Médico que deixou bebé nascer sem rosto tem quatro processos na Ordem

O obstetra que não detetou malformações graves num bebé que acabou por nascer sem rosto no início deste mês, em Setúbal, tem quatro processos em curso no conselho disciplinar da Ordem dos Médicos.

A informação foi avançada à agência Lusa por fonte oficial da Ordem na sequência de uma notícia do jornal Correio da Manhã, que conta que no dia 7 de outubro nasceu no Hospital de São Bernardo um bebé sem olhos, nariz e parte do crânio, depois de a mãe ter realizado ecografias com um obstetra que seguia a mãe numa clínica privada em Setúbal.

Segundo a Ordem, o médico em causa tem quatro processos em instrução no conselho disciplinar sul da Ordem. De acordo com o matutino, os pais do bebé fizeram três ecografias com o médico, sem que lhes tivesse sido reportada qualquer malformação.

Só num exame feito numa outra clínica, uma ecografia 5D, os pais foram avisados para a possibilidade de haver malformações. Questionaram o médico que os seguia, que lhes garantiu que estava tudo bem, conta o jornal, citando a madrinha do bebé.

“O Rodrigo foi colocado sobre a mãe assim que nasceu. Foi a Marlene, com o filho em cima dela, ainda ligado através do cordão umbilical, que verificou que o filho não tinha nariz”, disse ao Correio da Manhã Tânia Contente, madrinha da criança.

O bebé, chamado Rodrigo, completa hoje 10 dias, apesar de o prognóstico inicial lhe dar apenas algumas horas de vida. As complicações só foram detetadas depois do parto e os pais apresentaram queixa ao Ministério Publico contra o médico.

Entretanto, o Correio da Manhã relata que o Hospital de São Bernardo abriu um inquérito para averiguar este caso.

O médico em causa, Artur Carvalho, trabalha no Hospital São Bernardo, em Setúbal, e numa clínica privada que fica junto à unidade hospitalar.

Segundo o Correio da Manhã, o Ministério Público já tinha investigado o médico, num processo de 2011, num caso de contornos semelhantes de malformações, num caso que acabou arquivado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Pena que já tenha havido um processo contra este anormal e que tenha sido arquivado. Esperemos que desta vez seja feita justiça. Os pais deste bebé nunca irão esquecer o trauma de ter nascido uma criança nestas condições e ainda por cima, colocam-na em cima da mãe sem verem o que se passava. Que é isto?
    Falta de consideração pelos utentes??? Não se faz. Que seja bem castigado.

  2. Em que mundo vivemos…
    Onde se faz tanto mal aos outros apenas pensando no próprio umbigo.
    Esse traste não devia exercer mais a profissão pois não capacidade para tal.
    Espero que seja condenado e a não ser, deixo de acreditar na justiça.

  3. Falta de profissionalismo por parte do dito médico e humanismo por parte das assistentes ao lidarem com a situação da forma como tem sido relatada. Justiça que a haja, mas duvido muito no país em que estamos a viver. Quanto ao médico aconselharia-o a seguir a vida de pastor, mas nem para isso teria vocação certamente pois também a esses por vezes é necessário fazerem de parteiros e pelos vistos não deve ser vocação deste senhor.

  4. Isto é o resultado do funcionamento em pleno das ordens e equiparados. O objetivo principal não é regular mas sim salvaguardar as regalias da classe.

  5. Tenho dificuldade em imaginar, a angustia destes Pais em relação a sobrevivência desta criança e em que condições futuras !….. Este “pseudo-Medico” é que é o monstro e não o bébé que nasceu !…quantos processos são necessários, para por este criminoso atrás das grades ?????

    • Faço minhas TODAS as opiniões transcritas sobre este MONSTRO que aqui é avaliado, na minha opinião, como a única definição possível. GRAVE, muito grave o que este psicopata denominado médico ousou provocar, com requintes de malvadez e total insensibilidade humana provocou.Antes e após o parto, ao ser capaz de colocar em cima da Mãe uma criança nestas condições. Cadeia, só cadeia para este MONSTRO é merecida e, se possível com todo o seu futuro destruído, não só como médico, mas também como um ser humano considerado normal!

  6. Processos que não saem da gaveta, outros arquivados… Toda a vida a assistir a estas coisas! Este meu país não sai da cepa torta!

RESPONDER

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …