Pacientes atendidos de guarda-chuva aberto devido a infiltrações de água

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses está a denunciar que, na Unidade de Saúde Familiar Lauroé, no Centro de Saúde de Loulé, os médicos estão a atender os pacientes de guarda-chuva porque está a cair água dentro dos gabinetes.

Para além do centro de saúde de Loulé, o Sindicato dá conta de chuva “em dois gabinetes da unidade de Albufeira”.

Estas duas unidades funcionam em contentores desde há cerca de 6 anos e, quando chove, a água começa a infiltrar-se nas paredes, escorre pelos fios elétricos e acumula-se nos candeeiros, comprometendo os equipamentos informáticos.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) considerou que as condições de trabalho e de atendimento a utentes nos centros de saúde referidos são “inadmissíveis” e os utentes estão a reclamar no livro amarelo por serem atendidos nestas condições”.

“É inadmissível que os utentes estejam sujeitos a estas condições, num espaço físico que deveria ser um exemplo de promoção da sua Saúde. Exige-se que os profissionais tenham um ambiente de trabalho seguro”, considerou a estrutura sindical.

O sindicato apontou a existência de casos de funcionários com queixas de “reações alérgicas do foro respiratório e dermatológico“, que os profissionais “atribuem ao isolamento térmico/acústico do contentor que está podre”.

Uma imagem de um médico a dar uma consulta com o guarda-chuva na mão foi partilhada na quarta-feira pelo deputado social-democrata Cristóvão Norte.

“Tendo conhecimento do quadro deplorável em que se encontra a funcionar a USF Loulé, a qual se encontra tristemente documentada na fotografia de hoje, nenhum cidadão pode ficar indiferente”, destaca o deputado no Facebook.

O presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, João Moura Reis, afirma que só tomou conhecimento destes casos pela imprensa, garantindo que “nunca houve uma comunicação interna” a informar que chovia nos gabinetes e que, “mal teve conhecimento”, enviou técnicos para tratarem da questão.

A mesma fonte adiantou que estão em curso os procedimentos para “construir de raiz duas USF”, estando o caso de Loulé mais adiantado, porque “já foi assinado com o município um protocolo para a cedência do terreno” onde a unidade irá ser edificada, situação que “deverá acontecer também em breve com Albufeira”.

João Moura Reis, reconheceu ainda que a situação em causa, a verificar-se como o sindicato denunciou, “não devia ter acontecido”, porque “havia outros gabinetes livres que poderiam ser utilizados para dar consultas”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É o testemunho de que temos franjas do País, que faz lembrar África no seu pior.
    Ouvi e vi na televisão o responsável por essa área dizer que só tinha tomado conhecimento da situação pelas notícias, o que reflecte a sua incompetência para o cargo.
    Trata-se de alguém que desconhece as suas áreas de vigilância e prevenção.
    Penso que o Sr, Ministro da saúde o devia demitir de imediato.

  2. Não se assustem. Esta foto foi tirada para o álbum dos médicos ” ToTos” do mês das chuvas no Algarve. As receitas são para a compra de Telhas. Bom Natal

  3. Esta foto é a anedota em que se transformou a política económica deste governo.
    Para cobrir as pernas aos funcionários públicos e sindicatos, em algum lado a manta terá de faltar.
    Vergonha esta república das bananas!

RESPONDER

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …