/

Max é o primeiro animal de estimação a receber Ordem do Mérito. Confortou milhares de pessoas (à distância)

1

People’s Dispensary for Sick Animals (PDSA)

Um cão da raça spaniel que trouxe conforto virtual a milhares de pessoas durante a pandemia de covid-19 tornou-se o primeiro animal de estimação a ser homenageado com a Ordem de Mérito, um prémio normalmente reservado para animais de serviço.

A organização People’s Dispensary for Sick Animals (PDSA) distribui prémios para destacar animais por bravura ou serviço, com a ordem de mérito concedida a animais, incluindo cães dos serviços secretos dos Estados Unidos e cavalos da polícia metropolitana.

De acordo com o jornal britânico The Independent, Max foi presenteado com o prémio numa cerimónia virtual pela sua notável contribuição à sociedade.

As caminhadas diárias do springer spaniel de 13 anos no Lake District são transmitidas em direto no Facebook e apreciadas por pessoas em todo o mundo.

O diretor geral da PDSA, Jan McLoughin, parabenizou Max pela sua conquista, dizendo: “Max forneceu uma fonte de grande conforto – não apenas para o seu dono Kerry, mas para milhares de pessoas em todo o mundo que estão a enfrentar ou passaram por tempos difíceis.”

Segundo McLoughin, Max tornou-se um “verdadeiro embaixador” da saúde mental e do bem-estar, “o que é mais importante agora do que nunca”.

Max é um cão de terapia treinado e reuniu-se com mais de 100 mil pessoas em encontros, caminhadas de caridade e visitas a escolas. As suas aparições ajudaram a arrecadar 300 mil libras para uma série de instituições de caridade, incluindo PDSA.

 

O dono de Max é um fotógrafo amador entusiasta e regista as aventuras do seu animal de estimação na página do Facebook “Max Out em Lake District”.

O dono de Max, Kerry Irving, disse que o seu animal de estimação lhe deu uma “razão para viver” depois de um acidente o ter deixado gravemente deprimido e incapaz de andar. Partilhar o “apoio, conforto e alegria” que Max traz com outras pessoas tem sido um “privilégio”.

 

“Quando eu estava no meu pior, Max tornou-se a minha razão de viver e continua a fazer-me sorrir todos os dias. Recebemos mensagens diárias de pessoas de todo o mundo, dizendo que as aventuras de Max os fazem sorrir e trazem alegria para as suas vidas.”

Irving disse ainda que soldados que servirm no Afeganistão o contactaram para dizer que costumavam olhar para a página do Facebook para se lembrarem de casa.

A equipa do National Health Service (NHS) também lhe disse que encontrou “momentos de paz e fuga” com Max durante a pandemia.

Desde que a Ordem de Mérito do PDSA foi lançada em 2014, foi concedida a 32 cães e cavalos.

Maria Campos, ZAP //

1 Comment

  1. Podiam colocá-lo na nossa Assembleia da República, na bancada do PAN! Ou como deputado independente como Katar! Por cá, até seria condecorado com a Torre e a Espada. Deveria estar “à espera que lhe fizessem (tal) justiça”! O pessoal do “politicamente correcto” e das ideologias esquisitas até poderia fazer dele o seu candidato às próximas eleições! Como os tempos estão caminhando para maior irracionalidade das tais minorias, estas dicas não serão tão estranhas assim!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.