Barcelona, que dominou a última época, só tem três atletas nas 23 nomeadas. Há três portugueses na lista masculina.
A FIFPRO, Federação Internacional das Associações de Futebolistas Profissionais, anunciou nesta terça-feira a lista de 23 jogadores e jogadoras que podem constar no melhor 11 do futebol mundial em 2021.
Em parceria com a FIFA, na lista masculina destacam-se os nomes de Rúben Dias, Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo. Os três internacionais portugueses, que jogam em Manchester, podem ser incluídos na melhor equipa do ano.
Os três guarda-redes nomeados são: Alisson Becker, Gianluigi Donnarumma e Edouard Mendy.
Além de Rúben Dias, os defesas na lista são: David Alaba, Jordi Alba, Trent Alexander-Arnold, Daniel Alves e Leonardo Bonucci.
Os médios que fazem companhia a Bruno Fernandes: Sergio Busquets, Kevin De Bruyne, Frenkie de Jong, Jorginho e N’Golo Kanté.
Cristiano Ronaldo terá a concorrência dos seguintes avançados: Karim Benzema, Erling Haaland, Robert Lewandowski, Romelu Lukaku, Kylian Mbappé, Lionel Messi e Neymar.
Os clubes com mais jogadores nesta lista, com quatro representantes cada, são Chelsea, Paris Saint-Germain e Barcelona – embora Daniel Alves ainda nem tenha jogado pelo clube espanhol.
Venceram tudo, mas nesta lista…
Estas listas, quer masculina quer feminina, são elaboradas depois de contabilizados os votos dos próprios e das próprias futebolistas profissionais.
E é nas escolhas das jogadoras que “salta à vista” um dado estranho: o Barcelona, que foi campeão europeia, campeã nacional e vencedora da Taça da Rainha, só tem três jogadoras na lista de 23 nomeadas.
A estranheza aumenta quando recordamos a recente gala da Bola de Ouro. O troféu foi entregue a Alexia Putellas, o segundo lugar foi para Jennifer Hermoso e o quinto lugar pertenceu a Lieke Martens. Todas do Barcelona. Mas só Alexia está nestas escolhas da FIFPRO/FIFA. Jennifer e Lieke ficaram fora.
Alexia Putellas, Irene Paredes e Aitana Bonmati estão nomeadas. Poderiam ter entrado, além de Jennifer Hermoso e Lieke Martens, as futebolistas Sandra Paños ou Caroline Graham Hansen – embora cada pessoa faça as suas escolhas que, como sempre, são alvo de discussão.
Chelsea e Lyon dominam a lista, com cinco jogadoras cada.
A gala The Best, que vai anunciar os melhores 11, está marcada para o dia 17 de Janeiro.