PJ faz buscas na Câmara de Gaia

Petr Adam Dohnálek / wikimedia

Edifício da Câmara Municipal em Vila Nova de Gaia

Edifício da Câmara Municipal em Vila Nova de Gaia

A Polícia Judiciária esteve esta terça-feira a fazer buscas nas instalações da Câmara Municipal de Gaia e na Gaiurb.

A notícia, avançada pelo jornal Público, avança que a PJ realizou esta terça-feira buscas na Câmara Municipal de Gaia, no âmbito de uma investigação ligada à empresa já extinta Gaianima.

Em causa estarão vários crimes, entre os quais o de administração danosa, que terão acontecido ainda durante os mandatos de Luís Filipe Menezes como presidente da autarquia.

No entanto, fonte da PJ confirmou ao jornal que a operação está relacionada com um inquérito que não visa diretamente o antigo presidente da Câmara.

Além das instalações da Câmara, a Judiciária também fez buscas em casas de vários diretores de empresas que assinaram contratos com a tal empresa municipal, que foi extinta o ano passado.

Contrariamente ao que o jornal afirmou antes, as buscas não visaram ex-administradores da Gaianima, no entanto, continuam a ser suspeitos deste caso.

De acordo com o Correio da Manhã, o ex-jogador João Vieira Pinto é um desses administradores, que pode vir a ser alvo de buscas e até arguido do caso.

Também Angelino Ferreira, antigo administrador da SAD do FC Porto, e Ricardo Almeida, deputado do PSD, devem ser alvo de investigações nos próximos dias.

Segundo o CM, também o filho do meio do ex-autarca, Pedro Menezes, poderá vir a ser alvo da investigação devido a um contrato entre a empresa Desporto Vivo, na qual tem ligações, e a Gaianima, que tem um buraco de 4,4 milhões.

As nove buscas terão começado de manhã cedo, por volta das sete da manhã, e a meio da tarde os inspetores ainda estavam na Gaiurb a recolher alguns documentos informáticos.

Esses mesmos documentos estavam na posse do antigo diretor financeiro da Gaianima, que agora trabalha nesta empresa municipal de gestão urbanística.

Segundo o Público, no final de 2014, a Câmara de Gaia garantiu ter enviado à Procuradoria-Geral da República uma auditoria externa feita à Gaianima que revelava “ilegalidades muito significativas”.

Na altura, o atual presidente da câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, sugeriu que estas ilegalidades representam uma “despesa impagável”.

Gaia tem uma das autarquias mais endividadas do país, com uma divida de cerca de 300 milhões de euros deixada por Menezes.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E foi Filipe Meneses conselheiro de estado, mais um tesourinho de Cavaco a par de Dias Loureiro, só gente honesta, que ate da vómitos,. A câmara de Gaia esta super endividada, perguntem ao Meneses e ao seu antigo num,ero 2, Marco Antonio Costa, esse mesmo do governo do Passos, eles com certeza sabem para onde foi o dinheiro.

  2. E aqueles estorninho que era médico e que nem como se chamava que se gabava de ter deixado a câmara com uma divida gigantesca mas que fora tudo investido em gaia. Em gaia ou nas gaias? – Está inocente, como é óbvio.

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …