Medidas do Governo para combater a pandemia custam 27 mil milhões de euros

Manuel de Almeida / Lusa

O pacote de medidas do Governo aprovadas para combater a pandemia de covid-19 ascendem a 27 mil milhões de euros. Só 0,7% deste montante vai contar para o défice.

As contas são apresentadas pelo Ministério das Finanças no Programa de Estabilidade (PE), entregue esta quinta-feira, ao Parlamento. Apenas 0,7% deste valor é que vai contar para o défice português.

Estas medidas que efetivamente podem afetar o défice “representam, no seu conjunto, um pacote orçamental de cerca de 2 mil milhões de euros por mês (0,9% do PIB), incluindo medidas com incidência única”. No entanto, o ministro das Finanças, Mário Centena, alerta que há uma segunda vaga de despesas que não cabem nas contas do défice.

“Acresce um pacote de medidas discricionárias com impacto financeiro e sem impacto orçamental de mais de 25,1 mil milhões de euros (11,8% do PIB), incluindo apoio à liquidez das empresas, concessão de incentivos, moratórias de crédito e de rendas, e prorrogações fiscais e contributivas”, lê-se no Programa de Estabilidade citado pelo Diário de Notícias.

“As medidas com maior impacto orçamental mensal serão o lay-off e o apoio à retoma de atividade empresarial (0,5% do PIB de 2019), a aquisição de equipamentos de proteção individual e ventiladores (0,1% do PIB de 2019), o subsídio de doença (0,07% do PIB de 2019) e o apoio excecional à família (0,06% do PIB de 2019)”, lê-se ainda no PE.

Em termos financeiros, “destaca-se as moratórias no crédito à habitação e no crédito a empresas (5,3% do PIB de 2019), a prorrogação de impostos e contribuições da Segurança Social (3,7% do PIB) e as medidas de liquidez para apoiar o tecido empresarial nacional e as autarquias locais (1,9% do PIB de 2019)”.

Há ainda um segundo pacote de medidas, que ascende a 11,8% do PIB, mas que não é vai às contas de Bruxelas e do Eurostat. Neste conjunto estão incluídas as “prorrogações de obrigações fiscais e contributivas”, as moratórias de créditos bancários, à habitação e outros.  Estas medidas não afetam o saldo orçamental, uma vez que as dívidas terão de ser pagas após a crise passar, explica o DN.

Em entrevista à RTP, Mário Centeno falou sobre o impacto concreto do coronavírus na economia. No mês de abril, as quebras de atividade lesaram a economia em 6,5 pontos percentuais e deixou mais 75 mil pessoas desempregadas comparativamente ao mesmo mês do ano passado, escreve o Observador.

“Temos números do desemprego que mostram um aumento significativo. Estamos a falar do aumento do número de registados nos centros de emprego na ordem dos 75 mil a mais face a abril do ano passado”, revelou o ministro das Finanças.

Centeno prevê ainda que a taxa de desemprego até final de 2020 deverá crescer 3 ou 4 pontos percentuais face à trajetória anterior. O governante realçou ainda que, antes da pandemia, “a economia portuguesa estava numa trajetória bastante virtuosa de crescimento, de redução do desemprego, aumento do emprego, dos salários”.

O responsável pela pasta das Finanças antecipa ainda que no mês de maio haverá mais atividade, principalmente devido à retoma gradual da normalidade. “Prevemos que ao longo do ano de 2022, estejamos a recuperar os níveis de atividade de 2019”, adiantou ainda.

A Comissão Europeia projeta que o PIB português vai contrair 6,8% em 2020 e recuperar 5,8% no ano seguinte, embora Centeno realce que estes são números especulativos: “Não está aí considerado o impacto do Plano de Recuperação Económica que a Comissão Europeia tem que avançar nas próximas semanas”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

FBI investiga ligações entre assaltantes do Capitólio e pessoa próxima de Trump

Uma pessoa próxima à presidência norte-americana de Donald Trump terá estado em contacto com o grupo de extrema-direita "Proud Boys" dias antes do ataque ao Capitólio. O FBI concluiu que uma pessoa ligada à presidência norte-americana …

"O terrorismo nunca tem a última palavra." Papa Francisco visita Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque

A viagem do Papa Francisco pelo Iraque continua. No terceiro dia, Francisco orou pelas vítimas da guerra no Médio Oriente. O Papa Francisco viajou este domingo até Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque, alvo da …

Pedro Pichardo conquista ouro no triplo salto

O português Pedro Pichardo conquistou, este domingo, o ouro no triplo salto. A medalha foi-lhe garantida no primeiro salto, mas qualquer um dos que se seguiram lhe garantiriam o primeiro lugar. Pedro Pichardo conquistou este domingo …

Inteligência Artificial dá vida a fotos antigas dos seus familiares

Um novo serviço de Inteligência Artificial permite animar fotografias antigas. Pode dar vida a tudo, desde fotos antigas de um familiar a um retrato de uma figura histórica. A empresa MyHeritage lançou um novo serviço chamado …

De "velho" a "enternecedor". As reações dos partidos às críticas de Cavaco Silva

O antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva teceu duras críticas, este sábado, ao Governo português. PS, PCP e Bloco de Esquerda reagiram. Este sábado, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando …

Descoberto dinossauro carnívoro que viveu nos Pirenéus há 66 milhões de anos

Cientistas identificaram uma nova espécie de dinossauro carnívoro, que viveu nos Pirenéus há cerca de 66 milhões de anos. De acordo com o canal estatal russo RT, a partir de alguns fósseis encontrados em Conca Dellà, …

Lisboa escolhia aleatoriamente quem vacinar. Task force obrigou-a a usar critério da idade

A Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo era a única do país a chamar utentes para a vacinação contra a covid-19 de forma automática e aleatória. Há cerca de 15 dias, …

Bife criado em laboratório pode resolver um grande problema com a carne

Cientistas criaram um bife em laboratório com a mesma textura que um bife real e com uma maior resistência microbial. O único problema é que não é comestível. Através de ciência regenerativa usada no desenvolvimento de …

"Love in on my side." The Black Mamba vencem o Festival da Canção

Love is on my side, dos The Black Mamba, vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, nos Países Baixos. Este sábado, os The Black Mamba venceram a 55.ª edição do Festival da Canção, …

A Perseverance usa o processador dos iMac de 1998

A Perseverance, a sonda da NASA que pousou no dia 18 de fevereiro em Marte, é movida por um processador PowerPC 750, que foi usado no iMac Bondi Blue original da Apple em 1998. Muitos podem …