No Médio Oriente, a indústria do café está a ajudar mulheres a quebrar estereótipos

As mulheres começam a destacar-se em várias áreas da indústria do café no Médio Oriente. A entrada num mercado dominado por homens está a ajudá-las a quebrar estereótipos.

Nos Emirados Árabes Unidos, o café artesanal está por toda a parte. Se estivermos em Abu Dhabi, por exemplo, não tardará até vermos um homem em trajes tradicionais islâmicos a preparar uma chávena. O que provavelmente não esperaria é encontrar uma mulher a fazê-lo e, em alguns casos, até a ensinar jovens baristas.

O fenómeno não é endémico dos Emirados Árabes Unidos. Um pouco por todo o Médio Oriente começa-se a ver mulheres a pôr o pé na porta da indústria do café. Desta forma, as mulheres vão quebrando estereótipos de que esta é uma indústria exclusiva para homens.

Vários países do Médio Oriente estão a tentar livrar as suas economias da dependência do petróleo. Para tal, estão a virar-se para a mão de obra doméstica qualificada, encorajando o empreendedorismo nacional. Gradualmente, escreve o OZY, estão também a aumentar a participação feminina na força de trabalho.

Desde baristas a torrefadoras de café, são várias as mulheres a darem o salto para a indústria do café. Nooran Al Bannay desistiu do seu emprego como engenheira numa empresa petrolífera para tornar-se a primeira mulher do Médio Oriente a ter formação para avaliar cafés. Cleia Junqueira é jurada no Campeonato do Mundo de Baristas. Sara Al Ali é uma empresária saudita de café e especialista em café turco.

“A minha família bebe café turco e eu não gosto porque tem muito cardamomo e açúcar”, diz Al Ali, que criou um galardoado café turco usando grãos do Panamá, Etiópia e México. “Simplesmente reintroduzi essa mistura de uma maneira diferente, aplicando padrões de qualidade”.

“Quando comecei, estava a fazer sessões de treino apenas para mulheres na Arábia Saudita. Fiquei surpreendida porque homens começaram a ligar-me e perguntar: ‘Porque é que só estás a treinar mulheres? Queremos treinar contigo’“, disse ainda Al Ali.

No entanto, nem todas as mulheres têm a mesma facilidade em triunfar. A iraniana Raha Shahsavar diz que os seus colegas masculinos arranjam trabalho mais facilmente porque as pessoas presumem que os homens trabalham melhor com as máquinas.

“Quando comecei, era muito difícil convencer a minha família a deixar-me trabalhar nesta área”, disse ainda Shahsavar. “Agora eles veem todos os meus certificados e percebem que ser um profissional da indústria do café não é apenas carregar em botões para fazer uma bebida, o que é melhor”.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …