Mais espaço ao ar livre e “assistentes de plateia” entre as medidas da Festa do Avante

die_linke / Flickr

Jerónimo de Sousa na Festa do Avante

O jornal “Avante!” divulgou, esta quinta-feira, as medidas de higiene e de saúde pública para a 44.ª edição da festa com o mesmo nome, que está a gerar bastante controvérsia devido à pandemia de covid-19.

De acordo com jornal oficial do PCP, as portas da edição deste ano da Festa do “Avante!” abrirão mais cedo. “De forma a evitar aglomerações junto das entradas, a Porta da Quinta da Princesa e a Porta da Quinta do Cabo abrirão ao público na sexta-feira, pelas 16h00.”

O recinto ganha mais espaço. Segundo a publicação, “serão cerca de mais 10 mil m2 que estarão acessíveis aos visitantes” e “todos os espaços terão “delimitação de áreas, marcação de corredores e circuitos”.

O evento contará com três palcos centrais. “O Palco 25 de Abril cresceu 6000 m2, o Auditório 1.º de Maio deixou de ter cobertura, passando a ter 5000 m2 ao ar livre, e o terceiro palco será o Palco Paz, que aglutinará a programação de outros palcos”, lê-se.

O jornal “Avante!” acrescenta que o “Avanteatro e o Cineavante funcionarão ao ar livre e com área de plateia consideravelmente maior”; a “Festa do Livro deixa a tenda fechada e estará em local amplo e com sombra”; o “Espaço Ciência terá corredores de oito metros” e o “Espaço Criança também verá o seu espaço aumentado”.

Entre as novas medidas desta edição encontram-se os “assistentes de plateia”, funcionários responsáveis por encaminhar os visitantes aos seus lugares, e o uso de máscara, “que será obrigatório no acesso a espaços e a todos os serviços de atendimento”.

O número de bares e restaurantes será reduzido, enquanto que as esplanadas, com distanciamento assegurado entre mesas e cadeiras, serão alargadas. Nestes locais, os comunistas asseguram “equipas de higienização permanentes e pontos de água e sabão”.

O jornal “Avante!” diz que “o pagamento digital com cartão e a forma de pagamento contactless serão privilegiados de maneira a evitar o manuseamento de dinheiro”.

O evento contará também “com instalações sanitárias de grandes dimensões, uma das quais exclusiva para crianças”, e haverá uma equipa de limpeza permanente em cada instalação. Haverá momentos em que estes locais serão temporariamente encerrados para “limpeza e desinfeção mais frequente e mais profunda”.

Segundo a organização do evento, “o acampamento exterior continuará a existir”, mas com “lotação limitada”, embora não seja ainda conhecido o número de pessoas que o poderão fazer.

Esta quinta-feira, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, destacou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas, mas salientou que não serão admitidas exceções às regras.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas a explorar o mapa 3D mais detalhado do Universo com realidade virtual

Google Earth do Espaço. Já é possível navegar pelo mapa mais detalhado do Universo

Investigadores da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, lançaram este mês um software de código aberto que permite visitas virtuais ao Espaço. O Virtual Reality Universe Project (VIRUP) utiliza o maior conjunto de dados do …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …