Morte de bebé no hospital da Guarda investigada por alegada falta de assistência

A administração da Unidade de Saúde Local da Guarda está a investigar o caso de uma mulher que, esta quinta-feira, perdeu a sua bebé, depois de só ter sido atendida por um obstetra uma hora e meia depois.

Segundo o Jornal de Notícias, a mulher em final de gestação deu entrada no Hospital da Guarda, esta quinta-feira, com perdas de sangue. No entanto, terá estado uma hora e meia à espera do obstetra, que só chegou quando já não havia nada a fazer.

A administração da Unidade de Saúde Local da Guarda já abriu um processo para apurar responsabilidades pela morte da bebé, por alegada falta de assistência.

De acordo com o JN, a mulher só tinha cesariana agendada para o próximo dia 27 mas, naquela manhã, decidiu deslocar-se ao serviço de obstetrícia, onde acabou mesmo por entrar em trabalho de parto.

Em conferência de imprensa, a administração do hospital recusou-se a confirmar qualquer cenário, declarando que já foi aberto um inquérito.

“Esta situação precisa de ser observada por alguém externo. Não posso estar a dizer algo que não está provado ainda”, explicou o diretor clínico, citado pelo Correio da Manhã. O corpo da bebé foi entretanto transportado para o Instituto de Medicina Legal do Porto.

Escreve o CM que a mulher, de 39 anos, estava grávida de uma menina, depois de ter recorrido a vários tratamentos para conseguir engravidar.

ZAP //

2 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma notícia envolvendo este hospital pelos piores motivos….

    Sou de Coimbra mas de “ascendência” da Beira Alta terra de boa gente; tenho no entanto muita vergonha por, desde pequeno, ouvir dizer muito mal deste hospital….estes últimos meses então têm sido profíquos em desgraças….

    A ideia com que fico das notícias destes útlimos tempos é a de que tudo se deve a razões economicistas, que não contratam/pagam o necessário para que este tipo de tragédias ocorra…

    Sr Ministro, veja o histórico deste hospital e aja…puna severamente quem põe dinheiro à frente da saúde

    ps. não tenho nem nunca tive qualquer afiliação com este o outro hospital, nem tão pouco trabalho em saúde; esta notícia foi apenas o transbordar do copo talvez por imaginar o sofrimento desta família que tanto terá penado, através de PMA’s e não só para poder ser pais….o que aconteceu é de uma injustiça indescritível

  2. Uma triste noticia que envolve o Hospital da Guarda. O meu filho nasceu há quase um ano na maternidade do Hospital da Guarda e só posso dizer bem deste Hospital. As aulas de preparação para o parto nesta instituição foram sem duvida uma grande ajuda, muito esclarecedoras. A médica que seguiu a minha esposa foi incansável, uma excelente profissional. Enquanto a minha mulher lá esteve internada vi que toda a equipa se preocupava com o bem estar das mães e dos bebés. É de facto uma das melhores maternidades do país!

    Esta situação é desoladora, é necessário apurar factos e responsabilidades e perceber o que falhou.

RESPONDER

Templo Jodo Shinshu de Ishiyama-dera, em Otsu, Shiga, Japão

Templo em Tóquio oferece túmulos conjuntos para casais homossexuais

Um templo budista de Tóquio oferece pela primeira vez túmulos para casais do mesmo sexo, algo incomum no Japão, país que não reconhece o casamento homossexual e onde normalmente não se permite que casais que …

-

Cientistas portugueses e neozelandeses descobrem o maior polvo da Antártida

Uma equipa de investigadores portugueses e neozelandeses "analisou o maior polvo alguma vez encontrado na Antártida", anunciou a Universidade de Coimbra (UC), numa nota enviada esta quarta-feira à agência Lusa. O polvo gigante "megaleledone setebos" foi …

Encélado é o sexto maior satélite natural de Saturno

Lua de Saturno “sangra” água e calor após colisão cósmica

O polo sul de Encélado a sangrar calor e água, possivelmente devido a uma gigante colisão cósmica que ocorreu há 100 milhões de anos e provocou várias fissuras no sexto maior satélite natural de Saturno. A …

-

AT alerta para falsas mensagens de email a cobrar dividas às Finanças

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou hoje que estão a ser enviadas para alguns contribuintes através de correio eletrónico falsas mensagens a solicitar a regularização de dívidas fiscais. "Estas mensagens são falsas e devem ser …

-

Internet não para de rir com o busto de Ronaldo na Madeira

Na manhã desta quarta-feira, o Aeroporto da Madeira recebeu uma cerimónia de homenagem a Cristiano Ronaldo e um novo nome. O evento contou com a presença do futebolista, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de …

Tomás Correia presidiu ao Montepio entre 2008 e 2015

Ex-presidente do Montepio arguido em inquérito extraído da "Operação Marquês"

O ex-presidente do Montepio Tomás Correia foi constituído arguido num processo em que é suspeito de ter recebido indevidamente 1,5 milhões de euros do empresário da construção civil José Guilherme, confirmou à agência Lusa fonte …

-

Tribo indemnizada em 1,2 milhões de euros depois de se queixar da presença de espíritos

Uma das maiores companhias aéreas brasileiras, a Gol, vai ter de pagar 1,2 milhões de euros a uma tribo indígena, devido à queda de um avião em 2006, na qual morreram 154 pessoas, noticiou esta …

Afonso Dias, condenado pelo rapto de Rui Pedro

Condenado pelo rapto de Rui Pedro libertado da cadeia de Guimarães

Afonso Dias, condenado em março de 2013 a três anos de prisão pelo desaparecimento, em 1998, de Rui Pedro, foi esta quarta-feira libertado no Estabelecimento Prisional de Guimarães, indicou à Lusa o seu advogado. Segundo o …

-

Investigação revela onde estão sepultados prisioneiros portugueses da I Guerra Mundial

Descendentes de cerca de 200 prisioneiros portugueses da primeira Guerra Mundial (1914-1918) já podem saber onde se encontram sepultados estes expedicionários, através de um trabalho de investigação publicado em livro. A investigadora Maria José Oliveira reuniu …

-

Detidos 5 futebolistas e um membro dos Super Dragões por suspeitas de corrupção

A Polícia Judiciária deteve seis pessoas, entre as quais cinco futebolistas e um elemento da claque Super Dragões, e constituiu outros oito arguidos por suspeitas de associação criminosa, corrupção ativa e corrupção passiva, no âmbito …