/

Reveladas as médias da segunda fase dos Exames Nacionais

Manuel de Almeida / Lusa

À exceção de Economia A, os resultados da segunda fase dos exames nacionais foram inferiores aos da primeira fase. Houve quatro disciplinas com médias negativas.

Já são conhecidas as médias da segunda fase dos Exames Nacionais. Ao todo, foram realizadas 41.637 provas em 643 escolas de Portugal Continental e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, assim como nas escolas no estrangeiro com currículo português.

Em comunicado, o Ministério da Educação salienta que este valor constitui “uma diminuição muito significativa” do número de provas realizadas na segunda fase. No ano passado, nesta fase, realizaram-se 107.807 provas.

O facto de os exames este ano servirem apenas de provas de ingresso no ensino superior fez com que, no geral, o número de alunos a fazê-los diminuísse. Em comparação com 2019, foram realizadas quase menos 100 mil provas.

O Júri Nacional de Exames (JNE) sublinha a propósito que, “por regra, os resultados da 2.º fase são inferiores aos da 1.ª fase”. A exceção foi Economia A, que apresenta resultados superiores aos da primeira fase. Segundo o jornal Público, a média deste exame passou de 12,6 para 12,9.

Nesta última fase houve quatro disciplinas com médias negativas: Português Língua Segunda (8,7), Latim A (5,1), Matemática B (8,7) e Matemática Aplicada às Ciências Sociais (9). Nas duas primeiras disciplinas, apenas um e dois alunos, respetivamente, realizaram exame nesta segunda fase.

A média de Matemática A desceu de 13,3 para 12 valores, enquanto a de Português passou de 12 para 10,6. Estes foram os exames mais concorridos na segunda fase, com 8720 e 7503 provas, respetivamente.

A 2.ª fase do concurso de acesso ao ensino superior começa a 28 de setembro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.