Médico que deixou bebé nascer sem rosto tem quatro processos na Ordem

O obstetra que não detetou malformações graves num bebé que acabou por nascer sem rosto no início deste mês, em Setúbal, tem quatro processos em curso no conselho disciplinar da Ordem dos Médicos.

A informação foi avançada à agência Lusa por fonte oficial da Ordem na sequência de uma notícia do jornal Correio da Manhã, que conta que no dia 7 de outubro nasceu no Hospital de São Bernardo um bebé sem olhos, nariz e parte do crânio, depois de a mãe ter realizado ecografias com um obstetra que seguia a mãe numa clínica privada em Setúbal.

Segundo a Ordem, o médico em causa tem quatro processos em instrução no conselho disciplinar sul da Ordem. De acordo com o matutino, os pais do bebé fizeram três ecografias com o médico, sem que lhes tivesse sido reportada qualquer malformação.

Só num exame feito numa outra clínica, uma ecografia 5D, os pais foram avisados para a possibilidade de haver malformações. Questionaram o médico que os seguia, que lhes garantiu que estava tudo bem, conta o jornal, citando a madrinha do bebé.

“O Rodrigo foi colocado sobre a mãe assim que nasceu. Foi a Marlene, com o filho em cima dela, ainda ligado através do cordão umbilical, que verificou que o filho não tinha nariz”, disse ao Correio da Manhã Tânia Contente, madrinha da criança.

O bebé, chamado Rodrigo, completa hoje 10 dias, apesar de o prognóstico inicial lhe dar apenas algumas horas de vida. As complicações só foram detetadas depois do parto e os pais apresentaram queixa ao Ministério Publico contra o médico.

Entretanto, o Correio da Manhã relata que o Hospital de São Bernardo abriu um inquérito para averiguar este caso.

O médico em causa, Artur Carvalho, trabalha no Hospital São Bernardo, em Setúbal, e numa clínica privada que fica junto à unidade hospitalar.

Segundo o Correio da Manhã, o Ministério Público já tinha investigado o médico, num processo de 2011, num caso de contornos semelhantes de malformações, num caso que acabou arquivado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Pena que já tenha havido um processo contra este anormal e que tenha sido arquivado. Esperemos que desta vez seja feita justiça. Os pais deste bebé nunca irão esquecer o trauma de ter nascido uma criança nestas condições e ainda por cima, colocam-na em cima da mãe sem verem o que se passava. Que é isto?
    Falta de consideração pelos utentes??? Não se faz. Que seja bem castigado.

  2. Em que mundo vivemos…
    Onde se faz tanto mal aos outros apenas pensando no próprio umbigo.
    Esse traste não devia exercer mais a profissão pois não capacidade para tal.
    Espero que seja condenado e a não ser, deixo de acreditar na justiça.

  3. Falta de profissionalismo por parte do dito médico e humanismo por parte das assistentes ao lidarem com a situação da forma como tem sido relatada. Justiça que a haja, mas duvido muito no país em que estamos a viver. Quanto ao médico aconselharia-o a seguir a vida de pastor, mas nem para isso teria vocação certamente pois também a esses por vezes é necessário fazerem de parteiros e pelos vistos não deve ser vocação deste senhor.

  4. Isto é o resultado do funcionamento em pleno das ordens e equiparados. O objetivo principal não é regular mas sim salvaguardar as regalias da classe.

  5. Tenho dificuldade em imaginar, a angustia destes Pais em relação a sobrevivência desta criança e em que condições futuras !….. Este “pseudo-Medico” é que é o monstro e não o bébé que nasceu !…quantos processos são necessários, para por este criminoso atrás das grades ?????

    • Faço minhas TODAS as opiniões transcritas sobre este MONSTRO que aqui é avaliado, na minha opinião, como a única definição possível. GRAVE, muito grave o que este psicopata denominado médico ousou provocar, com requintes de malvadez e total insensibilidade humana provocou.Antes e após o parto, ao ser capaz de colocar em cima da Mãe uma criança nestas condições. Cadeia, só cadeia para este MONSTRO é merecida e, se possível com todo o seu futuro destruído, não só como médico, mas também como um ser humano considerado normal!

  6. Processos que não saem da gaveta, outros arquivados… Toda a vida a assistir a estas coisas! Este meu país não sai da cepa torta!

RESPONDER

Viagens ao Espaço têm um novo perigo desconhecido para os astronautas

Há um perigo inerente às longas viagens espaciais dos astronautas desconhecido até aos dias de hoje. Um novo estudo aponta que os cosmonautas podem ver o seu fluxo sanguíneo revertido na parte superior do corpo. A …

Macrocilix maia, a misteriosa traça que tem moscas a comer fezes nas suas asas

Macrocilix maia é uma espécie de traça que se destaca pela forma como se camufla dos seus predadores. Nas suas asas vê-se duas moscas a comer excrementos de pássaro. A natureza nunca falha em surpreender-nos e …

Há provas que ligam misteriosa doença que paralisa crianças a vírus raro

Pela primeira vez, foram encontradas provas da associação do Enterovírus D68, um vírus raro até há algum tempo, à Mielite Flácida Aguda, uma doença semelhante à poliomielite que tem afectado centenas de crianças, provocando a …

Antigos egípcios podem ter encurralado milhões de pássaros só para os mumificar

Novas evidências de ADN sugerem que os antigos Egípcios capturavam pássaros selvagens para sacrifícios ritualísticos (e para os poderem mumificar depois). As catacumbas egípcias contêm milhares de pássaros mumificados, especificamente íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus), empilhados uns sobre …

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …