Médico de serviço responsabilizado por morte de bebé na Guarda

O inquérito interno aberto pelo Hospital da Guarda à morte de um bebé, no passado dia 16 de Fevereiro, imputa responsabilidades ao ginecologista e obstetra que estava de serviço naquela altura, considerando que não actuou segundo as melhores práticas.

Esta conclusão é divulgada pelo Correio da Manhã e consta do relatório feito por uma Comissão Externa, que foi designada pela Administração Regional de Saúde do Centro, para investigar as circunstâncias em que ocorreu a morte de um bebé, quando a mãe, grávida de 39 semanas, se encontrava nas Urgências do Hospital da Guarda.

De acordo com o documento, citado pelo jornal, “o médico quer tenha ou não avaliado os registos, não procedeu de acordo com as ‘legis artis“.

Apesar de estar “provado” que não actuou de acordo com os procedimentos mais correctos, a Comissão defende que o caso deve ser “arquivado, uma vez que a Unidade Local de Saúde da Guarda não detém poderes disciplinares” sobre o médico, frisa o CM.

É que o obstetra não tinha qualquer contrato assinado com o hospital, onde estava a trabalhar em regime de prestação de serviços, durante 20 horas semanais.

Todavia, o médico pode “responder criminal e civilmente” na Justiça e na Ordem dos Médicos, lembra a Comissão.

O CM aponta que o mesmo relatório considera que “não existiu negligência” da médica e da enfermeira que também estavam de serviço, na altura em que a grávida foi às Urgências.

O inquérito não revela dados sobre as causas da morte do bebé, frisando apenas que “não terá havido descolamento da placenta”, conforme cita o diário.

O Ministério Público também está a investigar o caso e já teve acesso aos exames médicos que confirmam que o bebé estava vivo quando a mãe chegou às Urgências.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. seria bom que de uma vez por todas se esclarecesse este novo/velho regime dos médicos tarefeiros. a responsabilidade é pouca, a competência e dedicação discutível mas nada é feito. tudo acaba por se resumir a “sorte”. Se por acaso as estrelas estiverem alinhadas o parto corre bem no SNS senão é ir para o privado e ai o controlo é outro.

  2. Nada trará esta criança de volta, o que é uma tragédia imensa. Mas a justiça tem de ser feita e de forma exemplar. Esperemos que isso aconteça e que os pais procedam para que tal se efective.

RESPONDER

Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies. O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou …

Carros vão mudar mais numa década do que aquilo que mudaram num século

Embora a aparência dos carros tenha mudado nos últimos cem anos, a maneira como os conduzimos pouco ou nada mudou. Contudo, acredita-se que na próxima década, além da forma como se movimentam ser diferente, também …

São Francisco lidera ranking das cidades onde se recebe melhor

O American Dream está claramente destacado no ranking das cidades onde se recebe melhor, mas há alguns "intrusos" no meio desta lista. Das dez cidades eleitas, há apenas quatro europeias. Apenas três continentes estão representados no …

Em 30 anos, Amazónia perdeu 953 mil hectares de áreas protegidas

Nos últimos 30 anos, a Amazónia perdeu 953 mil hectares em áreas pertencentes a unidades de conservação e terras indígenas que deveriam estar preservadas. A Amazónia brasileira perdeu 953 mil quilómetros em áreas que foram desflorestadas …

Mulheres e meninas norte-coreanas forçadas a prostituir-se e a casar-se na China

Mulheres e meninas norte-coreanas são coagidas, vendidas ou raptadas na China ou traficadas diretamente da Coreia do Norte, denuncia a Korea Future Initiative. As mulheres são forçadas a casar-se, violadas e sujeitas a outros tipos …

Trump corta financiamento para centros de investigação de saúde infantil

A administração de Trump está a terminar o financiamento para uma rede de centro de investigação focados em ameaças ambientais para crianças, colocando em risco vários estudos de longa data sobre os efeitos dos poluentes …

PJ detém ex-diretor da Santa Casa de Ponte de Sor

Um antigo diretor e contabilista de uma Santa Casa da Misericórdia do distrito de Portalegre foi esta quarta-feira detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas dos crimes de peculato e participação económica em negócio, foi …

Costa diz que só soube do memorando de Tancos no dia da demissão de Azeredo

O primeiro-ministro, António Costa, diz que só soube do memorando da Polícia Judiciária Militar (PJM) sobre o assalto a Tancos no dia em que o então ministro da Defesa, Azeredo Lopes, apresentou a sua demissão. A …

Jasper Cillessen muito perto da baliza do Benfica

O guarda-redes do Barcelona Jasper Cillessen está muito perto de reforçar a baliza do Benfica, escreve o jornal Record esta quarta-feira. De acordo com o desportivo, o negócio ronda os 20 milhões de euros. O Benfica …

Brexit. Demissão no Governo deixa Theresa May por um fio

A ministra dos Assuntos Parlamentares britânica, Andrea Leadsom, anunciou esta quarta-feira a demissão do Governo em desacordo com o plano da primeira-ministra, Theresa May, para tentar aplicar o ‘Brexit'. "Não acreditamos que sejamos um Reino Unido …