Menezes tem 5 milhões em imóveis por explicar

O.D. Roberto Santorini / Wikimedia

Luís Filipe Menezes

Luís Filipe Menezes

O ex-autarca da Câmara de Gaia tem um património imobiliário no valor de cinco milhões de euros, algo que estará a ser investigado pelas autoridades.

A notícia, avançada esta quarta-feira pelo Correio da Manhã, avança que o ex-autarca da Câmara de Gaia tem um património imobiliário que ronda os cinco milhões de euros, algo que as autoridades não conseguem explicar e que já estará a ser investigado pelo DIAP do Porto.

Os imóveis em questão estarão em nome de Luís Filipe Menezes e também no de familiares diretos, podendo estar a ser investigado por vários crimes, entre eles corrupção, gestão danosa, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Em causa está também a investigação que ontem levou à realização de buscas nas instalações da autarquia, no âmbito de uma investigação ligada à empresa já extinta Gaianima, por suspeitas de gestão danosa.

Segundo o Público, que avançava que o inquérito não visava diretamente o antigo presidente da Câmara, a Judiciária também fez buscas em casas de vários diretores de empresas que assinaram contratos com essa empresa municipal.

Os inspetores da PJ recolheram documentação informática que poderão explicar o défice de 4,4 milhões de euros da empresa extinta no ano passado.

Para já, ainda não há arguidos mas, de acordo com as informações avançadas pelo CM, poderão estar na mira da investigação ex-administradores da empresa como o antigo futebolista, João Vieira Pinto, o antigo administrador da SAD do FC Porto, Angelino Ferreira, e o deputado do PSD Ricardo Almeida.

Segundo o diário, também o filho do meio do ex-autarca, Pedro Menezes, poderá vir a ser alvo da investigação devido a um contrato entre a empresa Desporto Vivo, na qual tem ligações, e a Gaianima.

Com a posse de Marcelo Rebelo de Sousa como novo Presidente da República, Luís Filipe Menezes deixa de ser conselheiro de Estado e vai perder o estatuto de imunidade, o que, de acordo com o CM, permite que o ex-autarca seja ouvido como arguido sem que as autoridades precisem de autorização para o interrogatório.

Gaia tem uma das autarquias mais endividadas do país, com uma divida de cerca de 300 milhões de euros deixada por Menezes.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Deve ter sido alguma amigo que lhos deu… ou emprestou!
    Na política cá da terra, a generosidade e o altruísmo são absolutamente incompreensíveis para qualquer cidadão comum.

  2. Então o Meneses não pode ter amigos tipo Santos Silva, não é só o Socrates.
    Agora mais a sério, isto só vem provar a corrupção nos políticos, o roubo que fizeram ao país, por isso o povo esta na miséria e eles podres de ricos. Quanto a mim ainda falta gente nesta lista, tal como o seu vice na câmara de Gaia, Marco António Costa, esse acólito de Passos.

    • Mas o Sócrates também tem 5 milhões em imóveis (ou noutra cosia qualquer)?!
      Onde?
      Até agora, ainda não vi absolutamente nada!…

      • Não tem ele mas tem o amigo… E nesse caso nem o amigo, nem os primo nem vizinhos, devem ter seja lá o que for…
        Lá os outros podem! Podem ter Imóveis no norte, quintas no Algarve., ganhar muito dinheiro nos bancos que logo depois vão à falência. Os familiares podem até “comprar” pavilhões ao preço da uva mijona, no parque das nações, é tudo legal…

  3. Apenas mais um pobre provinciano que andou pela politica. Mas encheu-se bem a custa do contribuinte. E foi este tipo conselheiro de estado., mas isto nao me admira vindo Cavaco, Dias Loureiro também o foi. Tudo gente honesta, ui.

  4. No dia em que houver justiça no país…. não haverá político na rua!!!!!! E lá está o velho ditado português: Políticos são todos iguais, venha o diabo e escolha!!!!!

  5. Fruto do seu suor e trabalho. Afinal o que são 5 milhões ? ninharias. Será que vamos ter um preso n.º 45? A justiça para estar a começar a funcionar para todos os corruptos.. que continuem o povo agradece, afinal o dinheiro é de todos nós.

  6. Estes milhões de poupança comparando com a colossal fortuna do ex autarca de Braga ( e família…) quem continua tranquilo e intocável….

RESPONDER

Vila do Conde revela que tem 173 casos ativos no concelho

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou esta quarta-feira que existem 173 casos ativos de covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim …

Descarrilamento de comboio na Escócia faz pelo menos três mortos

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa, citada pela agência Lusa. O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo. Numa primeira …

Temido garante que "não haverá exceções" para o Avante (e pede cautela com vacina russa)

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por …

Trump pondera impedir entrada de residentes suspeitos de exposição à covid-19

A Administração norte-americana está a ponderar barrar a reentrada no país a cidadãos norte-americanos ou residentes legais suspeitos de terem sido expostos ao novo coronavírus. De acordo com o Jornal Económico, que cita o jornal New …

Pelo menos 42 feridos em Beirute em confrontos entre polícia e manifestantes

Pelo menos 42 pessoas ficaram feridas, esta terça-feira, em confrontos entre manifestantes e a polícia, pelo quarto dia consecutivo, nas proximidades do Parlamento em Beirute. De acordo com a Cruz Vermelha libanesa, dos pelo menos 42 …

ONU envia ajudas para estabilizar falta de alimentos no Líbano

A Organização das Nações Unidas já começou a ajudar o Líbano, através do envio de farinha de trigo. O objetivo é começar a colmatar a falta de alimentos destruído pelas explosões. Segundo o The Washington Post, …

Mais três mortes e 278 novos casos. Infeções aumentam no Norte

Portugal tem atualmente 12.519 casos ativos de covid-19 e 161 surtos, circunstâncias em que os casos ativos estão ligados a um fenómeno comum, anunciou esta quarta-feira a ministra da Saúde em conferência de imprensa. Esses surtos, …

Oito bebés em Portugal têm a mesma doença que Matilde (e já tomaram o medicamento mais caro do mundo)

Em Portugal, há oito bebés com até 2 anos que já tiveram autorização para tomar Zolgensma, o medicamento mais caro do mundo que pode ser a esperança para os casos de Atrofia Muscular Espinhal. O Jornal …

Praia de Copacabana será a primeira com reserva no areal para banhistas

A praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, Brasil, será o local de testes de um sistema de marcação de lugares no areal através de uma aplicação digital criada pela prefeitura carioca para evitar a …

Podemos e braço direito de Iglesias investigados por alegado financiamento ilegal

O Podemos está a ser investigado na sequência de denúncias sobre eventuais irregularidades de financiamento do partido espanhol liderado por Pablo Iglesias, vice-presidente do Governo espanhol. De acordo com o El Español, em causa está uma …