Doutor Assistente IA: o primeiro médico robô já atende pacientes

Um robô dotado com Inteligência Artificial começou a operar no centro médico Shuanggang, na cidade de Hefei, capital da província chinesa de Anhui, leste da China.

O “Doutor Assistente IA” é um robô, dotado com Inteligência Artificial, capaz de diagnosticar pacientes e passar receitas. O robô foi desenvolvido pela empresa chinesa iFlytek e tem um aspeto humanoide, com grandes olhos azuis e um sorriso permanente.

O sistema baseia-se em diagnósticos anteriores. O robô é capaz de memorizar as receitas de outros médicos, que trabalham no mesmo ambulatório, de forma a poder basear-se em experiências passadas para tratar os seus próprios doentes.

No ano passado, o Doutor Assistente IA tornou-se no primeiro robô do mundo a passar nos exames para obter a licença necessária para exercer medicina.

De acordo com a agência noticiosa Xinhua, os diagnósticos terão de ser confirmados por um médico humano numa fase inicial, como uma forma de prevenção caso algo não corra como previsto.

A China é um dos países líderes na investigação de IA e robótica. Os robôs são utilizados na China já em várias áreas, incluindo redação de notícias ou no cuidado de crianças e idosos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Os médicos na Europa também têm os dias contados. E com os erros médicos que são uma constante assim como os erros hospitalares em breve a substituição por autómatos irá ser feita.

  2. Pode ser que assim com a substituição dos médicos passe a haver muitos menos erros médicos e menos greves e ainda menos vencimentos a pagar pelo SNS.

  3. Depois da fraude que é a medicina tradicional chinesa, vem agora os médicos robots chineses!…
    Portanto, mais lixo Made in China!…

RESPONDER

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …

ISEG prevê queda do PIB entre 4% e 8% em 2020

O Grupo de Análise Económica do instituto da Universidade de Lisboa revelou o intervalo indicativo de variação do PIB usando duas evoluções diferenciadas da crise, com duração mínima de dois meses. A economia portuguesa deverá ter …