Mega-operação das autoridades portuguesas salva francês das mãos de mafioso

amn.pt

Podia ser um filme de acção com selo de Hollywood, mas aconteceu de verdade, com uma mega-operação que envolveu Polícia Judiciária, Marinha, Polícia Marítima e Força Aérea Portuguesa a conseguir o resgate de um francês sequestrado, em alto mar, por um conterrâneo com ligações a grupos mafiosos e ao tráfico de droga.

A Polícia Judiciária (PJ) conseguiu libertar um cidadão francês de 28 anos, vítima de sequestro e coacção dentro do seu próprio veleiro, numa mega-operação que envolveu também a Unidade Nacional Contra Terrorismo, a Marinha, a Força Aérea Portuguesa e a Polícia Marítima.

O sequestrador, também de nacionalidade francesa, está em prisão preventiva. O detido, de 42 anos, tem antecedentes por crimes de natureza violenta, revelou a coordenadora da Unidade Nacional Contra-Terrorismo (UNCT), Patrícia Silveira, em conferência de imprensa.

O Correio da Manhã acrescenta que o detido tem ligações a “um grupo mafioso” que está associado ao tráfico de droga.

O veleiro e a vítima foram localizados na passada sexta-feira, já em águas internacionais, “a 400 quilómetros da costa”, explica o porta-voz da Marinha, o comandante Pereira da Fonseca, em declarações citadas pelo Diário de Notícias.

As autoridades portuguesas agiram depois de um pedido de ajuda das autoridades francesas emitido na quinta-feira, a alertar para o possível sequestro a bordo de uma embarcação ao largo da costa portuguesa.

O alerta do sequestro foi dado por um amigo da vítima, em França, a quem esta conseguiu enviar um SMS a pedir ajuda.

“Costumamos colaborar com a Polícia Judiciária em casos de narcotráfico, mas, em 28 anos, não me lembro de uma situação de sequestro”, confidencia ao DN o porta-voz da Marinha.

Já a Judiciária fala do caso como tendo “contornos de criminalidade especialmente violenta“.

A detecção do veleiro com a vítima e o sequestrador só foi possível graças à colaboração da Polícia Marítima e da Unidade Especial de Fuzileiros da Marinha.

A operação de resgate envolveu ainda um helicóptero da Força Aérea e a corveta da marinha Jacinto Cândido que “abordou o veleiro pelas 16:00 de sábado”, com agentes da Judiciária a libertarem a vítima.

A coordenadora da UNCT refere que o barco partiu do porto de Leixões na manhã de 26 de Julho e que se suspeita que o sequestrador queria coagir a vítima a fazer um transporte de droga.

No veleiro, foi apreendida “uma grande quantia de dinheiro“, anuncia a PJ.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há investigações a acidentes com comboios pendentes há mais de dez anos

A TSF avança esta terça-feira que há investigações a acidentes com comboios pendentes há mais de dez anos por causa da falta de pessoal. De acordo com a rádio, o Gabinete de Prevenção e Investigação de …

Cientistas "acordam" bactérias com 100 milhões de anos

Os micróbios e as bactérias estavam presentes em argilas enterradas no fundo do mar do oceano Pacífico e são apontados como os organismos vivos mais antigos do planeta Terra. Uma equipa de cientistas, dos Estados Unidos …

PSD e PS lesaram o Estado nos contratos dos aviões C-295 da Força Aérea

O Tribunal de Contas (TdC) concluiu que o Estado português perdeu 9,25 milhões de euros de compensação pelo incumprimento das contrapartidas na compra de 12 aviões C-295 à Airbus Defense and Space (ADS), num relatório …

Sob suspeita, Juan Carlos exila-se na República Dominicana (via Porto)

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, viajou este fim-de-semana para a República Dominicana, depois de decidir viver noutro país face à repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. O destino …

É possível inativar o novo coronavírus no leite materno. Basta pasteurizá-lo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto e da Sinai Health, no Canadá, realizou uma pesquisa que comprovou que pasteurizar o leite materno inativa o vírus Sars-CoV-2. Uma nova investigação, cujo artigo científico foi recentemente …

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …