Médico holandês usou o próprio esperma para inseminar dezenas de mulheres

Jan Karbaat, um médico que morreu em abril, com 89 anos, inseminou em segredo durante décadas dezenas de mulheres que passaram pela sua clínica de fertilidade na Holanda.

Em vez de usar o esperma de doadores anónimos que as clientes tinham selecionado por catálogo, Karbaat usava o seu. Os testes de ADN realizados com a ajuda de um dos seus filhos legítimos demonstraram que o médico é “quase de certeza” o pai de 18 jovens concebidos na clínica.

Um tribunal holandês deverá decidir na próxima semana se as amostras genéticas do falecido podem ser utilizadas para verificar se outras 25 inseminações realizadas no local têm o seu esperma.

A clínica de Jan Karbaat foi encerrada em 2009, devido a falhas graves nos registos das pacientes e dos dadores, após a denúncia de uma mulher que acabou por levantar suspeitas e deu origem a uma inspeção. As duas filhas da queixosa terão realizado exames genéticos que revelaram que eram meias-irmãs e não irmãs.

Segundo o El País, a semelhança de algumas crianças com o médico é impressionante. Joey Hoofdman, um homem de 30 anos, não podia ser mais diferente de seu pai legal, moreno e de rosto menos anguloso.

Hoofdman esperou até a morte da mãe para investigar o seu passado, e chegou à clínica de fertilidade Bijdorp. A primeira vez que viu uma fotografia de juventude do médico Jan Karbaat quase “caiu para trás” ao observar as semelhanças inegáveis.

As semelhanças entre Joey Hoofdman e Karbaat são evidentes

As semelhanças entre Joey Hoofdman e Karbaat são evidentes

Estima-se que tenham sido concebidas cerca de dez mil crianças naquela clínica, situada em Barendrecht, perto de Roterdão, entre 1980 e 2009.

Para além disso, a clínica era uma das maiores clínicas na Holanda e, de acordo com a Fundação Filhos de Doadores, o estabelecimento fornecia esperma para outros centros do ramo no país – portanto, podem existir descendentes de Jan Karbaat por toda a Holanda.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Temos de ver isto de duas formas: uma ética e outra de forma menos ética! Em termos éticos, isto é contra o conceito do que é ser médico visto que quebrou o respeito pela profissão que exercia e mediante isto cometeu um crime! Em termos não éticos, alguém tinha que doar esperma, seja ele ou outra pessoa…resolveu ser ele! lol

    • Só que há um pequeno grande problema: a consanguinidade! Um grande número de descendentes do mesmo pai ao longo de décadas, poderá originar casamentos e filhos entre irmãos, primos e mesmo pais-filhos com todas as consequências de saúde e éticas que isso acarreta…!

      • Para isso era necessário que as crianças concebidas do Medico tivessem contacto entre si – difícil – que se sentissem atraidas umas pelas outras – muito difícil – e que dessa atracção chegassem a procriar – muitíssimo difícil.
        Idêntico risco acontece com irmãos que são adoptados separadamente, e cujas novas famílias não são comunicadas aos interessados.

        • Não sei onde é que foi buscar a ideia de que isso tudo é muito difícil, mas que o seja então, mesmo que isso tudo seja muito difícil, e que a probabilidade de dois irmãos se cruzarem seja muito baixa, etc, está a esquecer-se de duas coisas:
          1. se em vez de um par de irmãos estivermos a falar de um par de centenas, tudo isso se torna 200 vezes menos difícil – e a tal probabilidade é 200 vezes maior. Ainda muito baixa? Talvez. Mas 200 vezes maior.
          2. o acima exposto multiplica pelo tempo, isto é, pelas gerações e gerações seguintes. O código genético partilhado dilui-se, mas a probabilidade de “encontros” aumenta exponencialmente.
          E para malucos já nos chegam os reis.

    • Essa sim, era uma sanção ajustada á prática levada a cabo!
      Já agora que os descendentes paguem pelos desvaneios do Sr Dr, me parece um tanto menos acertado.

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …