Médicos marcam greve para os dias 22, 23 e 24 de novembro

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e a Federação Nacional dos Médicos (FNM) marcaram greve para os dias 22, 23 e 24 de novembro.

A greve tem “como objetivo fundamental exigir o financiamento do Serviço Nacional de Saúde”, defendeu Jorge Roque da Cunha, secretário-geral do SIM, à saída de uma reunião em Coimbra, esta quarta-feira, que contou também com a presença da FNM.

Citado pelo Expresso, Roque da Cunha frisa que: “hoje é evidente em todo o país que os médicos, apesar de todos os esforços que têm feito – e estamos a falar de médicos que deram oito milhões de horas extraordinárias ao Serviço Nacional de Saúde – não conseguem aguentar mais”.

A bem do Serviço Nacional de Saúde é o momento, depois da vacinação e controlo da pandemia é tempo de dizer basta”, afirmou, acrescentando que não se trata de uma “visão catastrofista”, mas que é “impossível” o SNS continuar assim.

“Apesar de todos os esforços que têm feito os médicos não conseguem aguentar mais. Está nas mãos do Governo evitar [esta greve]”, referiu Roque da Cunha, citado pelo Observador.

O representante recorda que desde que Marta Temido está no Governo “os sindicatos nunca foram recebidos” pelo Executivo.

Por sua vez, Noel Carrilho, da FNAM, frisou ainda que “caso essas reuniões tivessem acontecido não haveria algumas propostas no Orçamento do Estado” recusando-se a “levar a sério” um Governo que faz propostas como a das 500 horas extraordinárias em serviço de urgência.

A decisão surge depois de nos últimos dias terem sido anunciada a demissão do diretor clínico do Centro Hospitalar de Setúbal e mais 86 médicos, assim como o encerramento das urgências do Hospital de Leira por falta de pessoal.

Também esta quarta-feira, a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública convocou greve para 12 de novembro, considerando que o documentos não responde aos problemas do setor nem às reivindicações dos trabalhadores.

  ZAP // Lusa

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Num momento único, astrónomos viram uma anã branca a "ligar e desligar"

Pela primeira vez, uma equipa de astrónomos usou o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) para ver uma anã branca a desligar e ligar abruptamente.  Em astronomia, uma anã branca é um remanescente estelar composto principalmente por …

Pela primeira vez, o Princípio da Equivalência de Einstein foi verificado em quasares

Investigadores conseguiram medir o desvio para o vermelho gravitacional em quasares e assim estender o teste a regiões muito distantes de onde a luz foi emitida quando o nosso Universo era jovem. De acordo com a …

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …