/

Doutor Assistente IA: o primeiro médico robô já atende pacientes

3

Um robô dotado com Inteligência Artificial começou a operar no centro médico Shuanggang, na cidade de Hefei, capital da província chinesa de Anhui, leste da China.

O “Doutor Assistente IA” é um robô, dotado com Inteligência Artificial, capaz de diagnosticar pacientes e passar receitas. O robô foi desenvolvido pela empresa chinesa iFlytek e tem um aspeto humanoide, com grandes olhos azuis e um sorriso permanente.

O sistema baseia-se em diagnósticos anteriores. O robô é capaz de memorizar as receitas de outros médicos, que trabalham no mesmo ambulatório, de forma a poder basear-se em experiências passadas para tratar os seus próprios doentes.

No ano passado, o Doutor Assistente IA tornou-se no primeiro robô do mundo a passar nos exames para obter a licença necessária para exercer medicina.

De acordo com a agência noticiosa Xinhua, os diagnósticos terão de ser confirmados por um médico humano numa fase inicial, como uma forma de prevenção caso algo não corra como previsto.

A China é um dos países líderes na investigação de IA e robótica. Os robôs são utilizados na China já em várias áreas, incluindo redação de notícias ou no cuidado de crianças e idosos.

  ZAP // Lusa

3 Comments

  1. Os médicos na Europa também têm os dias contados. E com os erros médicos que são uma constante assim como os erros hospitalares em breve a substituição por autómatos irá ser feita.

  2. Pode ser que assim com a substituição dos médicos passe a haver muitos menos erros médicos e menos greves e ainda menos vencimentos a pagar pelo SNS.

  3. Depois da fraude que é a medicina tradicional chinesa, vem agora os médicos robots chineses!…
    Portanto, mais lixo Made in China!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.