Médico infetou mais de 500 pessoas com VIH no Paquistão

Marcelo Camargo / ABr

As autoridades paquistanesas ainda não sabem se o médico que infetou mais de quatrocentas crianças e cem adultos com VIH o fez de propósito ou por negligência. Para já, o homem encontra-se preso, e é possível que venha a enfrentar acusações de homicídio deliberado.

Foi no princípio de abril que começou a ser detetada uma quantidade substancial de casos de VIH numa zona extremamente pobre de Lakarna, na província de Sindh. Lançada uma investigação, constatou-se que muitas das pessoas em questão tinham ido ao mesmo médico, informou o Expresso no domingo.

Testes subsequentes feitos a pacientes revelaram que mais de 500 pessoas tinham contraído HIV. Um número extraordinariamente elevado num país onde os índices da epidemia se têm mantido relativamente baixos, mau-grado um recente aumento acelerado.

O médico pediatra Muzaffar Ghangharo terá usado repetidamente a mesma seringa, sem cuidar sequer de a desinfetar. Como ele próprio tem VIH, põem-se questões sobre qual foi a sua intenção, se é que houve alguma. O responsável nega taxativamente ter querido causar danos a quem quer que fosse.

As autoridades, para já, falam de Muzaffar Ghangharo como um charlatão. Segundo uma declaração da UNAIDS, um programa das Nações Unidas, o país tem em atividade cerca de 600 mil médicos não qualificados, dos quais 270 mil só na província de Sindh. Um problema bastante agravado pela pobreza, sobretudo em zonas rurais onde muita gente tem dificuldade em conseguir assistência médica.

Além das questões de saúde, a SIDA pode representar uma forma de morte social, em especial para as mulheres. Como explicou a mãe de uma menina infetada de quatro anos, citada pelo Daily Mail, “com quem é que ela vai brincar? E quando crescer, quem vai querer casar com ela?”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …