/

Meco: Buscas de jovens concentram-se a sul do local do desaparecimento

Alvesgaspar / Wikimedia

foto: Alvesgaspar / wikimedia

foto: Alvesgaspar / wikimedia

Os meios de salvamento na Praia do Meco (Sesimbra) concentram as buscas dos cinco jovens que desapareceram depois de terem sido arrastados por uma onda no ponto mais a sul do desaparecimento, disse o comandante do Porto de Setúbal.

Lopes da Costa referiu à agência Lusa que, devido à deriva das correntes marítimas, as buscas estão a ser feitas tendencialmente no sentido sul do ponto em que os jovens terão sido arrastados, abrangendo também a zona norte desse local.

O comandante do Porto de Setúbal acrescentou que o alerta foi feito para o 112, tendo o contacto sido feito pelo único sobrevivente até ao momento, que terá usado o seu próprio telemóvel, depois de conseguir sair do mar.

Dos elementos fornecidos pelo jovem até agora “não resultou nada de relevante”, disse Lopes da Costa, sublinhando que “esta é a fase de procurar encontrar as pessoas e que a fase de esclarecer é posterior”.

No local, encontram-se familiares dos jovens desaparecidos, com exceção dos familiares próximos de um dos jovens, que as autoridades ainda não conseguiram contactar.

Além dos familiares, estão na praia muitos curiosos.

Os meios de socorros são constituídos por um helicóptero que está a fazer a busca aérea, uma lancha Cisne e uma fragata da Marinha e dois semirrígidos, um da estação salva-vidas de Sesimbra e outro da Polícia Marítima.

Segundo o comandante, “alguns destes meios só se tornam eficazes no período diurno”, pelo que será feita uma reavaliação dos meios ao anoitecer.

Cinco jovens universitários, com idades entre os 21 e os 25 anos, continuam desaparecidos depois de terem sido arrastados por uma onda na Praia do Meco (Setúbal), tendo um sexto jovem sobrevivido e outro sido resgatado já morto.

Na Praia do Meco, a Proteção Civil montou uma tenda para receber os familiares dos jovens e há uma equipa de três psicólogos pronta para dar apoio às famílias.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.