Médica chinesa acusada de vender sete bebés a traficantes

Marcello Casal Jr. / ABr

Uma obstetra chinesa está a ser julgada sob a acusação de ter roubado pelo menos sete recém-nascidos para os vender a traficantes de bebés, informaou a agência de notícias estatal do país.

A médica, Zhang Shuxia, é acusada de ter intermediado a venda dos sete bebés – incluindo um casal de gémeos – entre novembro de 2011 e julho de 2013, dizendo aos pais que os filhos estavam doentes e convencendo-os a abandoná-los.

A médica admitiu as acusações num tribunal do distrito de Fuping, na província de Shaanxi, no centro do país.

O caso veio a público depois de os pais fazerem uma denúncia à polícia, suspeitando do roubo dos seus filhos.

Seis dos bebés foram resgatados, mas uma das crianças morreu.

 

‘Doença congénita’

Zhang trabalhava no Hospital Infantil e Maternidade de Fuping.

No caso mais recente, um bebé nascido em 16 de julho foi vítima de tráfico depois de, segundo a acusação, Zhang ter dito aos seus pais que ele tinha uma doença congénita grave. Os pais ter-se-iam convencido a abandonar o bebé.

A obstetra confessou que vendeu o bebé a dois outros suspeitos, que por sua vez venderam o menino a um traficante na província de Henan, vizinha de Shaanxi.

Os pais denunciaram o caso à polícia a 20 de julho. O bebé foi encontrado e devolvido aos pais em agosto.

 

Filho único

A obstetra foi detida juntamente com diversos outros suspeitos.

O seu advogado de defesa alegou perante a Justiça que os pais deram os seus bebés voluntariamente e que a médica recebeu diversos prémios por seu trabalho.

Sob as rígidas leis de controle populacional da China, a maioria dos casais pode ter apenas um filho – e é forte a preferência por meninos saudáveis.

No início do mês, o país adotou uma resolução a relaxar a política, permitindo que casais tenham dois filhos se um dos pais for filho único.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …

Quadro de Nicolas de Staël vendido em Paris por valor recorde de 20 milhões de euros

Um quadro do pintor francês, de origem russa, Nicolas de Staël, foi vendido por 20 milhões de euros, um recorde para o artista, num leilão que decorreu em Paris e que foi organizado pela casa …

Duterte encoraja polícia a “matar todos” os suspeitos de tráfico de droga

O presidente das Filipinas encorajou o novo chefe da polícia da cidade de Bacolod, no centro do país, a matar todos os suspeitos de tráfico de droga. “Tens permissão para matar todos”, disse esta quinta-feira Rodrigo …

Prisão preventiva para um dos 23 arguidos da Operação Rota do Cabo

A operação Rota do Cabo, que investiga uma rede criminosa de auxílio à imigração ilegal, contava com a participação de funcionários do Fisco, da Segurança Social e do SEF. Um dos 23 arguidos da operação Rota …