Médica agredida por utente na urgência do hospital de Setúbal

Uma médica foi agredida com violência por uma utente no serviço de urgência do hospital de S. Bernardo, em Setúbal, na madrugada desta sexta-feira.

Uma médica do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, foi agredida com violência por uma utente na madrugada desta sexta-feira. Segundo o Jornal de Notícias, a profissional de saúde teve de ser transferida para Lisboa, onde foi sujeita a uma pequena cirurgia no hospital de S. José.

A agressora – uma utente que esperava pelo atendimento no serviço de urgência – terá entrado no gabinete da médica e agrediu-a, puxando-lhe os cabelos e enfiando-lhe um dedo no olho. A agressora foi identificada pela PSP no hospital e, mais tarde, acabou por ser libertada.

Em comunicado enviado ao JN, a administração do Centro Hospitalar de Setúbal refere que “no exercício das funções da prestação de cuidados aos utentes os profissionais de saúde estão sujeitos a riscos que tentamos minimizar”. “O Centro Hospitalar de Setúbal está a dar todo o apoio à profissional visada”, salienta em comunicado a administração, que referiu ainda que “o incidente foi encaminhado para as entidades competentes”.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) lamenta que este crime seja “encarado por parte de alguns protagonistas do sistema de justiça com alguma ligeireza, restituindo o agressor à liberdade e perpetuando o sentimento de impunidade”.

Segundo o Público, o sindicato sugere que se equacione que “em situações semelhantes os médicos ao serviço interrompam a sua atividade – à exceção dos doentes laranja e vermelhos – em solidariedade para com as vítimas e até que estejam restabelecidas plenas condições de segurança”.

O mesmo diário revela que, no primeiro semestre deste ano, as queixas de agressões a profissionais de saúde atingiram um valor recorde. Entre janeiro e junho, registaram-se 637 notificações, quando no mesmo período do ano passado tinham sido 439.

O total de notificações envolve casos de assédio moral, episódios de violência física – que são menos frequentes (pouco mais de 10% do total) – e violência verbal, que representa cerca de um quinto do total das notificações.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Paragrafo 4 , “a agressora” passa a ser “o agressor”. É verdade que não são situações (raras) e cada vez mais se assiste ao desespero de quem espera, desespera. Sem legitimar de forma alguma este tipo de comportamento, que tem de ser seriamente reprimido, receio que iremos assistir com mais frequência a tais ocorrências. É tempo de ter um SNS seguro e com qualidade !

  2. Isto só prova que a situação não era urgente e que essa brutamontes não precisava de cuidados imediatos!
    Há que punir severamente a selvagem que fez isto e, se for caso disso, recambiar-la para a terra dela!!

RESPONDER

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …