/

Medina prometeu 6 mil casas de renda acessível em Lisboa, mas só entregou 391

11

CML

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Quando se candidatou à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, em 2017, Fernando Medina garantiu que seriam entregues seis mil casas de renda acessível. Contudo, e apesar de a autarquia ser o maior proprietário da capital, foram até agora entregues 391.

Como avança o Sapo, até agora Fernando Medina só entregou 391 das 6000 casas de renda acessível prometidas em 2017, altura em que se candidatou à presidência da Câmara Municipal de Lisboa.

Ao longos dos últimos anos foram lançados seis concursos. O primeiro, para 119 casas, teve lugar entre dezembro de 2019 e final de janeiro de 2020, enquanto os restantes cinco se realizaram todos de seguida, com início em agosto do ano passado e o último ainda está a decorrer.

A autarquia disse ao site que o objetivo para este mandato não será atingido – uma vez que as eleições autárquicas estão mesmo à porta – ao responder que “no calendário para este ano seguem-se concursos com cerca de 300 casas”, o que deixará o número longe das mil habitações.

A Câmara de Lisboa sublinha que o programa de renda acessível “pretende responder às atuais necessidades detetadas junto da população, nomeadamente dos agregados de rendimentos intermédios e jovens, que tinha já dado origem a um programa de renda convencionada, abrindo esta nova área de resposta habitacional”.

Sobre os contornos da renda acessível é esclarecido que estão definidos no Regulamento Municipal do Direito à Habitação, de novembro de 2019, e têm como princípio “que o valor do aluguer deve assumir como taxa de referência os 30% do rendimento disponível dos candidatos”.

Segundo a câmara lisboeta, o valor da renda de um T0 pode variar entre 150 e 400 euros, o de um T1 entre 150 e 500 euros e o de um T2 entre os 150 e 600 euros.

Além disso, a auatrquia tem diversos programas municipais de acesso à habitação, que vão do arrendamento apoiado à renda acessível, passando pelo renda segura ou o habitar centro histórico.

Através do subsídio municipal ao arrendamento, apoiou mais 970 famílias, de forma a tornar acessível a sua renda no mercado privado.

ZAP //

11 Comments

  1. Promete 6000, distribui 100, depois fica 4 anos sem fazer nenhum e agora com eleições à porta mete mais 300 no mercado. E as outras 5600? Por este andar precisaria de 10 mandatos… Claramente só para atirar areia aos olhos, este Medina é um aldrabão. Fora com ele. Está a destruir esta cidade, está a ficar impossível viver com o salário Português. É uma tristeza.

  2. Poderia ter dado a casa em que mora… Ouvi dizer que tinha sido uma bela compra e nunca ouvi nenhum desmentido em relação a essa matéria.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.