Médico legista que denunciou homicídio de Ihor Homeniuk despedido

4

Mário Cruz / Lusa

O médico legista que denunciou o homicídio do cidadão ucraniano nas instalações do SEF no Aeroporto de Lisboa foi despedido do Instituto de Medicina Legal. A entidade adiantou que o afastamento nada tem a ver com este caso.

De acordo com a SIC Notícias, o médico legista que denunciou o homicídio de Ihor Homeniuk nas instalações do SEF no Aeroporto de Lisboa foi despedido, em novembro, do Instituto de Medicina Legal.

O mesmo canal televisivo avança que este instituto confirma o despedimento, mas diz que não está relacionado com o caso do cidadão ucraniano, mas sim porque o profissional publicou fotografias de autópsias reais num artigo científico.

Homeniuk terá sido vítima de violentas agressões por três inspetores do SEF, acusados de homicídio qualificado e cujo julgamento começa a 20 de janeiro do próximo ano, com a alegada cumplicidade ou encobrimento de outros 12 inspetores e de uma funcionária administrativa.

Na semana passada, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que tem estado debaixo de fogo por causa deste caso, anunciou no Parlamento que a legislação sobre a restruturação do SEF será produzida em janeiro.

Entretanto, o ex-comandante-geral da GNR, Luís Francisco Botelho Miguel, foi nomeado como novo diretor do SEF, substituindo a diretora demissionária Cristina Gatões. Também o Ministério da Administração Interna adiantou que o inquérito, aberto a 30 de novembro pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI), vai ser alargado no seguimento de novas denúncias de alegada violência e maus tratos.

ZAP // Lusa

4 Comments

    • Nestas circunstâncias e depois da acção corajosa e perigosa do médico denunciante, não podia ser despedido. o IML fica muito mal visto. Precisamos de confiar no IML e os criminosos precisam de temer a sua acção.

  1. Parece que a especialidade deste médico é médico legista, o Instituto de Medicina Legal ao despedi-lo está a condena-lo ao desemprego, o que é justíssimo para quem cumpriu a sua obrigação. No seu lugar irão colocar um mais amigo dos “brugessos” que são Eduardo Cabrita e companhia (PS).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.