Morte de bebé no hospital da Guarda investigada por alegada falta de assistência

A administração da Unidade de Saúde Local da Guarda está a investigar o caso de uma mulher que, esta quinta-feira, perdeu a sua bebé, depois de só ter sido atendida por um obstetra uma hora e meia depois.

Segundo o Jornal de Notícias, a mulher em final de gestação deu entrada no Hospital da Guarda, esta quinta-feira, com perdas de sangue. No entanto, terá estado uma hora e meia à espera do obstetra, que só chegou quando já não havia nada a fazer.

A administração da Unidade de Saúde Local da Guarda já abriu um processo para apurar responsabilidades pela morte da bebé, por alegada falta de assistência.

De acordo com o JN, a mulher só tinha cesariana agendada para o próximo dia 27 mas, naquela manhã, decidiu deslocar-se ao serviço de obstetrícia, onde acabou mesmo por entrar em trabalho de parto.

Em conferência de imprensa, a administração do hospital recusou-se a confirmar qualquer cenário, declarando que já foi aberto um inquérito.

“Esta situação precisa de ser observada por alguém externo. Não posso estar a dizer algo que não está provado ainda”, explicou o diretor clínico, citado pelo Correio da Manhã. O corpo da bebé foi entretanto transportado para o Instituto de Medicina Legal do Porto.

Escreve o CM que a mulher, de 39 anos, estava grávida de uma menina, depois de ter recorrido a vários tratamentos para conseguir engravidar.

ZAP //

2 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma notícia envolvendo este hospital pelos piores motivos….

    Sou de Coimbra mas de “ascendência” da Beira Alta terra de boa gente; tenho no entanto muita vergonha por, desde pequeno, ouvir dizer muito mal deste hospital….estes últimos meses então têm sido profíquos em desgraças….

    A ideia com que fico das notícias destes útlimos tempos é a de que tudo se deve a razões economicistas, que não contratam/pagam o necessário para que este tipo de tragédias ocorra…

    Sr Ministro, veja o histórico deste hospital e aja…puna severamente quem põe dinheiro à frente da saúde

    ps. não tenho nem nunca tive qualquer afiliação com este o outro hospital, nem tão pouco trabalho em saúde; esta notícia foi apenas o transbordar do copo talvez por imaginar o sofrimento desta família que tanto terá penado, através de PMA’s e não só para poder ser pais….o que aconteceu é de uma injustiça indescritível

  2. Uma triste noticia que envolve o Hospital da Guarda. O meu filho nasceu há quase um ano na maternidade do Hospital da Guarda e só posso dizer bem deste Hospital. As aulas de preparação para o parto nesta instituição foram sem duvida uma grande ajuda, muito esclarecedoras. A médica que seguiu a minha esposa foi incansável, uma excelente profissional. Enquanto a minha mulher lá esteve internada vi que toda a equipa se preocupava com o bem estar das mães e dos bebés. É de facto uma das melhores maternidades do país!

    Esta situação é desoladora, é necessário apurar factos e responsabilidades e perceber o que falhou.

RESPONDER

-

Picada de carraça pode provocar alergia a carne

Com o início do verão, os médicos norte-americanos estão a observar cada vez mais casos de uma rara alergia a carne relacionada com uma picada do carraça estrela solitária- que provoca comichão, inchaço na pele …

Amazon Prime Air Drone

Amazon quer construir "colmeias gigantes" para drones

No passado dia 22 de junho, a Amazon, a gigante do comércio eletrónico, apresentou uma patente para a construção de torres, que se assemelham a colmeias gigantes, capazes de abastecer drones para entrega de produtos. Há …

-

EUA aprovam por lapso projecto-lei que permite às mulheres grávidas matar

No estado americano de Nova Hampshire, deputados republicanos aprovaram por lapso um projecto-lei que permite às mulheres grávidas cometerem homicídios sem qualquer punição. O caso aconteceu na sequência de uma formulação imprecisa no texto do projecto-lei, …

Um objeto de massa planetária, do tamanho de Marte, seria suficiente para produzir as perturbações observadas na distante Cintura de Kuiper.

Objeto misterioso do tamanho de Marte esconde-se no limite do Sistema Solar

Segundo um grupo de astrónomos, um "objeto de massa planetária" desconhecido, ainda por identificar, pode esconder-se nos confins do nosso Sistema Solar. Este objeto será diferente - e também muito mais próximo - do denominado …

Rescaldo do incêndio em Valongo, Pedrogao Grande

Uma semana depois, incêndio de Pedrógão Grande dado como extinto

O incêndio de Pedrógão Grande foi dado como extinto este sábado, a meio da tarde, uma semana depois de ter deflagrado, estando ainda no local cerca de 570 operacionais, segundo fontes da Proteção Civil. "O incêndio …

-

Parlamento britânico foi alvo de um ataque informático

O Parlamento britânico foi alvo na sexta-feira à noite de um ataque informático, revelou hoje o político liberal democrata Chris Rennard, elemento da Câmara dos Lordes (câmara alta), através da rede Twitter. Como consequência, segundo avançou …

-

Seis mortos em deslizamento de terra na China e mais de 100 desaparecidos

Pelo menos seis pessoas morreram num deslizamento de terras na província de Sichuan, no sudoeste da China, e mais de 100 permanecem desaparecidas, segundo os últimos dados fornecidos pelas autoridades locais. A aldeia isolada de Xinmo foi …

-

Bombeiros pedem suspensão da entrega de bens solidários

O presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande apelou este sábado para que as pessoas suspendam por "alguns dias" a entrega de ajuda. "É um sufoco. É muita coisa. São toneladas e toneladas de …

-

Portugal goleia Nova Zelândia em jogo de muitas poupanças

Portugal assegurou hoje o primeiro lugar do Grupo A e a passagem às meias-finais da Taça das Confederações de futebol após golear a Nova Zelândia, por 4-0, num encontro em que correu quase tudo bem …

-

Pelo menos 27 edifícios no Reino Unido têm revestimento inflamável

Os inspetores identificaram pelo menos 27 edifícios de propriedade municipal no Reino Unido que não cumprem os requisitos de segurança anti-incêndios por estarem revestidos com material inflamável, informou este sábado o Governo. O Ministério que tutela …