Médica chinesa acusada de vender sete bebés a traficantes

Marcello Casal Jr. / ABr

Uma obstetra chinesa está a ser julgada sob a acusação de ter roubado pelo menos sete recém-nascidos para os vender a traficantes de bebés, informaou a agência de notícias estatal do país.

A médica, Zhang Shuxia, é acusada de ter intermediado a venda dos sete bebés – incluindo um casal de gémeos – entre novembro de 2011 e julho de 2013, dizendo aos pais que os filhos estavam doentes e convencendo-os a abandoná-los.

A médica admitiu as acusações num tribunal do distrito de Fuping, na província de Shaanxi, no centro do país.

O caso veio a público depois de os pais fazerem uma denúncia à polícia, suspeitando do roubo dos seus filhos.

Seis dos bebés foram resgatados, mas uma das crianças morreu.

 

‘Doença congénita’

Zhang trabalhava no Hospital Infantil e Maternidade de Fuping.

No caso mais recente, um bebé nascido em 16 de julho foi vítima de tráfico depois de, segundo a acusação, Zhang ter dito aos seus pais que ele tinha uma doença congénita grave. Os pais ter-se-iam convencido a abandonar o bebé.

A obstetra confessou que vendeu o bebé a dois outros suspeitos, que por sua vez venderam o menino a um traficante na província de Henan, vizinha de Shaanxi.

Os pais denunciaram o caso à polícia a 20 de julho. O bebé foi encontrado e devolvido aos pais em agosto.

 

Filho único

A obstetra foi detida juntamente com diversos outros suspeitos.

O seu advogado de defesa alegou perante a Justiça que os pais deram os seus bebés voluntariamente e que a médica recebeu diversos prémios por seu trabalho.

Sob as rígidas leis de controle populacional da China, a maioria dos casais pode ter apenas um filho – e é forte a preferência por meninos saudáveis.

No início do mês, o país adotou uma resolução a relaxar a política, permitindo que casais tenham dois filhos se um dos pais for filho único.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas descobrem como é que o cérebro nos faz espirrar

Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, identificou, em ratos de laboratório, células e proteínas específicas que controlam o reflexo do espirro. "Compreender melhor o que nos faz espirrar - de que …

Casa Branca prevê falha na meta de vacinação de 70% da população até 4 de Julho

A previsão foi avançada esta terça-feira por Jeff Zients, coordenador da resposta norte-americana à pandemia do novo coronavírus. O atraso, ainda que residual, representa um percalço no plano inicialmente proposto pela Administração Biden e justifica-se, …

Revelados segredos da invasão da malária

Como é que os parasitas da malária invadem os glóbulos vermelhos? A microscopia de vídeo de última geração permitiu à equipa do WEHI, na Austrália, ver estes detalhes moleculares essenciais para tratar a doença. Kelly Rogers, …

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …