/

Médico confirma que assistiu a casos de eutanásia em hospitais

António Pereira Coelho admitiu num programa da RTP que já assistiu a vários casos de eutanásia em hospitais.

O médico António Pereira Coelho, ex-membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e professor da Faculdade de Medicina de Lisboa, admitiu num programa da RTP que já assistiu a vários casos de eutanásia em hospitais.

Eu já vivi situações destas. E posso dizer que já assisti a alguns casos destes na minha vida profissional nos hospitais”, assegurou o médico no programa “Flash 7 Dias”, citado pelo jornal Público.

O médico, que ficou conhecido como o “pai” da fertilização in vitro em Portugal, garante, porém, que isto só acontece em “casos extremos”.

“São casos em que nós temos a sensação de que não vamos fazer muito mais em favor deste doente”, justifica.

Pereira Coelho deu até o exemplo do seu pai, reconhecendo, na altura, que pode ser algo que pode “chocar um bocadinho” as pessoas.

Eu próprio colaborei quando foi da morte do meu pai. Uma morte muito arrastada, prevista e previsível para um curto prazo”, recordou.

A Ordem dos Médicos já reagiu a estas declarações, lamentando que mais uma vez se venha a confundir ainda mais o debate público que tem surgido ao longo dos últimos dias sobre a eutanásia, sobretudo depois da entrevista dada pela bastonária dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco.

Segundo a RTP, a Ordem vai chamar o médico em questão ao Conselho disciplinar para tentar perceber quais as situações em que disse ter presenciado esta prática.

O médico pode incorrer em sanções, se for considerado cúmplice, por não ter denunciado os casos de eutanásia em questão.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.