Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica.

Há muitos anos que o dom dos animais de voar tem sido replicado pelos humanos. Na mitologia grega, Dédalo e Ícaro construíram asas artificiais a partir da cera do mel de abelhas e penas de pássaros. Verídica ou não, esta história mostra que, desde cedo, os humanos se apaixonam pela ideia de poder voar. Muito mais tarde, os humanos conseguiram mimetizar isto através dos aviões.

Numa tentativa de perceber como é que os pássaros voam, uma equipa de investigadores da Universidade de Stanford criou o PigeonBot, uma réplica da engenharia biológica de um pombo. Ao perceber melhor estas dinâmicas, esta inovação pode ainda levar a avanços na aeronáutica.

Segundo a Inverse, os investigadores aprenderam que o controlo paralelo das 20 penas primárias e 20 secundárias das asas é feito usando movimentos subtis do pulso e do “dedo”. Para imitar uma asa verdadeira, criaram uma espécie de drone com asas biohíbridas, equipadas com 40 penas de pombos reais.

“Desde os irmãos Wright, os engenheiros aeroespaciais tentam criar asas que podem mudar de forma, transformar, assim como os pássaros podem transformar as suas asas. Isso provou ser um desafio de design incrivelmente difícil, com apenas pequenos progressos até até o momento”, começou por dizer David Lentink, engenheiro mecânico na Universidade de Stanford.

“Apresentamos um grande passo em frente com a primeira asa de transformação biohíbrida sob controlo robótico que se pode transformar como um pássaro. O seu design é inspirado nas nossas descobertas básicas de investigação em biomecânica de aves”, acrescentou, em declarações à Eurekalert.

Apenas controlando o pulso e os dedos, os engenheiros conseguiram que o PigeonBot voasse perfeitamente, o que mostra que o mesmo se pode verificar em pombos reais.

Um estudo foi publicado, na semana passada, na revista científica Science Robotics. O objetivo passa agora por perceber como funciona a morfologia de outras aves para além de pombos.

“Quero começar a estudar uma amostra muito maior de todas as 10.000 espécies de pássaros descritas”, disse Lentink. “Também estou a trabalhar num novo robô aéreo biohíbrido com uma asa e uma cauda que se comportam como uma cauda de pássaro. Isto é para aumentar a capacidade de manobra de robôs aéreos e aeronaves e livrarem-se da cauda vertical, algo que os pássaros resolveram há mais de cem milhões de anos atrás. Mas este ainda é um desafio de engenharia”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo Regional da Madeira garante que aumento de casos se deve às celebrações de fim de ano

O presidente do Governo da Madeira afirmou que o aumento de casos de covid-19 registado nos últimos dias na região é resultado das celebrações do fim do ano, assegurando fiscalização mais apertada nos bares aos …

Novo máximo diário com 218 mortes. Morre uma pessoa com covid-19 a cada 7 minutos

Portugal contabilizou esta terça-feira 218 mortes, um novo máximo de óbitos em 24 horas, relacionados com a covid-19, e 10.455 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Quase metade das …

Ana Gomes teme que processos BES e Operação Marquês acabem como o dos submarinos

A candidata presidencial Ana Gomes disse ontem temer que processos como os do BES e da Operação Marquês terminem como o dos submarinos, em que considerou que se "trabalhou para a prescrição". Na conversa online que …

Recuperação só em 2022, disse Vestager. Leão quer aprovação rápida dos planos para a UE

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, afirmou que a recuperação europeia só será "sentida como tal" em 2022, mas que no outono já poderão ser visíveis alguns sinais, caso a vacinação contra a …

Marcelo aprova novas medidas e anuncia reunião com especialistas para discutir situação das escolas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou esta terça-feira o decreto do Governo que altera a regulamentação do estado de emergência devido à pandemia de covid-19 e anunciou uma reunião com especialistas na …

Jerónimo na campanha de João Ferreira para homenagear os que "se levantaram contra o fascismo"

O candidato presidencial comunista contou com a presença do secretário-geral do PCP, esta segunda-feira, na Marinha Grande, que destacou a importância de lutar contra os atuais "traços de regressão democrática". Durante uma ação na Escola Secundária …

Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Waldschmidt infetados

Os futebolistas do Benfica Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Luca Waldschmidt são os mais recentes casos positivos ao novo coronavírus no plantel do Benfica, informou esta terça-feira o clube da Luz. “O Sport Lisboa e …

Hospital de Portalegre abre inquérito a morte de doente que esteve 3 horas em ambulância

O hospital de Portalegre vai abrir um inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um octogenário, na noite de segunda-feira, na área dedicada aos doentes respiratórios, depois de estar quase três horas numa ambulância, …

"Não somos heróis". Há quartéis que podem fechar se não houver vacinas para os bombeiros

O presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), Fernando Curto, disse que se o número de bombeiros infetados com covid-19 continuar a este ritmo muitos quartéis podem ter de encerrar. "As carrinhas de transporte de …

Mayan ouve lesados da pandemia e diz que "limitações têm de vir acompanhadas do cheque"

Tiago Mayan Gonçalves ouviu as lamentações de uma série de empresários algarvios afetados pela pandemia. O candidato aponta o dedo ao Governo, argumentando que "limitações severas têm de vir acompanhadas do cheque". Esta segunda-feira, Tiago Mayan …