Médico de serviço responsabilizado por morte de bebé na Guarda

O inquérito interno aberto pelo Hospital da Guarda à morte de um bebé, no passado dia 16 de Fevereiro, imputa responsabilidades ao ginecologista e obstetra que estava de serviço naquela altura, considerando que não actuou segundo as melhores práticas.

Esta conclusão é divulgada pelo Correio da Manhã e consta do relatório feito por uma Comissão Externa, que foi designada pela Administração Regional de Saúde do Centro, para investigar as circunstâncias em que ocorreu a morte de um bebé, quando a mãe, grávida de 39 semanas, se encontrava nas Urgências do Hospital da Guarda.

De acordo com o documento, citado pelo jornal, “o médico quer tenha ou não avaliado os registos, não procedeu de acordo com as ‘legis artis“.

Apesar de estar “provado” que não actuou de acordo com os procedimentos mais correctos, a Comissão defende que o caso deve ser “arquivado, uma vez que a Unidade Local de Saúde da Guarda não detém poderes disciplinares” sobre o médico, frisa o CM.

É que o obstetra não tinha qualquer contrato assinado com o hospital, onde estava a trabalhar em regime de prestação de serviços, durante 20 horas semanais.

Todavia, o médico pode “responder criminal e civilmente” na Justiça e na Ordem dos Médicos, lembra a Comissão.

O CM aponta que o mesmo relatório considera que “não existiu negligência” da médica e da enfermeira que também estavam de serviço, na altura em que a grávida foi às Urgências.

O inquérito não revela dados sobre as causas da morte do bebé, frisando apenas que “não terá havido descolamento da placenta”, conforme cita o diário.

O Ministério Público também está a investigar o caso e já teve acesso aos exames médicos que confirmam que o bebé estava vivo quando a mãe chegou às Urgências.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. seria bom que de uma vez por todas se esclarecesse este novo/velho regime dos médicos tarefeiros. a responsabilidade é pouca, a competência e dedicação discutível mas nada é feito. tudo acaba por se resumir a “sorte”. Se por acaso as estrelas estiverem alinhadas o parto corre bem no SNS senão é ir para o privado e ai o controlo é outro.

  2. Nada trará esta criança de volta, o que é uma tragédia imensa. Mas a justiça tem de ser feita e de forma exemplar. Esperemos que isso aconteça e que os pais procedam para que tal se efective.

RESPONDER

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TilTok anuncia acordo com Oracle e Wallmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …