/

Médicos belgas vão prescrever visitas a museus para combater o stress

Fotolia / Homeaway

Mercado de Natal de Bruxelas

Em Bruxelas, os médicos vão poder prescrever visitas a museus para ajudar a melhorar a saúde mental dos pacientes. A medida faz parte de um ensaio clínico de três meses.

Os médicos do hospital de Brugmann, em Bruxelas, vão poder prescrever visitas a museus aos pacientes, para promover a saúde mental, aliviando os sintomas de burnout e stress agravados pela pandemia de covid-19.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, os resultados do projeto-piloto serão divulgados no próximo ano e, caso seja bem sucedido, a iniciativa será alargada.

Os pacientes vão poder visitar gratuitamente cinco museus públicos da cidade, incluindo os museus com financiamento público na Grand Place e o Museu do Guarda Roupa do Manneken-Pis (a famosa estátua do menino a urinar, símbolo da cidade), escreve o Expresso.

A experiência belga foi inspirada por um projeto iniciado no Quebec, Canadá, em 2018, no qual os médicos podem prescrever até 50 visitas a museus por ano, disse a vereadora da cultura de Bruxelas, Delphine Houba.

“A crise da covid-19 acentuou o stress, o esgotamento e outras patologias que confirmam a relevância de tal projeto”, continuou, em declarações ao jornal belga L’Echo.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.