Médico de serviço responsabilizado por morte de bebé na Guarda

O inquérito interno aberto pelo Hospital da Guarda à morte de um bebé, no passado dia 16 de Fevereiro, imputa responsabilidades ao ginecologista e obstetra que estava de serviço naquela altura, considerando que não actuou segundo as melhores práticas.

Esta conclusão é divulgada pelo Correio da Manhã e consta do relatório feito por uma Comissão Externa, que foi designada pela Administração Regional de Saúde do Centro, para investigar as circunstâncias em que ocorreu a morte de um bebé, quando a mãe, grávida de 39 semanas, se encontrava nas Urgências do Hospital da Guarda.

De acordo com o documento, citado pelo jornal, “o médico quer tenha ou não avaliado os registos, não procedeu de acordo com as ‘legis artis“.

Apesar de estar “provado” que não actuou de acordo com os procedimentos mais correctos, a Comissão defende que o caso deve ser “arquivado, uma vez que a Unidade Local de Saúde da Guarda não detém poderes disciplinares” sobre o médico, frisa o CM.

É que o obstetra não tinha qualquer contrato assinado com o hospital, onde estava a trabalhar em regime de prestação de serviços, durante 20 horas semanais.

Todavia, o médico pode “responder criminal e civilmente” na Justiça e na Ordem dos Médicos, lembra a Comissão.

O CM aponta que o mesmo relatório considera que “não existiu negligência” da médica e da enfermeira que também estavam de serviço, na altura em que a grávida foi às Urgências.

O inquérito não revela dados sobre as causas da morte do bebé, frisando apenas que “não terá havido descolamento da placenta”, conforme cita o diário.

O Ministério Público também está a investigar o caso e já teve acesso aos exames médicos que confirmam que o bebé estava vivo quando a mãe chegou às Urgências.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. seria bom que de uma vez por todas se esclarecesse este novo/velho regime dos médicos tarefeiros. a responsabilidade é pouca, a competência e dedicação discutível mas nada é feito. tudo acaba por se resumir a “sorte”. Se por acaso as estrelas estiverem alinhadas o parto corre bem no SNS senão é ir para o privado e ai o controlo é outro.

  2. Nada trará esta criança de volta, o que é uma tragédia imensa. Mas a justiça tem de ser feita e de forma exemplar. Esperemos que isso aconteça e que os pais procedam para que tal se efective.

RESPONDER

DiCaprio explica como reverter a crise climática

Ice on Fire é um documentário HBO produzido e narrado pelo ator norte-americano Leonardo DiCaprio que retrata a atual crise climática. A grande produção foi discutida esta segunda-feira em Lisboa, onde se falou do contexto …

Descoberto fóssil de macaco que viveu há 4,2 milhões de anos no Quénia

Uma equipa internacional de investigadores descobriu restos fósseis de um pequeno macaco que viveu no Quénia há 4,2 milhões de anos. Os responsáveis pela investigação, que será publicada na revista Journal of Human Evolution, são cientistas …

Air France acusada de negligência no desastre do voo Rio de Janeiro-Paris

A justiça francesa acusou a Air France de negligência, na sequência da investigação ao acidente aéreo do voo Rio de Janeiro-Paris, que causou 228 mortos em 2009, confirmou esta quarta-feira a AFP. O Ministério Público considerou …

Governo "está preparado” para eventual greve dos camionistas

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, disse esta quarta-feira que “não perdeu as esperanças no esforço de conversação” com os representantes dos camionistas, mas garantiu que “o Governo está preparado para o que vier …

Carga misteriosa e contradições nos passageiros. Revelados novos dados sobre o MH370

A França é o único país que continua a investigar o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines em Março de 2014. E emergem novos dados sobre o que apuraram os magistrados envolvidos no caso, …

Foi avistada uma alforreca gigante no Reino Unido

A alforreca gigante, a maior alguma vez encontrada em águas britânicas, foi avistada na Cornualha, no Reino Unido, no sábado, por uma bióloga e repórter da BBC. Segundo o Washington Post, a criatura foi avistada, no …

Montepio condenado a ressarcir cliente que culpou de ataque informático

O Tribunal da Relação de Guimarães condenou o banco Montepio a pagar a uma cliente de Barcelos os 28.596 euros que em quatro dias foram retirados da sua conta, na sequência de ataque informático. Por acórdão …

Crew Dragon. Já se sabe o que causou a misteriosa explosão da nave da SpaceX

A NASA e a SpaceX explicaram, finalmente, o motivo da explosão da nave espacial Crew Dragon. Apesar de terem sido divulgadas imagens da explosão, nenhuma das agências explicou as razões do desastre. As imagens da nave …

Turistas britânicos encorajados a afixar cartazes de Maddie durante as férias

Turistas britânicos com viagens marcadas para o estrangeiro estão a ser encorajados a levar cartazes de Madeleine McCann pela campanha oficial lançada pelos pais para encontrar a criança inglesa desaparecida em Portugal em 2007. “Vai de …

Crianças preferem ser YouTubers do que astronautas

A maioria das crianças entrevistadas prefere mais ser YouTuber do que ser astronauta. De uma lista de cinco profissões, a de cosmonauta foi a menos escolhida entre crianças americanas e britânicas. Há 50 anos, a ida …