Um megatsunami devastou uma vila na Gronelândia. Três anos depois, há quem não possa voltar a casa

Em junho de 2017, Nuugaatsiaq, na Gronelândia, foi devastada por um megatsunami, cujas ondas foram desencadeadas por um enorme deslizamento de quase 30 quilómetros através do fiorde.

Embora as ondas se tivessem dissipado quando chegaram a Nuugaatsiaq, o seu efeito sobre a pequena vila de pescadores foi devastador, conta o Vice.

Imagens captadas por telemóveis dos locais mostram casas a ser erguidas das suas fundações e empurrados para o interior, antes de serem sugados para as águas congeladas; cães soltos às pressas correm desesperadamente antes de serem arrastados; e residentes em pijama correm para a segurança de um terreno mais alto.

Das 43 pessoas que viviam em Nuugaatsiaq na época do tsunami, quatro morreram e as restantes foram realocadas para a cidade vizinha Uummannaq.

Nos dias que se seguiram ao tsunami, o apoio financeiro para os deslocados chegou da Gronelândia. Os militares dinamarqueses ajudaram os residentes a recuperar todos os pertences que puderam, incluindo os cães que conseguiram sobreviver.

Após a evacuação para Uummannaq, os residentes esperavam voltar para casa assim que fosse seguro fazê-lo. Dias depois, goram convidados para uma reunião em que foram informados de que uma área ao redor do deslizamento ainda estava instável.

Mais de três anos depois, as pessoas que foram desalojadas pelo tsunami ainda não podem voltar a casa. Secções da rocha estão instáveis e podem desabar novamente, um sintoma do aquecimento do clima na região.

Em agosto, o manto de gelo da Gronelândia passou por um ponto crítico sem retorno. Investigadores da Ohio State University determinaram que a neve que repõe o gelo não será mais capaz de acompanhar o volume que está a perder. Em setembro, uma secção de gelo com quase 110 quiómetros quadrados quebrou da maior plataforma de gelo remanescente do Ártico no nordeste da Gronelândia, devido ao aquecimento das águas.

Num relatório de dezembro da Universidade de Liege, novos modelos climáticos estão a prever um derretimento 60% maior do manto de gelo da Gronelândia do que o previsto anteriormente.

Apesar das promessas iniciais de apoio de longo prazo, muitos sentem-se dececionados com o Governo, que dizem nunca ter cumprido a promessa de compensação por propriedades e despesas. Uma das famílias pagou do próprio bolso tudo, exceto a casa, incluindo o aluguer de uma propriedade na cidade até que uma casa permanente fosse fornecida, bem como novos móveis que substituiram os que tiveram de deixar para trás.

Cientistas que estudaram o megatsunami de 2017 dizem que, embora eventos como este ainda sejam incomuns, os efeitos do aquecimento global vão resultar em mais deslizamentos de terra e um aumento drástico no nível do mar, tanto na Gronelândia como noutros lugares.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …