Dívida do Estado subiu 74 milhões por dia

1

Mário Cruz / Lusa

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno

Total da dívida pública aumentou para 279 mil milhões de euros. Portugueses tiraram 3 mil milhões dos bancos num mês.

A dívida do Estado aumentou ao longo do primeiro trimestre deste ano, sendo agora de 279.3 mil milhões de euros.

A nota publicada nesta terça-feira pelo Banco de Portugal apresenta uma subida de 6.7 mil milhões de euros, comparando com os números de Dezembro de 2022.

Ou seja, sublinha o Correio da Manhã, a dívida pública aumentou 74.4 milhões de euros por dia, entre Janeiro e Março deste ano.

O Jornal de Negócios destaca que, igualmente no primeiro trimestre, o peso da dívida pública subiu ligeiramente para 114% do Produto Interno Bruto (PIB).

Nesse contexto, a diferença é mínima em relação a Dezembro de 2022: era 113,9% no final do ano passado. Mesmo assim, foi a primeira subida desde Junho de 2021.

Recorde-se que o Governo que que o peso da dívida pública seja 107,5% do PIB, ainda neste ano. Será preciso descer 6,5% ao longo dos próximos três trimestres, numa descida média quase 2,2% por trimestre.

Tirar dinheiro do banco

Estes números estão parcialmente relacionados com a subida dos certificados de aforro: 3.5 mil milhões de euros.

Por outro lado, os depósitos nos bancos continuam a descer (baixaram em todos os meses de 2023, até agora).

Só em Março, os portugueses tiraram dos bancos 3 mil milhões de euros e agora os depósitos totalizam 174.8 mil milhões de euros.

Há agora menos dinheiro nos depósitos bancários do que havia no primeiro trimestre de 2022; é a primeira descida anual desde 2017.

ZAP //

1 Comment

  1. Mesmo com este gigantesco saque fiscal, sem paralelo, ainda aumentaram a dívida pública do país, em valor absoluto!!! E ainda resolveram aumentar todas as reformas! Se fossem apenas as reformas até 1000 euros, ainda concordaria. Agora assim?!? Estamos no bom caminho para ter aí a troika novamente. Deixem a conjuntura económica inverter e o diabo voltará.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.