/

Theresa May pediu adiamento do Brexit até 30 de junho. Tusk disposto a conceder um ano

A primeira-ministra britânica pediu ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, para adiar a saída do Reino Unido da União Europeia para 30 de junho.

Na carta enviada ao responsável europeu, avançada pela agência Reuters, May confirma que o Reino Unido começará a preparar-se para as eleições europeias.

May deseja com esta prorrogação do prazo ganhar tempo para gerar consensos entre os parlamentares britânicos sobre os termos da saída do país do bloco europeu. Todavia, na mesma missiva, May diz que caso se consiga chegar a acordo antes de 30 de junho a extensão do prazo deve terminar mais cedo.

Apesar de ter considerado no passado que a participação do Reino Unido nas Eleições Europeias era desaconselhável, May assume agora essa possibilidade.

“O Governo quer um calendário para a ratificação que permite que o Reino Unido saia da União Europeia antes de 23 de maio de 2019 e cancelar as eleições para o Parlamento Europeu, mas vai continuar a fazer as preparações necessárias para realizar essa eleição caso isso não seja possível”, explicou.

Esta sexta-feira, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, tinha-se mostrado a favor de conceder ao Reino Unido um adiamento “flexível” do Brexit por 12 meses, noticia esta sexta-feira a televisão pública britânica BBC.

Entretanto, fontes de Bruxelas adiantaram à agência France Presse que o plano “vai ser apresentado aos Estados-membros”, mas tem de ser aprovado de forma unânime pelos 27 países do bloco europeu. A “solução” permitirá ao Reino Unido sair da União Europeia (UE) antes do final do período de adiamento se o Parlamento de Londres conseguir ratificar um acordo sobre a saída.

Donald Tusk tem tentado convencer os Estados-membros a aceitarem prolongar o prazo de saída durante um ano, com flexibilidade suficiente para que o Artigo 50 possa ser aplicado assim que o Parlamento britânico chegue a acordo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.