Médico do INEM ganhou 77 mil euros em 2017 (e foi pago pelos transportes que recusou)

Tiago Petinga / Lusa

O médico cirurgião António Peças, afastado do INEM por alegadamente se ter recusado a helitransportar doentes e após ter sido apanhado numa tourada quando disse estar “indisposto” para transportar um paciente, recebeu 77 mil euros pelos serviços prestados à entidade em 2017, sendo pago nomeadamente pelos transportes que rejeitou.

Estas contas são avançadas pelo Diário de Notícias (DN) que apurou que Peças recebeu do INEM pagamentos de 77 mil euros em 2017, sendo pago também pelos transportes de doentes que recusou fazer.

Peças recusou transportar dois doentes urgentes e foi apanhado numa tourada quando tinha dito que estava “indisposto”, com diarreia e vómitos, para transportar outro doente. Mas mesmo estes serviços que não prestou, terão sido pagos pelo INEM.

O DN aponta que “basta estar escalado” para os serviços de emergência para se receber. Os médicos ao serviço do INEM ganham 20,89 euros à hora quando estão escalados durante o dia, até às 20 horas. Depois dessa hora e aos fins-de-semana, o valor passa para os 40 euros por hora, conforme dados avançados pelo jornal.

O médico trabalha há vários anos no INEM, tanto nas VMER como nos helicópteros. Mas a sua principal actividade é como cirurgião no hospital Espírito Santo de Évora, onde pertence aos quadros e onde “faz as 40 horas semanais em três dias, um de 24 horas nas urgências e dois de oito horas cada”, como destaca o DN.

Além disso, também acompanha touradas como médico de prevenção, estando a ser investigado pela Ordem dos Médicos, pela Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) e pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Évora, suspeitando-se de que terá prestado serviços a mais do que uma entidade em simultâneo, sendo pago por ambas.

Indemnização de 44 mil euros por afastamento abusivo

Desde o início da semana que António Peças tem estado no centro das atenções mediáticas, depois de ter sido afastado do INEM.

Mas já em 2012, António Peças tinha tido problemas com o INEM, tendo sido retirado das escalas da viatura médica de emergência e reanimação do hospital de Évora, onde trabalha.

Na altura, em 2012, a coordenadora da escala da VMER do hospital de Évora decidiu retirar o médico das escalas, após uma troca de emails em que considerou que António Peças tinha sido ofensivo.

Quatro ano depois, em 2016, o médico voltou às escalas por decisão do tribunal do trabalho de Évora, que considerou ainda que António Peças tinha direito a receber uma indemnização de 44 mil euros.

Segundo escreveu o Diário de Notícias em 2016, o tribunal de Évora condenou o hospital a reintegrar o médico por considerar que foi afastado de forma abusiva, por alguém que não tinha poder para o fazer e sem que tivesse sido aberto qualquer processo disciplinar para o efeito.

Peças esteve no sismo do Haiti e na visita do Papa

António Peças integrou, em 2010, a equipa de oito elementos do INEM que esteve a prestar ajuda e assistência às vítimas do sismo no Haiti, em Janeiro desse ano.

Foi também o médico do INEM responsável por acompanhar o Papa Bento XVI quando, também em 2010, visitou Portugal. Sobre essa experiência chegou a relatar em entrevista à agência Lusa que foi a situação em que sentiu maior responsabilidade sobre si próprio.

António Peças é um aficionado e chegou a ser forcado, tendo também estudado engenharia zootécnica.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Pois.. e por isso o “animal” inventava mil e uma desculpas e tratava mal os colegas – para receber sem fazer nenhum!
    Animal parasita!!

  2. Não há nenhum forcado que lhe pegue pelos cornos, e um toureiro que lhe espete umas bandarilhas …. esta tourada eu ia gostar de ver…

  3. É o país que temos. “24 horas nas urgências como cirurgião, coitados dos que lhe calham às entre as 20H e as 24h do serviço nas mãos “. 77.000 € do Inem + horário completo de cirurgião feito em 3 dias em Évora + touradas e outras actividades extra + consultas . E o Fisco não consegue ver ???
    De certeza que os professores também gostariam de dar 3 dias de aulas e fechar a loja da semana, os funcionários dos tribunais idem etc. Não vale a pena, salve-se quem puder …

  4. Isto é escandaloso. Recebe quer faça quer não faça. Logo, cria todo o tipo de bloqueios para não fazer nada. Como o ganha na mesma… quietinho, levanta obstáculos de todo o género. É apenas mais um bandalhozeco que bem poderia ter seguido a carreira de político. Está em linha com eles.
    Acho ainda obsceno o valor das remunerações tendo em consideração que em muitos casos nada faz.

    Não vistam os coletes, não…

  5. Todos os dias a ler ou ouvir comentários sobre corruptos e maus prestadores de serviços é caso para perguntar se uma “democracia” nestas condições irá ter pernas para andar durante muito tempo!.

RESPONDER

Encontrada vida nas profundezas do manto de gelo da Antártida

As águas escuras de um lago nas profundezas do manto de gelo da Antártida e a algumas centenas de quilómetros do Polo Sul estão cheias de vida bacteriana. A descoberta tem implicações para a busca de …

A primeira exolua alguma vez descoberta vai ficar escondida durante a próxima década

Uma boa exolua é difícil de encontrar e provar que a primeira lua em torno de um exoplaneta realmente existe pode levar até uma década. "Estamos a enfrentar alguns problemas difíceis em termos da confirmação da …

Por um euro, é possível comprar casa na cidade italiana do "Esplendor"

O município italiano de Sambuca, localizado na região italiana da Sicília, está a vender casas por um euro (1,14 dólares), visando travar o declínio populacional que a zona tem sofrido nos últimos anos.  A pequena cidade, cheia …

Pela felicidade dos professores, escola chinesa cria “licença do amor”

A escola secundária de Dinglan, localizada na cidade chinesa de Hangzhou, apresentou esta terça-feira a "licença do amor", que visa melhorar o humor dos seus professores e, consequentemente, o trabalho que fazem com os alunos. …

60% das espécies de café estão em risco de extinção

Pela primeira vez, o café integra a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza como espécie em vias de extinção. De acordo com um estudo publicado esta quarta-feira nas revistas ScienceAdvances e Global …

Norte-americanos morrem mais por overdose do que por acidente de carro

Pela primeira vez na História, os norte-americanos estão mais propensos a morrer por 'overdose' de opióides do que por acidente de carro, sendo a morte devido ao consumo excessivo destas substâncias considerada uma epidemia que …

Choques elétricos e chicotadas: relatório denuncia tortura de mulheres sauditas

Um relatório da Human Rights Watch ​​​​​denuncia que a Arábia Saudita prendeu e torturou ativistas e dissidentes, nomeadamente mulheres que lutam pelos seus direitos. Segundo o "Relatório Mundial 2019" da organização não governamental Human Rights Watch …

"Robôs" podem eliminar um milhão de empregos (e criar outros tantos) até 2030

A adoção da automação em Portugal pode levar à perda de 1,1 milhões de empregos na indústria e comércio até 2030, mas criar outros tantos na saúde, assistência social, ciência, profissões técnicas e construção. Segundo um …

Hacker Rui Pinto admite ser denunciante no Football Leaks

Os advogados de Rui Pinto, o alegado 'hacker' que terá acedido ilegalmente a e-mails do Benfica, defenderam esta quinta-feira a sua conduta, por denunciar "práticas criminosas", e vão opor-se à sua extradição da Hungria, onde …

Duarte Lima recorre para plenário do Constitucional e suspende ida para a prisão

Duarte Lima recorreu esta quinta-feira para o plenário do Tribunal Constitucional (TC) evitando que comece a cumprir a pena de seis anos de prisão a que foi condenado no caso BPN/Homeland, disse à agência Lusa …