Medo de vampiros leva ao assassinato de 9 pessoas no Malawi

Na nação africana Malaui, pelo menos 140 pessoas foram detidas pelo assassinato de nove vítimas, que acreditavam ser vampiros.

As autoridades de Malaui prenderam 140 pessoas por suspeitas de estarem envolvidas em ataques contra supostos praticantes de vampirismo em Blantyre e noutros distritos do país africano, revelou na sexta-feira o inspetor geral Lexon Kachama.

Os ataques começaram no sul da República Malaui, a segunda maior cidade do país, quando uma pessoa foi queimada viva e, na quarta feira, outra morreu apedrejada.

O aumento das tensões estendeu-se desde a zona do monte Mulanje, onde pelo menos seis pessoas foram assassinadas, até outros distritos do sul.

Os distúrbios no monte Mulanje estavam vinculados a rumores de que os habitantes se dirigiam àquela zona para roubar o sangue dos residentes locais e e utilizar-lo em rituais de “magia negra”, de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, no seu aviso para os britânicos que se possam encontrar no território.

A polícia, por sua vez, reiterou, no início de outubro, que os bruxos “chupa sangue” não tinham fundamento e que não havia nenhuma prova nem denúncia oficial de que alguém bebesse sangue humano como parte de rituais mágicos.

Agora, as autoridades locais pedem ajuda ao exército nas zonas afetadas, numa tentativa de controlar e acalmar as tensões, salvando vidas.

As crenças relacionadas com bruxaria e vampiros continuam muito enraizadas e aterrorizam muitos habitantes do Malaui, um dos países mais pobres do mundo. Já em 2002 houve uma série de eventos violentos semelhantes, provocados pelo medo dos “chupadores de sangue”.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto o ingrediente secreto para desenvolver um escudo contra radiação espacial mortal

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram uma nova técnica para proteger eletrónicos da tecnologia de exploração militar e espacial da radiação ionizante. A nova abordagem é mais económica do que as técnicas …

Guardas e familiares das vítimas pediram clemência. Mas Nicholas Sutton foi executado

O norte-americano foi executado, esta quinta-feira, no Tennessee, devido ao assassinato de quatro pessoas, apesar de alguns pedidos de clemência por parte de guardas prisionais e familiares das vítimas. De acordo com a CNN, Nicholas Sutton, …

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …