Médico inglês com covid-19 sai dos cuidados intensivos e morre dias depois devido a AVC

Alejandro Garcia / EPA

O médico inglês Rudresh Pathak, de 65 anos, que contraiu covid-19 e foi um dos pacientes o Reino Unido que mais tempo esteve ligado a um ventilador, morreu de um acidente vascular cerebral (AVC) depois de sair dos cuidados intensivos.

Segundo noticiou o Guardian, citado na terça-feira pelo Expresso, este caso é uma das provas de que ainda se sabe pouco sobre o vírus. O jornal britânico apontou para um estudo da Universidade de Liverpool, publicado em junho na Lancet Psychiatry, que associa o vírus a complicações no cérebro, como AVC e psicoses.

O estudo analisou 125 pacientes – a maioria com mais de 60 anos -, dos quais 77 tiveram um AVC. Em 57 dos casos, esta complicação deveu-se a coágulos sanguíneos, conhecidos como acidentes isquémicos, em nove dos casos a hemorragias cerebrais e, no caso de um paciente, a inflamação dos vasos sanguíneos do cérebro.

“Tem havido cada vez mais relatos de uma associação entre a infeção da covid-19 e possíveis complicações neurológicas e psiquiátricas, mas até agora só a partir de estudos com dez ou menos pacientes. A nossa é a primeira investigação nacional de complicações neurológicas associadas à covid-19, mas é importante assinalar que se centra em casos tão graves que exigiram hospitalização”, afirmou o autor do estudo, Benedict Michael, sublinhando a importância de “mais investigação”.

Concluiu-se ainda que 39 (metade dos quais com menos de 60 anos) manifestaram confusão mental ou mudanças de comportamentos associadas a uma alteração do seu estado mental. Sete sofriam de encefalite e alterações psiquiátricas – psicose, demência, depressão e ansiedade – encontraram-se em 23 dos doentes, sem antecedentes.

David Werring, professor no University College London, explicou ao Guardian que se sabe, desde há muito tempo, que as infeções são um fator de risco para os acidentes vasculares cerebrais, mas que há “evidências de que pessoas infetadas com covid-19 e vítimas de um AVC têm mais probabilidade de ter múltiplos bloqueios nas artérias do cérebro e morrer”.

“Entre 1% a 5% das pessoas com covid-19 pode ter um AVC”, disse o médico, “percentagem que parece ser maior do que a de outros vírus, como o vírus da gripe, em que está abaixo de 1%”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting investiu forte no ataque, mas os golos escasseiam

O Sporting CP marcou apenas 49 golos esta temporada, embora tenha investido 21 milhões de euros na frente de ataque. A saída de Bruno Fernandes foi um duro golpe na capacidade goleadora. Nas últimas duas temporadas, …

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) esta terça-feira divulgado. O …

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …