Mais espaço ao ar livre e “assistentes de plateia” entre as medidas da Festa do Avante

die_linke / Flickr

Jerónimo de Sousa na Festa do Avante

O jornal “Avante!” divulgou, esta quinta-feira, as medidas de higiene e de saúde pública para a 44.ª edição da festa com o mesmo nome, que está a gerar bastante controvérsia devido à pandemia de covid-19.

De acordo com jornal oficial do PCP, as portas da edição deste ano da Festa do “Avante!” abrirão mais cedo. “De forma a evitar aglomerações junto das entradas, a Porta da Quinta da Princesa e a Porta da Quinta do Cabo abrirão ao público na sexta-feira, pelas 16h00.”

O recinto ganha mais espaço. Segundo a publicação, “serão cerca de mais 10 mil m2 que estarão acessíveis aos visitantes” e “todos os espaços terão “delimitação de áreas, marcação de corredores e circuitos”.

O evento contará com três palcos centrais. “O Palco 25 de Abril cresceu 6000 m2, o Auditório 1.º de Maio deixou de ter cobertura, passando a ter 5000 m2 ao ar livre, e o terceiro palco será o Palco Paz, que aglutinará a programação de outros palcos”, lê-se.

O jornal “Avante!” acrescenta que o “Avanteatro e o Cineavante funcionarão ao ar livre e com área de plateia consideravelmente maior”; a “Festa do Livro deixa a tenda fechada e estará em local amplo e com sombra”; o “Espaço Ciência terá corredores de oito metros” e o “Espaço Criança também verá o seu espaço aumentado”.

Entre as novas medidas desta edição encontram-se os “assistentes de plateia”, funcionários responsáveis por encaminhar os visitantes aos seus lugares, e o uso de máscara, “que será obrigatório no acesso a espaços e a todos os serviços de atendimento”.

O número de bares e restaurantes será reduzido, enquanto que as esplanadas, com distanciamento assegurado entre mesas e cadeiras, serão alargadas. Nestes locais, os comunistas asseguram “equipas de higienização permanentes e pontos de água e sabão”.

O jornal “Avante!” diz que “o pagamento digital com cartão e a forma de pagamento contactless serão privilegiados de maneira a evitar o manuseamento de dinheiro”.

O evento contará também “com instalações sanitárias de grandes dimensões, uma das quais exclusiva para crianças”, e haverá uma equipa de limpeza permanente em cada instalação. Haverá momentos em que estes locais serão temporariamente encerrados para “limpeza e desinfeção mais frequente e mais profunda”.

Segundo a organização do evento, “o acampamento exterior continuará a existir”, mas com “lotação limitada”, embora não seja ainda conhecido o número de pessoas que o poderão fazer.

Esta quinta-feira, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, destacou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas, mas salientou que não serão admitidas exceções às regras.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.