Medina prometeu 6 mil casas de renda acessível em Lisboa, mas só entregou 391

CML

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Quando se candidatou à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, em 2017, Fernando Medina garantiu que seriam entregues seis mil casas de renda acessível. Contudo, e apesar de a autarquia ser o maior proprietário da capital, foram até agora entregues 391.

Como avança o Sapo, até agora Fernando Medina só entregou 391 das 6000 casas de renda acessível prometidas em 2017, altura em que se candidatou à presidência da Câmara Municipal de Lisboa.

Ao longos dos últimos anos foram lançados seis concursos. O primeiro, para 119 casas, teve lugar entre dezembro de 2019 e final de janeiro de 2020, enquanto os restantes cinco se realizaram todos de seguida, com início em agosto do ano passado e o último ainda está a decorrer.

A autarquia disse ao site que o objetivo para este mandato não será atingido – uma vez que as eleições autárquicas estão mesmo à porta – ao responder que “no calendário para este ano seguem-se concursos com cerca de 300 casas”, o que deixará o número longe das mil habitações.

A Câmara de Lisboa sublinha que o programa de renda acessível “pretende responder às atuais necessidades detetadas junto da população, nomeadamente dos agregados de rendimentos intermédios e jovens, que tinha já dado origem a um programa de renda convencionada, abrindo esta nova área de resposta habitacional”.

Sobre os contornos da renda acessível é esclarecido que estão definidos no Regulamento Municipal do Direito à Habitação, de novembro de 2019, e têm como princípio “que o valor do aluguer deve assumir como taxa de referência os 30% do rendimento disponível dos candidatos”.

Segundo a câmara lisboeta, o valor da renda de um T0 pode variar entre 150 e 400 euros, o de um T1 entre 150 e 500 euros e o de um T2 entre os 150 e 600 euros.

Além disso, a auatrquia tem diversos programas municipais de acesso à habitação, que vão do arrendamento apoiado à renda acessível, passando pelo renda segura ou o habitar centro histórico.

Através do subsídio municipal ao arrendamento, apoiou mais 970 famílias, de forma a tornar acessível a sua renda no mercado privado.

  ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Promete 6000, distribui 100, depois fica 4 anos sem fazer nenhum e agora com eleições à porta mete mais 300 no mercado. E as outras 5600? Por este andar precisaria de 10 mandatos… Claramente só para atirar areia aos olhos, este Medina é um aldrabão. Fora com ele. Está a destruir esta cidade, está a ficar impossível viver com o salário Português. É uma tristeza.

  2. Poderia ter dado a casa em que mora… Ouvi dizer que tinha sido uma bela compra e nunca ouvi nenhum desmentido em relação a essa matéria.

RESPONDER

O Sistema Solar pode estar cercado por um túnel magnético

O Sistema Solar pode estar rodeado por um túnel magnético. Cientistas sugerem que as estruturas brilhantes, em lados opostos do céu, estejam interligadas à nossa volta, a 350 anos-luz de distância. Jennifer West, investigadora do Instituto …

O volátil, inóspito e sufocante Vénus pode afinal ter oceanos de água debaixo da crosta

Devido à elevada temperatura da atmosfera de Vénus, caso a crosta se abrisse, os oceanos de água transformar-se-iam imediatamente em vapor. Conhecido por ser um planeta com uma atmosfera quente e sufocante de dióxido de carbono …

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …