endividadas do país, com uma divida de cerca de 300 milhões de euros deixada por Menezes.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Deve ter sido alguma amigo que lhos deu… ou emprestou!
    Na política cá da terra, a generosidade e o altruísmo são absolutamente incompreensíveis para qualquer cidadão comum.

  2. Então o Meneses não pode ter amigos tipo Santos Silva, não é só o Socrates.
    Agora mais a sério, isto só vem provar a corrupção nos políticos, o roubo que fizeram ao país, por isso o povo esta na miséria e eles podres de ricos. Quanto a mim ainda falta gente nesta lista, tal como o seu vice na câmara de Gaia, Marco António Costa, esse acólito de Passos.

    • Mas o Sócrates também tem 5 milhões em imóveis (ou noutra cosia qualquer)?!
      Onde?
      Até agora, ainda não vi absolutamente nada!…

      • Não tem ele mas tem o amigo… E nesse caso nem o amigo, nem os primo nem vizinhos, devem ter seja lá o que for…
        Lá os outros podem! Podem ter Imóveis no norte, quintas no Algarve., ganhar muito dinheiro nos bancos que logo depois vão à falência. Os familiares podem até “comprar” pavilhões ao preço da uva mijona, no parque das nações, é tudo legal…

  3. Apenas mais um pobre provinciano que andou pela politica. Mas encheu-se bem a custa do contribuinte. E foi este tipo conselheiro de estado., mas isto nao me admira vindo Cavaco, Dias Loureiro também o foi. Tudo gente honesta, ui.

  4. No dia em que houver justiça no país…. não haverá político na rua!!!!!! E lá está o velho ditado português: Políticos são todos iguais, venha o diabo e escolha!!!!!

  5. Fruto do seu suor e trabalho. Afinal o que são 5 milhões ? ninharias. Será que vamos ter um preso n.º 45? A justiça para estar a começar a funcionar para todos os corruptos.. que continuem o povo agradece, afinal o dinheiro é de todos nós.

  6. Estes milhões de poupança comparando com a colossal fortuna do ex autarca de Braga ( e família…) quem continua tranquilo e intocável….

RESPONDER

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …

Centenas foram à baixa de Lisboa protestar contra exploração do lítio

Cerca de quatro centenas de manifestantes de diferentes movimentos independentes de defesa do ambiente e de proteção do património rural protestaram hoje em Lisboa, contra a concessão e exploração a céu aberto do lítio em …

Rússia vai permitir que astronautas levem armas em viagens espaciais

Os astronautas russos vão começar a levar consigo uma arma de fogo durante as suas viagens espaciais. O objetivo é poderem afastar animais selvagens quando aterrarem em áreas remotas na Terra. A Rússia começou a armar …

Hotel no Peru vai ser demolido porque destruiu muro da época Inca

A justiça peruana determinou a demolição de um hotel da rede Sheraton que estava em construção em Cusco, por ter destruído, durante as obras, muros incas de 500 anos numa região considerada Património Cultural da …

No Museu do Louvre, os guias turísticos vão ser refugiados sírios e iraquianos

O Museu do Louvre, em Paris, vai treinar refugiados sírios e iraquianos como guias turísticos para os visitantes que solicitam um tour em árabe. Para os refugiados e requerentes de asilo, é agora gratuito entrar no …

Casal inglês tem um bebé com 17 meses (mas recusa-se a dizer se é menino ou menina)

Há casais que não querem saber o sexo do filho antes do momento do parto. Mas para um casal inglês, o parto da criança não acabou com o mistério em relação ao género. Decididos a proteger …