PJ faz buscas na Câmara de Gaia

Petr Adam Dohnálek / wikimedia

Edifício da Câmara Municipal em Vila Nova de Gaia

Edifício da Câmara Municipal em Vila Nova de Gaia

A Polícia Judiciária esteve esta terça-feira a fazer buscas nas instalações da Câmara Municipal de Gaia e na Gaiurb.

A notícia, avançada pelo jornal Público, avança que a PJ realizou esta terça-feira buscas na Câmara Municipal de Gaia, no âmbito de uma investigação ligada à empresa já extinta Gaianima.

Em causa estarão vários crimes, entre os quais o de administração danosa, que terão acontecido ainda durante os mandatos de Luís Filipe Menezes como presidente da autarquia.

No entanto, fonte da PJ confirmou ao jornal que a operação está relacionada com um inquérito que não visa diretamente o antigo presidente da Câmara.

Além das instalações da Câmara, a Judiciária também fez buscas em casas de vários diretores de empresas que assinaram contratos com a tal empresa municipal, que foi extinta o ano passado.

Contrariamente ao que o jornal afirmou antes, as buscas não visaram ex-administradores da Gaianima, no entanto, continuam a ser suspeitos deste caso.

De acordo com o Correio da Manhã, o ex-jogador João Vieira Pinto é um desses administradores, que pode vir a ser alvo de buscas e até arguido do caso.

Também Angelino Ferreira, antigo administrador da SAD do FC Porto, e Ricardo Almeida, deputado do PSD, devem ser alvo de investigações nos próximos dias.

Segundo o CM, também o filho do meio do ex-autarca, Pedro Menezes, poderá vir a ser alvo da investigação devido a um contrato entre a empresa Desporto Vivo, na qual tem ligações, e a Gaianima, que tem um buraco de 4,4 milhões.

As nove buscas terão começado de manhã cedo, por volta das sete da manhã, e a meio da tarde os inspetores ainda estavam na Gaiurb a recolher alguns documentos informáticos.

Esses mesmos documentos estavam na posse do antigo diretor financeiro da Gaianima, que agora trabalha nesta empresa municipal de gestão urbanística.

Segundo o Público, no final de 2014, a Câmara de Gaia garantiu ter enviado à Procuradoria-Geral da República uma auditoria externa feita à Gaianima que revelava “ilegalidades muito significativas”.

Na altura, o atual presidente da câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, sugeriu que estas ilegalidades representam uma “despesa impagável”.

Gaia tem uma das autarquias mais endividadas do país, com uma divida de cerca de 300 milhões de euros deixada por Menezes.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E foi Filipe Meneses conselheiro de estado, mais um tesourinho de Cavaco a par de Dias Loureiro, só gente honesta, que ate da vómitos,. A câmara de Gaia esta super endividada, perguntem ao Meneses e ao seu antigo num,ero 2, Marco Antonio Costa, esse mesmo do governo do Passos, eles com certeza sabem para onde foi o dinheiro.

  2. E aqueles estorninho que era médico e que nem como se chamava que se gabava de ter deixado a câmara com uma divida gigantesca mas que fora tudo investido em gaia. Em gaia ou nas gaias? – Está inocente, como é óbvio.

RESPONDER

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …