PJ faz buscas na Câmara de Gaia

Petr Adam Dohnálek / wikimedia

Edifício da Câmara Municipal em Vila Nova de Gaia

Edifício da Câmara Municipal em Vila Nova de Gaia

A Polícia Judiciária esteve esta terça-feira a fazer buscas nas instalações da Câmara Municipal de Gaia e na Gaiurb.

A notícia, avançada pelo jornal Público, avança que a PJ realizou esta terça-feira buscas na Câmara Municipal de Gaia, no âmbito de uma investigação ligada à empresa já extinta Gaianima.

Em causa estarão vários crimes, entre os quais o de administração danosa, que terão acontecido ainda durante os mandatos de Luís Filipe Menezes como presidente da autarquia.

No entanto, fonte da PJ confirmou ao jornal que a operação está relacionada com um inquérito que não visa diretamente o antigo presidente da Câmara.

Além das instalações da Câmara, a Judiciária também fez buscas em casas de vários diretores de empresas que assinaram contratos com a tal empresa municipal, que foi extinta o ano passado.

Contrariamente ao que o jornal afirmou antes, as buscas não visaram ex-administradores da Gaianima, no entanto, continuam a ser suspeitos deste caso.

De acordo com o Correio da Manhã, o ex-jogador João Vieira Pinto é um desses administradores, que pode vir a ser alvo de buscas e até arguido do caso.

Também Angelino Ferreira, antigo administrador da SAD do FC Porto, e Ricardo Almeida, deputado do PSD, devem ser alvo de investigações nos próximos dias.

Segundo o CM, também o filho do meio do ex-autarca, Pedro Menezes, poderá vir a ser alvo da investigação devido a um contrato entre a empresa Desporto Vivo, na qual tem ligações, e a Gaianima, que tem um buraco de 4,4 milhões.

As nove buscas terão começado de manhã cedo, por volta das sete da manhã, e a meio da tarde os inspetores ainda estavam na Gaiurb a recolher alguns documentos informáticos.

Esses mesmos documentos estavam na posse do antigo diretor financeiro da Gaianima, que agora trabalha nesta empresa municipal de gestão urbanística.

Segundo o Público, no final de 2014, a Câmara de Gaia garantiu ter enviado à Procuradoria-Geral da República uma auditoria externa feita à Gaianima que revelava “ilegalidades muito significativas”.

Na altura, o atual presidente da câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, sugeriu que estas ilegalidades representam uma “despesa impagável”.

Gaia tem uma das autarquias mais endividadas do país, com uma divida de cerca de 300 milhões de euros deixada por Menezes.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E foi Filipe Meneses conselheiro de estado, mais um tesourinho de Cavaco a par de Dias Loureiro, só gente honesta, que ate da vómitos,. A câmara de Gaia esta super endividada, perguntem ao Meneses e ao seu antigo num,ero 2, Marco Antonio Costa, esse mesmo do governo do Passos, eles com certeza sabem para onde foi o dinheiro.

  2. E aqueles estorninho que era médico e que nem como se chamava que se gabava de ter deixado a câmara com uma divida gigantesca mas que fora tudo investido em gaia. Em gaia ou nas gaias? – Está inocente, como é óbvio.

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …