/

Medina tem boas notícias para os portugueses

15

António Pedro Santos / Lusa

O ministro das Finanças, Fernando Medina

O ministro das Finanças, Fernando Medina, diz que espera que a inflação desça para 3% durante vários meses, no segundo semestre deste ano. Isso será uma boa notícia para os portugueses que vivem aflitos com a subida dos preços.

“A inflação abrandará ao longo do ano de 2023, sendo que agora as projecções da Comissão Europeia e do FMI se aproximam daquelas que o Governo tinha feito”, referiu Medina no âmbito da sessão de abertura da conferência anual da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), na Fundação Gulbenkian, em Lisboa.

“Isso significa que assistiremos já ao longo deste ano, em particular no segundo semestre, a vários meses de inflação abaixo de 3%“, considerou Medina, destacando a melhoria das previsões económicas da Comissão Europeia (CE) para Portugal, divulgadas na semana passada.

Para o governante esta será uma evolução “importante relativamente à estabilização das expectativas futuras das famílias, das empresas e dos restantes agentes económicos”.

Dívida de Portugal “inferior a Espanha e França”

Além da inflação, Medina falou ainda da redução do rácio da dívida pública face ao Produto Interno Bruto (PIB).

Citando também as previsões da CE, o ministro notou que Portugal terminará o ano com um peso da dívida “inferior a Espanha, França e praticamente ao nível da Bélgica”.

Isso vai permitir “poupar dinheiro em juros”, ganhar a “confiança dos investidores” e dará maior “segurança” ao país e aos contribuintes.

Aprovação de regime experimental de ‘blockchain’ para breve

O ministro das Finanças garantiu também que o Governo continuará a trabalhar para promover medidas de redução dos custos de acesso ao mercado de capitais.

Medina reforçou ainda o objectivo de “tornar mais atractivo o mercado de capitais português para todos os tipos de investimentos, incluindo individuais, criando mais incentivos à poupança de médio prazo”.

O ministro das Finanças indicou ainda “a aprovação para breve do regime nacional de implementação do regulamento europeu que estabelece o regime experimental para operação da tecnologia do registo distribuído, mais conhecida por ‘blockchain’”.

Medina defendeu que o mercado de capitais, tal como a economia portuguesa, não pode ser olhado isoladamente, já que se insere no contexto europeu, que considera ainda não ter atingido todo o seu potencial.

O governante anunciou ainda que “muito em breve” será feita uma avaliação “da forma como decorre a implementação” do regime do incentivo à capitalização de empresas e da simplificação do regime de reporte de prejuízos fiscais.

Medina voltou ainda a defender uma “maior mobilização de capitais privados”, de forma que as empresas se tornem menos dependentes de empréstimos bancários.

ZAP // Lusa

15 Comments

  1. Quando li o título desta notícia, pensei que, finalmente, Medina ia descer os impostos! Mas, infelizmente, enganei-me. Continua o ilusionismo deste corrupto.

    • Estes tipos só “navegam” junto à costa e fazem previsões irrealistas nomeadamente ao comprar as dívidas com Espanha e França cujo potencial económico é muito superior ao nosso, dado que estamos na cauda da Europa. É interessante que não comparam SALÁRIOS. Se tivéssemos políticos e gestores à altura seríamos um país da linha da frente após o 25 de Abril, onde a maioria dos políticos se limitou a comer da gamela dos fundos europeus.

  2. Eu tenho uma ainda melhor notícia para os Portugueses:
    A Inflação será de 0 (é verdade, ZERO) se o Portugueses deixarem de comprar ou comprarem apenas produtos que não aumentaram de preço…
    Qualquer idiota sabe dar boas noticias, apenas precisa saber deixar os detalhes de fora…

  3. O Medina é o maior a descer a inflação. Já o aumento, esse é culpa do Passos e Putin.
    Estes tipos são excelentes a merecer crédito do que lhes interessa. O resto são conspirações de gente malvada.
    Fartinho que estou destes tipos.

    • O bando está todo treinado no ILUSIONISMO. O “Chefe Costa ” tem disso uma grande preparação. e, previamente faz aulas instrutórias com os seu pupilos, antes de iniciarem funções-

  4. As boas noticias do governo são como a maioria , provocam azia ….mas foram eleitos pelo povo ,mesmo sem contar , e voltarão a ser… habituem-se

  5. Ladrões, aldrabões, corruptos, mentirosos, trapaceiros… e ainda é dizer pouco. Não querem dar nada, não dêem, ninguém vos pede nada, só não andem a iludir as pessoas, a prometer que dão tudo e depois é só para 2 ou 3.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.