Medina prometeu 6 mil casas de renda acessível em Lisboa, mas só entregou 391

CML

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Quando se candidatou à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, em 2017, Fernando Medina garantiu que seriam entregues seis mil casas de renda acessível. Contudo, e apesar de a autarquia ser o maior proprietário da capital, foram até agora entregues 391.

Como avança o Sapo, até agora Fernando Medina só entregou 391 das 6000 casas de renda acessível prometidas em 2017, altura em que se candidatou à presidência da Câmara Municipal de Lisboa.

Ao longos dos últimos anos foram lançados seis concursos. O primeiro, para 119 casas, teve lugar entre dezembro de 2019 e final de janeiro de 2020, enquanto os restantes cinco se realizaram todos de seguida, com início em agosto do ano passado e o último ainda está a decorrer.

A autarquia disse ao site que o objetivo para este mandato não será atingido – uma vez que as eleições autárquicas estão mesmo à porta – ao responder que “no calendário para este ano seguem-se concursos com cerca de 300 casas”, o que deixará o número longe das mil habitações.

A Câmara de Lisboa sublinha que o programa de renda acessível “pretende responder às atuais necessidades detetadas junto da população, nomeadamente dos agregados de rendimentos intermédios e jovens, que tinha já dado origem a um programa de renda convencionada, abrindo esta nova área de resposta habitacional”.

Sobre os contornos da renda acessível é esclarecido que estão definidos no Regulamento Municipal do Direito à Habitação, de novembro de 2019, e têm como princípio “que o valor do aluguer deve assumir como taxa de referência os 30% do rendimento disponível dos candidatos”.

Segundo a câmara lisboeta, o valor da renda de um T0 pode variar entre 150 e 400 euros, o de um T1 entre 150 e 500 euros e o de um T2 entre os 150 e 600 euros.

Além disso, a auatrquia tem diversos programas municipais de acesso à habitação, que vão do arrendamento apoiado à renda acessível, passando pelo renda segura ou o habitar centro histórico.

Através do subsídio municipal ao arrendamento, apoiou mais 970 famílias, de forma a tornar acessível a sua renda no mercado privado.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Promete 6000, distribui 100, depois fica 4 anos sem fazer nenhum e agora com eleições à porta mete mais 300 no mercado. E as outras 5600? Por este andar precisaria de 10 mandatos… Claramente só para atirar areia aos olhos, este Medina é um aldrabão. Fora com ele. Está a destruir esta cidade, está a ficar impossível viver com o salário Português. É uma tristeza.

RESPONDER

Lagoa na Patagónia fica cor-de-rosa devido à poluição

Uma lagoa no sul da Argentina tornou-se cor-de-rosa. Este fenómeno é impressionante, mas assustador, já que os especialistas e defensores do ambiente o atribuem à poluição por um produto químico utilizado para preservar os camarões …

Novo aumento de internados em Portugal, mais 1.610 infeções e nove mortes

Portugal registou esta segunda-feira 1.610 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal …

BE acusa Governo de “nunca ter concretizado” medidas para fixar profissionais no SNS

A coordenadora do BE acusou esta segunda-feira o Governo de “nunca ter concretizado” as medidas no Orçamento do Estado de 2019 para fixar profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e apontou como “absoluta necessidade” …

Bebés voltam a poder ser registados no hospital

No início da pandemia, o serviço "Nascer Cidadão" foi encerrado, Agora, mais de um ano depois, já é possível voltar a registar os bebés nos hospitais onde nascem. Os balcões "Nascer Cidadão" foram instalados há mais …

Fauci revela que uso de máscara está a ser revisto nos EUA para pessoas vacinadas

Anthony Fauci, conselheiro de saúde da Casa Branca, disse que os Estados Unidos estão a estudar a possibilidade de levantar a obrigatoriedade do uso de máscara para pessoas vacinadas contra a covid-19. Este domingo, Anthony Fauci …

Tratamentos de radioterapia em risco no IPO de Lisboa

Tratamentos de radioterapia no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa estão em risco devido à falta de profissionais. O IPO de Lisboa conta com sete aceleradores lineares, aparelhos sofisticados que obrigam à presença física de …

Presidente de associação solidária acusado de violar e escravizar mulheres em situações precárias

O presidente da associação "Paz no Coração" está a ser acusado por 60 crimes sexuais. Atualmente, encontra-se em prisão preventiva. Alfredo Marques Carvalho, líder da associação, acolhia vítimas de violência doméstica, atiradas para a rua com …

Sócrates sai em defesa de Vieira. Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois"

Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois", considera o antigo primeiro-ministro José Sócrates, num artigo de opinião publicado esta segunda-feira no qual reage às detenções de Luís Filipe Vieira e Joe Berardo. "Tudo igual, tudo igual, …

Thomas Daley: o ouro para quem sofreu muito

Bullying na escola, morte do pai, homossexualidade, incapaz de caminhar. Thomas Daley venceu uma prova de saltos para a água, em Tóquio, ao lado do também britânico Matty Lee. Surpresa nos saltos para a água, nos …

Depois de uma época dourada, Portugal cai sete lugares no ranking da inovação

A economia nacional caiu sete posições, naquela que é a primeira inversão na trajetória ascendente desde 2014. Apesar do recuo, Portugal melhorou em 18 dos 32 indicadores. A notícia, avançada esta segunda-feira pelo jornal Público, dá …