Médica chinesa acusada de vender sete bebés a traficantes

Marcello Casal Jr. / ABr

Uma obstetra chinesa está a ser julgada sob a acusação de ter roubado pelo menos sete recém-nascidos para os vender a traficantes de bebés, informaou a agência de notícias estatal do país.

A médica, Zhang Shuxia, é acusada de ter intermediado a venda dos sete bebés – incluindo um casal de gémeos – entre novembro de 2011 e julho de 2013, dizendo aos pais que os filhos estavam doentes e convencendo-os a abandoná-los.

A médica admitiu as acusações num tribunal do distrito de Fuping, na província de Shaanxi, no centro do país.

O caso veio a público depois de os pais fazerem uma denúncia à polícia, suspeitando do roubo dos seus filhos.

Seis dos bebés foram resgatados, mas uma das crianças morreu.

 

‘Doença congénita’

Zhang trabalhava no Hospital Infantil e Maternidade de Fuping.

No caso mais recente, um bebé nascido em 16 de julho foi vítima de tráfico depois de, segundo a acusação, Zhang ter dito aos seus pais que ele tinha uma doença congénita grave. Os pais ter-se-iam convencido a abandonar o bebé.

A obstetra confessou que vendeu o bebé a dois outros suspeitos, que por sua vez venderam o menino a um traficante na província de Henan, vizinha de Shaanxi.

Os pais denunciaram o caso à polícia a 20 de julho. O bebé foi encontrado e devolvido aos pais em agosto.

 

Filho único

A obstetra foi detida juntamente com diversos outros suspeitos.

O seu advogado de defesa alegou perante a Justiça que os pais deram os seus bebés voluntariamente e que a médica recebeu diversos prémios por seu trabalho.

Sob as rígidas leis de controle populacional da China, a maioria dos casais pode ter apenas um filho – e é forte a preferência por meninos saudáveis.

No início do mês, o país adotou uma resolução a relaxar a política, permitindo que casais tenham dois filhos se um dos pais for filho único.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Demitiu-se o diretor do serviço de cirurgia e transplantação do Curry Cabral

Américo Martins demitiu-se esta quarta-feira por ter visto impedida a proposta de reorganização com circuitos independentes no hospital. O diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Transplantação do Hospital Curry Cabral, Américo Martins, demitiu-se esta quarta-feira …

Bancos impedidos de cobrar comissões por operações digitais. Acesso a jogos online limitados

Os bancos vão ficar impedidos de cobrar comissões por operações de pagamento através de plataformas digitais dos prestadores de serviços, segundo uma proposta do PEV com alterações do PS aprovada no Parlamento. O projeto de lei …

Pessoas assintomáticas devem usar máscara, diz Centro Europeu de Controlo de Doenças

Num relatório divulgado na quarta-feira, o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) referiu que as máscaras podem reduzir a propagação do novo coronavírus de pessoas assintomáticas, recomendando a sua utilização. De acordo com o Público, …

Portugal ultrapassa as 400 vítimas mortais. Cordão sanitário em Castro Daire equacionado

Portugal regista esta quinta-feira 409 mortos associados à covid-19, mais 29 do que na quarta-feira, e 13.956 infetados (mais 815), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Trata-se de um aumento de 6% …

"Em segundo plano". OM alerta para falta de resposta para doentes prioritários não covid-19

A Ordem dos Médicos (OM) alertou esta quinta-feira para a falta de resposta aos doentes prioritários não covid-19, que diz estarem a ser relegados para segundo plano, em áreas que “não podem esperar” como a …

Lagarde contraria Draghi. Perdão de dívida às empresas é “impensável”

A presidente do Banco Central Europeu considera "impensável" conceder um perdão de dívida generalizado das dívidas contraídas pelas empresas, ao contrário do que sugeriu o antigo presidente do BCE, Mario Draghi. “Parece-me totalmente impensável. Não é …

No Norte, espera-se duas semanas para fazer testes à covid-19

Na Área Metropolitana do Porto, muitos esperam duas semanas para realizar o teste à covid-19, denunciam vários autarcas. Em causa está a falta de material e equipamentos. Mais de metade dos casos confirmados de covid-19 em …

António Costa adia decisão sobre reabertura das escolas para o fim do mês

O Governo anuncia, esta quinta-feira, a decisão em relação às atividades letivas no terceiro período, depois de ter ouvido durante dois dias especialistas, representantes da comunidade escolar, partidos, sindicatos e os órgãos consultivos do Ministério …

Sánchez insta a oposição a seguir o exemplo de Portugal (e exige solidariedade europeia sem fissuras)

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, pediu esta quinta-feira à oposição de direita para seguir o exemplo de Portugal, onde o presidente do PSD, Rui Rio, fez um “discurso emotivo” a desejar “boa sorte” e a oferecer …

Clube alemão vendeu 100 mil bilhetes para um jogo contra um "adversário invisível"

O Lokomotive Leipzig, da quarta divisão alemã, vendeu mais de 100 mil bilhetes virtuais a um euro cada para um jogo contra um "adversário invisível", a realizar no próximo dia 8 de Maio. A venda de …