Médico chinês deu o primeiro alerta sobre coronavírus mas foi travado pela polícia. Agora está infetado

Wu Hong / EPA

Li Wenliang, um oftalmologista do Hospital Central de Wuhan, soube no sábado que tinha sido contagiado com o coronavírus, que o próprio denunciou quando se apercebeu que sete pessoas estavam internadas e em isolamento no hospital onde trabalhava. Na altura, foi acusado pela polícia de espalhar rumores.

Segundo noticiou o Observador, a 30 de dezembro – um dia antes de ter sido divulgado o primeiro caso de coronavírus -, o oftalmologista de 34 anos enviou uma mensagem para um grupo privado de conversação de colegas médicos, alertando-os para o perigo do vírus e pedindo que usassem equipamentos de segurança para evitarem a infeção.

Na mensagem, explicava que tinham chegado ao hospital sete casos de pessoas (com ligações ao mercado de Huanan, em Wuhan) com sintomas semelhantes à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

Horas depois, as mensagens que enviou tornaram-se virais nas redes sociais. À CNN Li Wenliang contou que percebeu logo que provavelmente acabaria por ser punido. Quatro dias depois, a polícia de Wuhan entregou uma carta na sua casa, obrigando-o a assiná-la.

Através daquele documento, foi acusado de fazer “falsos comentários” que “causaram graves distúrbios à ordem social”. De acordo com a BBC, Li Wenliang foi uma das oito pessoas que a polícia investigou por suspeitas de “espalhar rumores”.

No final de janeiro, quando o coronavírus era já uma emergência internacional e o número de mortos crescia de dia para dia, o oftalmologista publicou uma cópia da carta no site Weibo e explicou o que tinha acontecido. Segundo a BBC, as autoridades já pediram entretanto desculpas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Essa nunca tinha visto… “Paiz” mas o que é isso?!
      Como é que consegue dar três erros numa palavra de 4 letras?!! Isso deve ser recorde.

RESPONDER

A física quântica pode causar mutações no nosso ADN

Simulações de computador e métodos de mecânica quântica têm sido usados ​​para determinar o papel que o tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, desempenha nas mutações espontâneas no ADN. A biologia quântica é um campo …

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …