Meco: Buscas de jovens concentram-se a sul do local do desaparecimento

Alvesgaspar / Wikimedia

foto: Alvesgaspar / wikimedia

foto: Alvesgaspar / wikimedia

Os meios de salvamento na Praia do Meco (Sesimbra) concentram as buscas dos cinco jovens que desapareceram depois de terem sido arrastados por uma onda no ponto mais a sul do desaparecimento, disse o comandante do Porto de Setúbal.

Lopes da Costa referiu à agência Lusa que, devido à deriva das correntes marítimas, as buscas estão a ser feitas tendencialmente no sentido sul do ponto em que os jovens terão sido arrastados, abrangendo também a zona norte desse local.

O comandante do Porto de Setúbal acrescentou que o alerta foi feito para o 112, tendo o contacto sido feito pelo único sobrevivente até ao momento, que terá usado o seu próprio telemóvel, depois de conseguir sair do mar.

Dos elementos fornecidos pelo jovem até agora “não resultou nada de relevante”, disse Lopes da Costa, sublinhando que “esta é a fase de procurar encontrar as pessoas e que a fase de esclarecer é posterior”.

No local, encontram-se familiares dos jovens desaparecidos, com exceção dos familiares próximos de um dos jovens, que as autoridades ainda não conseguiram contactar.

Além dos familiares, estão na praia muitos curiosos.

Os meios de socorros são constituídos por um helicóptero que está a fazer a busca aérea, uma lancha Cisne e uma fragata da Marinha e dois semirrígidos, um da estação salva-vidas de Sesimbra e outro da Polícia Marítima.

Segundo o comandante, “alguns destes meios só se tornam eficazes no período diurno”, pelo que será feita uma reavaliação dos meios ao anoitecer.

Cinco jovens universitários, com idades entre os 21 e os 25 anos, continuam desaparecidos depois de terem sido arrastados por uma onda na Praia do Meco (Setúbal), tendo um sexto jovem sobrevivido e outro sido resgatado já morto.

Na Praia do Meco, a Proteção Civil montou uma tenda para receber os familiares dos jovens e há uma equipa de três psicólogos pronta para dar apoio às famílias.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …