Médicos alemães dizem que Portugal “não fez nada de errado”

António Cotrim / Lusa

O coordenador da equipa clínica alemã em Portugal, Jens-Peter Evers, diz que Portugal “não fez nada de errado” e que esta não é uma altura de olhar para números.

A equipa clínica alemã que chegou a Portugal na semana passada está a trabalhar no Hospital da Luz, em Lisboa. De acordo com o Expresso, já começaram a tratar os primeiros doentes graves.

A equipa é constituída por 26 profissionais de saúde, entre os quais seis médicos, que trazem também 40 ventiladores móveis e dez estacionários, 150 bombas de infusão e outras tantas camas hospitalares.

Esta segunda-feira, em conferência de imprensa, o coordenador da comissão de acompanhamento da resposta nacional em medicina intensiva para a covid-19, João Gouveia, agradeceu “toda a ajuda” que tem sido oferecida.

A prioridade por agora é “expandir a medicina intensiva, conseguir que desça finalmente a curva, ter um RT mais baixo, e diminuir a pressão da medicina intensiva”, disse João Gouveia, citado pelo Expresso.

“Estamos muito perto do total da expansão da medicina intensiva. Já expandimos em 200 camas, há mais algumas, mas a capacidade já é diminuta”, acrescentou, admitindo a falta de recursos em Portugal: “Temos falta de recursos de intensivistas e principalmente de enfermagem”.

Uma das médicas alemãs no Hospital da Luz conta que os pacientes “estão estáveis mas severamente doentes”, com “pneumonias graves” e a precisar de ventilação “durante semanas”.

O coordenador da equipa alemã, Jens-Peter Evers, disse que está certo de que Portugal não fez “nada de errado” para chegar a este ponto de saturação e que esta não é altura de olhar para os números: “Todas as vidas contam, não temos de estar aqui a discutir números, mas resultados”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …