Projeto de 800 milhões quer criar “mega cidade” sustentável em Almada

(dr)

“Innovation District”

Uma “mega cidade” sustentável está para nascer em Almada. O projeto prevê um investimento de 800 milhões de euros em 400 hectares e a criação de 17 mil postos de trabalho.

Um novo projeto imobiliário apresentado esta quinta-feira prevê um investimento de 800 milhões de euros em 400 hectares, dos quais mais de um quarto serão zonas verdes numa “mega cidade” sustentável em Almada. O projeto, intitulado “Innovation District”, teria como foco principal o Campus da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova.

Para além de mobilizar vários grupos privados, como a Nova School of Science and Technology, o projeto conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Almada.

A ambição é criar “uma nova cidade global” em Almada que promete combinar um “estilo de vida sustentável” com inovação e conhecimento tecnológico, incluindo ainda uma componente de requalificação pública em Porto Brandão, lê-se no comunicado citado pelo Observador.

Com uma área de 250 mil metros quadrados para a instalação de novas atividades económicas, prevê-se a criação de 17 mil novos empregos. A ideia passa por oferecer uma “alternativa qualificada e complementar de emprego e habitação à cidade de Lisboa”.

Seria ainda tirado o proveito da proximidade às praias da Costa da Caparica com 86 mil metros quadrados de infraestruturas turísticas. O plano sugere ainda a criação de uma comunidade energética com produção própria e neutra em carvão. Outra das ideias é que se possa percorrer em 15 minutos as distância entre os principais polos de atração.

Cordalequation, Rustik Puzzle, Sostate, Empresa Maia e Pereira, Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz, Emerging Ocean, Rio Capital, Orbisribalta e Fundação Serra Henriques são alguns dos investidores privados que já manifestaram interesse em colaborar no projeto.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Governo com margem política para abdicar de 15% do Novo Banco

Em 2022, o Governo tem margem política para abdicar do direito de entrar como acionista no Novo Banco (NB), inicial­mente com uma participação de mais de 2%, mas que pode subir a 15%. Para já, nem …

Tóquio2020. Biles renuncia também às finais de salto e barras assimétricas

A ginasta norte-americana Simone Biles, que renunciou à final do concurso geral individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também não vai participar das finais de domingo de salto e barras assimétricas, informou esta sexta-feira a Federação …

Governo não pediu parecer à CNPD sobre as "bodycams" em polícias. Método vai "aumentar a transparência"

A proposta da nova lei da videovigilância, que vai permitir que os polícias passem a usar câmaras nos uniformes, já foi aprovada em Conselho de Ministros, mas ainda não chegou ao Parlamento. Também não foi …

Marcelo reuniu com Lula, mas não revela o teor da conversa. Presidente diz que visita é apenas de cariz cultural

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse sexta-feira à chegada a São Paulo que a cultura tem um "papel fundamental" na convergência entre Portugal e o Brasil, rejeitando que a agenda alargada de …

PSP abre processos disciplinares por uso indevido de farda em manifestação

A PSP abriu processos disciplinares, por uso indevido e incorreto do uniforme, a agentes que participaram em 21 de junho, em Lisboa, numa manifestação organizada pelo Movimento Zero, confirmou esta sexta-feira à Lusa o porta-voz, …

Por onde passou o caminho bíblico da Judeia a Edom? Cientistas encontram respostas

Por onde passava o caminho bíblico que ligava o reino de Judeia à nação vizinha de Edom? Um novo estudo dá novas pistas sobre o possível percurso da estrada. Os investigadores israelitas sugerem que havia, pelo …

PCP diz que acusação a grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial evidencia "cartelização"

O PCP considerou esta sexta-feira que a acusação da Autoridade da Concorrência a cinco grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial, confirma a “prática parasitária e de cartelização” destes grupos, que fazem “da doença um negócio”. O …

Ensino Superior. Vagas voltam a aumentar com Porto, Lisboa e Aveiro na frente

O concurso nacional de acesso ao ensino superior volta a registar um aumento do número de vagas, segundo dados divulgados este sábado, que mostram Lisboa, Porto e Aveiro com o maior crescimento. Depois de, no ano …

Os pterossauros conseguiam voar assim que eclodiam dos ovos

Os pterossauros tinham asas suficientemente longas e ossos suficientemente fortes para conseguirem sustentar o voo depois de eclodirem. Uma equipa de cientistas da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, descobriu que os pterossauros recém-nascidos seriam capazes …

Madeira começa hoje a vacinar jovens a partir dos 12 anos. Açores não vacinam crianças "para já"

A Madeira começa este sábado a vacinar contra a covid-19 jovens a partir dos 12 anos, numa altura em que mais de metade da população adulta residente no arquipélago já está inoculada com a segunda …