Mega-operação das autoridades portuguesas salva francês das mãos de mafioso

amn.pt

Podia ser um filme de acção com selo de Hollywood, mas aconteceu de verdade, com uma mega-operação que envolveu Polícia Judiciária, Marinha, Polícia Marítima e Força Aérea Portuguesa a conseguir o resgate de um francês sequestrado, em alto mar, por um conterrâneo com ligações a grupos mafiosos e ao tráfico de droga.

A Polícia Judiciária (PJ) conseguiu libertar um cidadão francês de 28 anos, vítima de sequestro e coacção dentro do seu próprio veleiro, numa mega-operação que envolveu também a Unidade Nacional Contra Terrorismo, a Marinha, a Força Aérea Portuguesa e a Polícia Marítima.

O sequestrador, também de nacionalidade francesa, está em prisão preventiva. O detido, de 42 anos, tem antecedentes por crimes de natureza violenta, revelou a coordenadora da Unidade Nacional Contra-Terrorismo (UNCT), Patrícia Silveira, em conferência de imprensa.

O Correio da Manhã acrescenta que o detido tem ligações a “um grupo mafioso” que está associado ao tráfico de droga.

O veleiro e a vítima foram localizados na passada sexta-feira, já em águas internacionais, “a 400 quilómetros da costa”, explica o porta-voz da Marinha, o comandante Pereira da Fonseca, em declarações citadas pelo Diário de Notícias.

As autoridades portuguesas agiram depois de um pedido de ajuda das autoridades francesas emitido na quinta-feira, a alertar para o possível sequestro a bordo de uma embarcação ao largo da costa portuguesa.

O alerta do sequestro foi dado por um amigo da vítima, em França, a quem esta conseguiu enviar um SMS a pedir ajuda.

“Costumamos colaborar com a Polícia Judiciária em casos de narcotráfico, mas, em 28 anos, não me lembro de uma situação de sequestro”, confidencia ao DN o porta-voz da Marinha.

Já a Judiciária fala do caso como tendo “contornos de criminalidade especialmente violenta“.

A detecção do veleiro com a vítima e o sequestrador só foi possível graças à colaboração da Polícia Marítima e da Unidade Especial de Fuzileiros da Marinha.

A operação de resgate envolveu ainda um helicóptero da Força Aérea e a corveta da marinha Jacinto Cândido que “abordou o veleiro pelas 16:00 de sábado”, com agentes da Judiciária a libertarem a vítima.

A coordenadora da UNCT refere que o barco partiu do porto de Leixões na manhã de 26 de Julho e que se suspeita que o sequestrador queria coagir a vítima a fazer um transporte de droga.

No veleiro, foi apreendida “uma grande quantia de dinheiro“, anuncia a PJ.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura admite que “vitória não foi total” ao falhar objetivo de ficar em terceiro

O líder do Chega admitiu hoje que a “vitória não foi total” nas autárquicas de domingo, ao falhar o objetivo de ser a terceira força política, mas defendeu que se “fez história” em Portugal, recusando …

Liveblog Autárquicas. Carlos Moedas ganha Lisboa

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Medina assume derrota em Lisboa. "É uma indiscutível vitória de Carlos Moedas"

Fernando Medina acaba de assumir a derrota nas eleições autárquicas, felicitando Carlos Moedas pela vitória na Câmara de Lisboa. "É uma indiscutível vitória pessoal e política de Carlos Moedas", sublinha Medina. "Foi um privilégio servir esta …

Contra a "vigarice" das sondagens, "o PSD teve um excelente resultado"

O PSD conseguiu todos os objectivos a que se propôs nestas eleições autárquicas, segundo Rui Rio. O presidente do PSD considera que o partido teve "um excelente resultado" contra a "vigarice" das sondagens e "contra …

Costa: "PS continua a ser o maior partido autárquico nacional"

António Costa canta vitória nas eleições autárquicas, apesar de ainda não se conhecerem os resultados finais de Lisboa, Sintra e Loures. Para o secretário-geral socialista, não há dúvida de que o "PS continua a ser …

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …

Geringonça à direita... ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …

Autárquicas: PS reivindica vitória e acredita que ganha em Lisboa

O secretário-geral adjunto do PS reivindicou hoje vitória do seu partido nas eleições autárquicas, dizendo que irá vencer em número de câmaras e de freguesias, e manifestou-se confiante no quinto triunfo consecutivo em Lisboa. Esta posição …