PJ faz buscas na Câmara de Gaia

Petr Adam Dohnálek / wikimedia

Edifício da Câmara Municipal em Vila Nova de Gaia

Edifício da Câmara Municipal em Vila Nova de Gaia

A Polícia Judiciária esteve esta terça-feira a fazer buscas nas instalações da Câmara Municipal de Gaia e na Gaiurb.

A notícia, avançada pelo jornal Público, avança que a PJ realizou esta terça-feira buscas na Câmara Municipal de Gaia, no âmbito de uma investigação ligada à empresa já extinta Gaianima.

Em causa estarão vários crimes, entre os quais o de administração danosa, que terão acontecido ainda durante os mandatos de Luís Filipe Menezes como presidente da autarquia.

No entanto, fonte da PJ confirmou ao jornal que a operação está relacionada com um inquérito que não visa diretamente o antigo presidente da Câmara.

Além das instalações da Câmara, a Judiciária também fez buscas em casas de vários diretores de empresas que assinaram contratos com a tal empresa municipal, que foi extinta o ano passado.

Contrariamente ao que o jornal afirmou antes, as buscas não visaram ex-administradores da Gaianima, no entanto, continuam a ser suspeitos deste caso.

De acordo com o Correio da Manhã, o ex-jogador João Vieira Pinto é um desses administradores, que pode vir a ser alvo de buscas e até arguido do caso.

Também Angelino Ferreira, antigo administrador da SAD do FC Porto, e Ricardo Almeida, deputado do PSD, devem ser alvo de investigações nos próximos dias.

Segundo o CM, também o filho do meio do ex-autarca, Pedro Menezes, poderá vir a ser alvo da investigação devido a um contrato entre a empresa Desporto Vivo, na qual tem ligações, e a Gaianima, que tem um buraco de 4,4 milhões.

As nove buscas terão começado de manhã cedo, por volta das sete da manhã, e a meio da tarde os inspetores ainda estavam na Gaiurb a recolher alguns documentos informáticos.

Esses mesmos documentos estavam na posse do antigo diretor financeiro da Gaianima, que agora trabalha nesta empresa municipal de gestão urbanística.

Segundo o Público, no final de 2014, a Câmara de Gaia garantiu ter enviado à Procuradoria-Geral da República uma auditoria externa feita à Gaianima que revelava “ilegalidades muito significativas”.

Na altura, o atual presidente da câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, sugeriu que estas ilegalidades representam uma “despesa impagável”.

Gaia tem uma das autarquias mais endividadas do país, com uma divida de cerca de 300 milhões de euros deixada por Menezes.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E foi Filipe Meneses conselheiro de estado, mais um tesourinho de Cavaco a par de Dias Loureiro, só gente honesta, que ate da vómitos,. A câmara de Gaia esta super endividada, perguntem ao Meneses e ao seu antigo num,ero 2, Marco Antonio Costa, esse mesmo do governo do Passos, eles com certeza sabem para onde foi o dinheiro.

  2. E aqueles estorninho que era médico e que nem como se chamava que se gabava de ter deixado a câmara com uma divida gigantesca mas que fora tudo investido em gaia. Em gaia ou nas gaias? – Está inocente, como é óbvio.

RESPONDER

Remake de O Rei Leão já estreou. Manuel Moreira dá voz a Simba e José Raposo a Pumba

A nova versão do filme ‘O Rei Leão’, da Disney, chega esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas e Espalha-Factos dá-te a conhecer quem serão as vozes portuguesas que irão protagonizar um dos filmes mais …

Camisola da princesa Diana leiloada por quase 48 mil euros

A camisola de ginástica da princesa Diana, a "Princesa do Povo", foi leiloada online, esta quarta-feira, por quase 48 mil euros. Uma das sweatshirts de ginástica preferidas da princesa Diana foi leiloada online e vendida por …

Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

https://vimeo.com/348855966 O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano. Depois de anos sem oferecer novidades …

Depois da Área 51, 17.000 preparam-se para "assaltar" o Triângulo das Bermudas

Quase 18.000 pessoas aderiram ao evento do Facebook "Assalto ao Triângulo das Bermudas, não nos pode engolir a todos", um projeto que parece inspirar-se num outro plano recente que visa também tomar de assalto a …

Copos menstruais são tão fiáveis como os tampões

Os copos menstruais são seguros e tão ou até mais fiáveis em termos de fugas que os tampões ou os pensos higiénicos. A conclusão chega após um primeiro grande estudo científico sobre este produto que analisa …

Empresário de Casillas condenado a quatro anos de prisão

Santos Márquez, o agente que mediou a transferência do futebolista Iker Casillas para o FC Porto, foi condenado esta quinta-feira a quatro anos de prisão, escreve o jornal espanhol El Confidencial.  O Tribunal Provincial de Palma …

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …