Médico inglês com covid-19 sai dos cuidados intensivos e morre dias depois devido a AVC

Alejandro Garcia / EPA

O médico inglês Rudresh Pathak, de 65 anos, que contraiu covid-19 e foi um dos pacientes o Reino Unido que mais tempo esteve ligado a um ventilador, morreu de um acidente vascular cerebral (AVC) depois de sair dos cuidados intensivos.

Segundo noticiou o Guardian, citado na terça-feira pelo Expresso, este caso é uma das provas de que ainda se sabe pouco sobre o vírus. O jornal britânico apontou para um estudo da Universidade de Liverpool, publicado em junho na Lancet Psychiatry, que associa o vírus a complicações no cérebro, como AVC e psicoses.

O estudo analisou 125 pacientes – a maioria com mais de 60 anos -, dos quais 77 tiveram um AVC. Em 57 dos casos, esta complicação deveu-se a coágulos sanguíneos, conhecidos como acidentes isquémicos, em nove dos casos a hemorragias cerebrais e, no caso de um paciente, a inflamação dos vasos sanguíneos do cérebro.



“Tem havido cada vez mais relatos de uma associação entre a infeção da covid-19 e possíveis complicações neurológicas e psiquiátricas, mas até agora só a partir de estudos com dez ou menos pacientes. A nossa é a primeira investigação nacional de complicações neurológicas associadas à covid-19, mas é importante assinalar que se centra em casos tão graves que exigiram hospitalização”, afirmou o autor do estudo, Benedict Michael, sublinhando a importância de “mais investigação”.

Concluiu-se ainda que 39 (metade dos quais com menos de 60 anos) manifestaram confusão mental ou mudanças de comportamentos associadas a uma alteração do seu estado mental. Sete sofriam de encefalite e alterações psiquiátricas – psicose, demência, depressão e ansiedade – encontraram-se em 23 dos doentes, sem antecedentes.

David Werring, professor no University College London, explicou ao Guardian que se sabe, desde há muito tempo, que as infeções são um fator de risco para os acidentes vasculares cerebrais, mas que há “evidências de que pessoas infetadas com covid-19 e vítimas de um AVC têm mais probabilidade de ter múltiplos bloqueios nas artérias do cérebro e morrer”.

“Entre 1% a 5% das pessoas com covid-19 pode ter um AVC”, disse o médico, “percentagem que parece ser maior do que a de outros vírus, como o vírus da gripe, em que está abaixo de 1%”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bebés voltam a poder ser registados no hospital

No início da pandemia, o serviço "Nascer Cidadão" foi encerrado, Agora, mais de um ano depois, já é possível voltar a registar os bebés nos hospitais onde nascem. Os balcões "Nascer Cidadão" foram instalados há mais …

Fauci revela que uso de máscara está a ser revisto nos EUA para pessoas vacinadas

Anthony Fauci, conselheiro de saúde da Casa Branca, disse que os Estados Unidos estão a estudar a possibilidade de levantar a obrigatoriedade do uso de máscara para pessoas vacinadas contra a covid-19. Este domingo, Anthony Fauci …

Tratamentos de radioterapia em risco no IPO de Lisboa

Tratamentos de radioterapia no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa estão em risco devido à falta de profissionais. O IPO de Lisboa conta com sete aceleradores lineares, aparelhos sofisticados que obrigam à presença física de …

Presidente de associação solidária acusado de violar e escravizar mulheres em situações precárias

O presidente da associação "Paz no Coração" está a ser acusado por 60 crimes sexuais. Atualmente, encontra-se em prisão preventiva. Alfredo Marques Carvalho, líder da associação, acolhia vítimas de violência doméstica, atiradas para a rua com …

Sócrates sai em defesa de Vieira. Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois"

Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois", considera o antigo primeiro-ministro José Sócrates, num artigo de opinião publicado esta segunda-feira no qual reage às detenções de Luís Filipe Vieira e Joe Berardo. "Tudo igual, tudo igual, …

Thomas Daley: o ouro para quem sofreu muito

Bullying na escola, morte do pai, homossexualidade, incapaz de caminhar. Thomas Daley venceu uma prova de saltos para a água, em Tóquio, ao lado do também britânico Matty Lee. Surpresa nos saltos para a água, nos …

Depois de uma época dourada, Portugal cai sete lugares no ranking da inovação

A economia nacional caiu sete posições, naquela que é a primeira inversão na trajetória ascendente desde 2014. Apesar do recuo, Portugal melhorou em 18 dos 32 indicadores. A notícia, avançada esta segunda-feira pelo jornal Público, dá …

Mortes de crianças com covid-19 disparam na Indonésia. No Reino Unido aumentam casos graves entre jovens

Médicos britânicos alertaram para o aumento do número de crianças e jovens infetados com covid-19 a dar entrada nos hospitais, apelando à vacinação para não "sofrerem desnecessariamente" com a evolução da doença. "Os doentes estão a …

Empresa portuguesa arrisca multa por enviar ilegalmente resíduos de plástico para a Roménia

Uma empresa portuguesa foi apanhada a enviar resíduos de plástico para a Roménia sem cumprir os requisitos necessários para o fazer. Segundo noticia o Público, a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento …

Marcos Freitas e Fu Yu brilham no ténis de mesa, Yolanda Sequeira avança no surf

Do ténis de mesa ao surf, a armada portuguesa em Tóquio tem estado em destaque. Marcos Freitas, Fu Yu e Yolanda Sequeira progrediram nas suas respetivas competições. O português Marcos Freitas apurou-se hoje para os oitavos …